Heróis da Ortografia

Desenvolvida por: Leonic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e Pontuação

Na atividade 'Heróis da Ortografia', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental são introduzidos ao estudo da ortografia e pontuação de uma maneira lúdica e envolvente. Divididos em grupos, eles têm a tarefa de criar super-heróis cuja missão principal é combater os 'Vilões da Ortografia', manifestações dos erros comuns encontrados nessa fase de aprendizagem. Cada grupo planeja, escreve e ilustra uma história em quadrinhos, narrando as aventuras desses heróis no confronto com os vilões correspondentes a erros ortográficos e de pontuação. Esse processo é dividido em fases: planejamento do texto com foco na estrutura narrativa e nos elementos da língua, escrita e revisão coletiva do texto, e finalização com a produção de quadrinhos. A atividade encerra com a edição da versão final dos quadrinhos, que posteriormente é adicionada à biblioteca da escola como recurso de leitura para a comunidade escolar.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade incluem a introdução dos alunos à importância da ortografia correta e ao uso adequado da pontuação, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de revisão textual. É esperado que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e corrigir erros ortográficos comuns e aplicar corretamente as regras de pontuação em seus textos, além de desenvolver habilidades de narrativa e ilustração.

  • Reconhecer a importância da ortografia correta e da pontuação adequada.
  • Identificar e corrigir erros comuns de ortografia.
  • Aplicar as regras de pontuação em contextos variados.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e ilustração.
  • Promover o trabalho colaborativo e a capacidade de revisão e edição de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo da ortografia e pontuação, focando na identificação e correção de erros comuns. Através da criação de histórias em quadrinhos, os alunos aplicarão esses conhecimentos de forma prática, além de desenvolver habilidades narrativas e visuais. A atividade promove também conhecimento sobre gêneros textuais, com ênfase em textos narrativos e instrucionais, assim como introduz conceitos básicos de planejamento textual e revisão colaborativa.

  • Regras básicas de ortografia e pontuação
  • Identificação e correção de erros ortográficos comuns
  • Estrutura e características de narrativas em quadrinhos
  • Processo de planejamento, escrita, revisão e publicação de textos
  • Trabalho colaborativo e desenvolvimento de habilidades sociais

Metodologia

A aprendizagem baseada em jogos é a metodologia central desta atividade, incentivando os alunos a engajar-se ativamente no processo de aprendizagem através da criação de personagens e histórias. Esta abordagem promove a participação ativa, a colaboração e a reflexão sobre a escrita e as regras da língua de forma lúdica. As sessões de trabalho em grupo para discussão, planejamento, escrita coletiva e ilustração dos quadrinhos são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades desejadas.

  • Criação de personagens 'Heróis da Ortografia' e 'Vilões da Ortografia'
  • Planejamento e desenvolvimento colaborativo da história em quadrinhos
  • Sessões de revisão coletiva focadas na correção ortográfica e na pontuação
  • Ilustração e montagem da história em quadrinhos
  • Apresentação das histórias em quadrinhos à classe e à comunidade escolar

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos cada, distribuídas em uma semana. A primeira aula será dedicada ao planejamento e início da escrita. Na segunda aula, os alunos trabalharão na revisão e na finalização da escrita. A terceira aula será destinada à ilustração e à edição das histórias em quadrinhos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos para o planejamento da história.
  • Aula 2: Revisão das histórias escritas e continuação da escrita.
  • Aula 3: Ilustração, finalização e apresentação das histórias em quadrinhos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases do projeto, na qualidade e criatividade da história desenvolvida, na capacidade de identificar e corrigir erros de ortografia e pontuação, além da contribuição para o trabalho em equipe. Será dado destaque à originalidade das narrativas, ao esforço na ilustração e à aplicação das regras de ortografia e pontuação aprendidas durante as aulas. A avaliação também considerará a reflexão dos alunos sobre o processo de escrita e revisão, incentivando o desenvolvimento da autocrítica e da habilidade de revisão colaborativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a implementação da atividade incluem papel, lápis, borrachas, canetas de várias cores, régua e o acesso a computadores ou tablets para pesquisa. Adicionalmente, serão disponibilizados materiais de referência sobre ortografia e pontuação, assim como exemplos de quadrinhos para inspiração. A sala de aula será arranjada de forma a facilitar o trabalho em grupo e promover um ambiente de colaboração.

  • Material de escrita (papel, lápis, borrachas, canetas coloridas)
  • Computadores ou tablets para pesquisa
  • Livros e materiais de referência sobre ortografia e pontuação
  • Exemplos de histórias em quadrinhos
  • Espaço físico organizado para favorecer a interação e o trabalho colaborativo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo