Esta atividade propõe uma experiência educativa inovadora no 1º ano do Ensino Médio, onde os alunos irão explorar a interseção entre literatura, arte e tecnologia, transformando trechos de obras literárias brasileiras em Teatro de Sombras Digital. Cada estudante selecionará um trecho literário que será o ponto de partida para criar uma narrativa visual, desenvolvendo um roteiro que adapte o texto para uma performance visual. Esse processo incluirá a criação de silhuetas que representarão personagens e objetos, trazendo a história escolhida para uma nova dimensão. Utilizando ferramentas digitais como softwares de edição de vídeo e áudio, os alunos irão produzir vídeos que sintetizam o texto narrativo com elementos visuais e sonoros, estimulando uma interpretação criativa das obras e fomentando o trabalho colaborativo em ambientes digitais. Essa abordagem multidisciplinar não só valoriza as competências linguísticas e literárias dos estudantes, mas também suas habilidades digitais e artísticas, preparando-os para uma sociedade cada vez mais interconectada e multimídia.
O principal objetivo dessa atividade é permitir que os alunos do 1º ano do Ensino Médio explorem as possibilidades criativas na interseção entre literatura, arte e tecnologia, aprimorando suas competências de leitura, interpretação e expressão criativa através do desenvolvimento de narrativas multimídia. Será incentivado o uso ético e responsável das tecnologias digitais, além de promover habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar obras literárias profundamente e expressar essa compreensão de forma criativa, utilizando diversas linguagens e mídias. Este projeto busca também desenvolver habilidades técnicas em edição de áudio e vídeo, além de estimular a autonomia dos estudantes na criação de projetos autorais e colaborativos.
A atividade se fundamenta na integração de diferentes áreas do saber, abordando literatura, arte, tecnologia e competências digitais. Os alunos irão explorar, primeiramente, obras literárias brasileiras, identificando trechos que possam ser transformados em narrativas visuais. Posteriormente, a abordagem teórica e prática sobre roteiro e produção multimídia orientará os estudantes na adaptação dos textos escolhidos. O processo criativo inclui desde a concepção artística das silhuetas até a edição final dos vídeos, enfatizando o desenvolvimento de habilidades digitais e expressivas.
Adotando metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promoverá um ambiente dinâmico e interativo. Os alunos serão motivados a conduzir suas aprendizagens, desde a escolha do trecho literário, passando pelo desenvolvimento do roteiro até a produção do vídeo. As aulas teóricas online precederão as atividades práticas em sala, permitindo que o aluno venha preparado para aplicar o conhecimento. O trabalho em grupo será incentivado, fomentando a construção coletiva do saber e o desenvolvimento de competências socioemocionais.
O projeto será desenvolvido ao longo de cinco encontros de 60 minutos cada, distribuídos ao longo de uma semana. Iniciar-se-á com a exploração de obras literárias e seleção dos trechos a serem adaptados, seguida da teoria sobre roteiros e produção visual. A sequência de aulas práticas permitirá aos alunos planejar, criar e editar os vídeos, culminando na apresentação dos projetos finais.
A avaliação será realizada considerando diversos aspectos, como a originalidade e criatividade na escolha e adaptação dos trechos literários, o envolvimento e participação ativa nas fases de planejamento e produção, a qualidade técnica e artística dos vídeos produzidos, e a capacidade de colaboração e trabalho em equipe. Um rubrica detalhada será compartilhada com os alunos, contendo critérios como compreensão literária, coesão e coerência do roteiro, inovação na criação visual, qualidade de áudio e vídeo, e eficácia na comunicação da mensagem. A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem e na evolução individual e coletiva dos alunos ao longo do projeto.
Para a realização desta atividade, será necessária a utilização de uma variedade de recursos e materiais, incluindo acesso a obras literárias brasileiras (digitais ou físicas), software de edição de vídeo e áudio, materiais para a criação de silhuetas como papel cartão e bastões luminosos, além de dispositivos de captura de vídeo. Recursos online, como tutoriais de edição de vídeo e plataformas de compartilhamento de vídeo, também serão fundamentais para apoiar o processo de aprendizagem e criação dos alunos.
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