Esta atividade, nomeada 'Tribunal das Lendas', visa explorar lendas urbanas sob a perspectiva da argumentação crítica. Os estudantes, previamente, estudarão em casa as estruturas argumentativas que moldam as narrativas de lendas urbanas selecionadas. Em sala de aula, utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos serão encarregados de formar um tribunal simulado, onde as lendas serão 'julgadas'. Nesta simulação, eles assumirão papéis de defensores, acusadores e jurados, empregando operadores argumentativos para defender suas posições. Este formato permite um debate rico e aprofundado, pondo em prática a análise crítica e estimulando a compreensão dos mecanismos de argumentação e de modalização nas narrativas. A atividade será apoiada pelos conhecimentos adquiridos no estudo prévio das lendas, com um enfoque especial na habilidade de argumentar, refutar e negociar pontos de vista.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos no uso efetivo de operadores argumentativos e na análise crítica de narrativas, específicamente lendas urbanas. Os estudantes desenvolverão habilidades para sustentar, refutar e negociar argumentos, compreendendo e aplicando diferentes tipos de argumentos. A prática em um tribunal simulado permitirá que coloquem em prática a teoria estudada, promovendo um entendimento mais profundo sobre como as estruturas argumentativas são construídas e como podem ser eficazmente utilizadas para persuadir ou contestar pontos de vista. Além disso, a atividade buscará desenvolver uma apreciação crítica das modalidades argumentativas, enfatizando a importância da modalização nas narrativas e seu papel na conformação das percepções ideológicas sobre os temas abordados.
A atividade Tribunal das Lendas engloba o estudo de lendas urbanas à luz da análise argumentativa, contemplando operadores argumentativos, tipos de argumentos e a modalização nas narrativas. Os alunos irão explorar como as narrativas são construídas para persuadir, como os argumentos são sustentados ou refutados e como a modalização afeta a percepção do leitor. Essa abordagem permitirá uma compreensão mais aprofundada do papel das lendas urbanas na cultura e como elas refletem, contestam ou reforçam valores e crenças sociais.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Sala de Aula Invertida, os alunos serão primeiramente instruídos a realizar um estudo autônomo sobre as estruturas argumentativas presentes em lendas urbanas. Posteriormente, em sala, por meio de um tribunal simulado, os alunos aplicarão o conhecimento adquirido, assumindo diferentes papéis no debate. Esta abordagem prática favorece o aprendizado ativo e engajamento dos alunos, permitindo-lhes experimentar diretamente a aplicação da teoria à prática, além de fomentar habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e capacidade de argumentação.
A carga horária total da atividade será de 13 horas, divididas em aulas de 80 minutos, ao longo de várias sessões. Essas sessões incluirão estudo autônomo, preparação de argumentos, simulação do tribunal e reflexões finais, proporcionando uma experiência de aprendizagem completa e abrangente.
A avaliação será baseada na habilidade dos alunos de utilizar operadores argumentativos de maneira eficaz, na construção de argumentos coerentes e na capacidade de análise crítica das lendas urbanas. Serão avaliados tanto o trabalho individual quanto o desempenho em equipe, considerando a participação nos debates, a qualidade dos argumentos apresentados e a reflexão crítica demonstrada durante e após a atividade. A avaliação será formativa, com feedback contínuo, focando no processo de aprendizagem e na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a recursos como textos e vídeos sobre lendas urbanas, materiais para a preparação e realização do tribunal simulado (como vestimentas para os personagens, fichas de argumentação, etc.), além de ambientes que propiciem a divisão adequada dos grupos e a simulação do tribunal. Também serão utilizados recursos digitais para o estudo autônomo e para a apresentação dos argumentos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula