Aventuras Poéticas com o Boi Barnabé

Desenvolvida por: Suelen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de Texto e Criatividade

Esta atividade tem como objetivo introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao universo poético através da leitura e interpretação do poema 'O Boi Barnabé'. O professor iniciará a atividade com a leitura em voz alta do poema, encorajando os alunos a imaginar e visualizar as cenas descritas. Seguidamente, os alunos serão agrupados e cada grupo terá a tarefa de criar um desenho coletivo que represente uma cena do poema. Após a criação dos desenhos, estes serão compartilhados com toda a turma, desencadeando um momento de interpretação coletiva, onde os alunos deverão identificar trechos do poema que se relacionam às imagens criadas. Esse processo visa desenvolver habilidades de interpretação textual, expressão artística e trabalho em equipe, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e criativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação de textos poéticos, incentivando a expressão criativa dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e relacionar trechos de um poema com imagens, estimulando a compreensão textual e a visualização criativa. Além disso, a atividade promoverá o trabalho em equipe, a comunicação e a argumentação, à medida que os alunos apresentam e discutem suas criações coletivas.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos poéticos.
  • Estimular a expressão criativa através do desenho.
  • Promover a capacidade de trabalhar em equipe.
  • Fomentar a habilidade de relacionar texto com imagens.
  • Incentivar a comunicação e argumentação entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Identificar a circunstância de um fato ou de uma opinião enunciada.
  • EF12LP26: Participar de situações de intercâmbio oral, escutando com atenção e formulando perguntas sobre o que foi ouvido.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos da obra de arte.
  • EF15LP15: Reconhecer o poema como uma forma de expressão artística e literária.
  • EF15LP18: Desenvolver práticas de leitura e escrita de textos do campo artístico-literário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático previsto engloba a exploração da linguagem poética, com foco na leitura, interpretação e expressão artística. Abordaremos a estrutura de um poema, elementos da narrativa poética e a relação texto-imagem como meio de interpretação. A atividade servirá como introdução à apreciação poética e ao estímulo da criatividade, aplicando conceitos de arte, literatura e comunicação de forma integrada.

  • Leitura e interpretação de poemas
  • Expressão artística através do desenho
  • Trabalho em equipe e comunicação
  • Relação texto-imagem

Metodologia

Através da aplicação de uma metodologia ativa, esta atividade coloca os alunos como protagonistas de seu processo de aprendizagem. Após a leitura inicial do poema pelo professor, os alunos participarão ativamente na criação de imagens que representem sua interpretação dos textos, trabalhando em pequenos grupos para fomentar a colaboração e o compartilhamento de ideias. A discussão em classe sobre os desenhos e os trechos correlatos do poema permite a reflexão coletiva e aprofunda a compreensão dos conteúdos abordados.

  • Leitura em voz alta pelo professor
  • Criação de desenhos em grupos
  • Compartilhamento e discussão dos desenhos
  • Associação dos desenhos aos trechos do poema

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a leitura e discussão inicial do poema, seguida pela organização dos grupos e início da criação dos desenhos. Na segunda aula, os grupos finalizarão seus desenhos e realizarão a apresentação para a turma, culminando na discussão coletiva das obras e suas correlações com o poema.

  • Aula 1 - Leitura do poema e início da criação dos desenhos.
  • Aula 2 - Finalização e compartilhamento dos desenhos, discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem dos estudantes, mais do que em resultados finais. Serão considerados a participação ativa no processo de criação, o engajamento nas discussões, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de fazer conexões entre o poema e os desenhos. Feedbacks construtivos serão fornecidos, incentivando a reflexão sobre o aprendizado e destacando pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: cópias impressas do poema 'O Boi Barnabé', materiais de desenho como lápis de cor, giz de cera e folhas de papel de tamanho A3, além de um espaço adequado que permita tanto a leitura coletiva quanto o trabalho em grupo. A organização do espaço deve favorecer a interação entre os alunos e facilitar a visualização dos desenhos durante as apresentações.

  • Cópias do poema 'O Boi Barnabé'
  • Materiais de desenho (lápis de cor, giz de cera, papel A3)
  • Espaço adequado para leitura coletiva e trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo