Quadrinhos que Falam

Desenvolvida por: Laura … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas gráficas e expressão paralinguística

A atividade 'Quadrinhos que Falam' é uma proposta pedagógica que visa explorar a criatividade e a expressão dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio da criação colaborativa de histórias em quadrinhos. Esta atividade promove a integração de texto e imagem para narrar sequências de eventos com personagens e cenários inventados pelos próprios alunos. Trabalhando em grupos, eles terão a oportunidade de discutir e planejar suas histórias, desenvolver personagens e tramas, e, finalmente, desenhar os quadrinhos. Um aspecto distintivo desta atividade é o incentivo ao uso de elementos paralinguísticos, como expressões faciais exageradas, gestos e onomatopeias, para enriquecer as narrativas e representar diferentes tons e emoções na fala dos personagens. A 'Quadrinhos que Falam' facilita a compreensão dos alunos sobre como elementos visuais e textuais podem trabalhar juntos para comunicar ideias de maneira eficaz e criativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver habilidades de comunicação, criatividade e colaboração dos alunos. Eles serão incentivados a planejar e produzir narrativas gráficas em grupo, explorando diferentes formas de expressão e comunicação. Através do desenvolvimento de personagens e enredos, aprimorarão sua capacidade de contar histórias e entenderão a importância dos elementos paralinguísticos na comunicação. Esta atividade promove igualmente a alfabetização visual e a compreensão textual, fundamentais para a leitura e a produção de textos diversificados.

  • Desenvolver habilidades de comunicação e narrativa através da criação de quadrinhos.
  • Explorar o uso de elementos paralinguísticos na representação textual e visual.
  • Fomentar a criatividade na inventiva de personagens, cenários e enredos.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Aprimorar a compreensão e produção textual através da integração de texto e imagem.

Conteúdo Programático

A proposta inclui o estudo e a aplicação de elementos da narrativa (enredo, personagens, tempo e espaço) e a integração de linguagem verbal e não verbal. Ao construir histórias em quadrinhos, os alunos praticarão o planejamento textual e visual, aprendendo também sobre a estrutura e a função dos quadrinhos como gênero. Desta maneira, os estudantes desenvolvem não só competências linguísticas e literárias, mas também habilidades visuais e criativas.

  • Elementos da narrativa em quadrinhos: enredo, personagens, cenários.
  • Linguagem verbal e não verbal: textos, diálogos, expressões faciais, gestos e onomatopeias.
  • Estrutura de uma história em quadrinhos: sequência, painéis, balões de diálogo.
  • Técnicas básicas de desenho e criação visual para quadrinhos.
  • Colaboração e planejamento em grupo para a criação de histórias.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos primeiro terão acesso a materiais de aprendizado, como vídeos, leituras e exemplos de quadrinhos, fora da sala de aula. Em sala, aplicarão o conhecimento adquirido ao colaborar na criação de seus próprios quadrinhos. Esta abordagem promove uma aprendizagem mais ativa, permitindo que os alunos sejam os principais agentes de seu processo educacional, com o professor atuando como facilitador e orientador.

  • Estudo dirigido sobre a estrutura dos quadrinhos e funções dos elementos paralinguísticos.
  • Discussões em grupo para compartilhar ideias e planejar as histórias.
  • Oficinas de desenho e escrita para desenvolver os quadrinhos.
  • Apresentação e análise coletiva dos quadrinhos criados pelos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade totaliza 20 horas de trabalho, divididas em 30 aulas de 40 minutos. Inicia-se com a introdução ao projeto e fundamentos dos quadrinhos, seguido de sessões de planejamento, desenvolvimento e revisão dos trabalhos, e culmina na apresentação final dos quadrinhos criados pelos alunos.

  • Aula 1-2: Introdução e fundamentos dos quadrinhos.
  • Aula 3-10: Discussões em grupo e planejamento das histórias.
  • Aula 11-25: Desenvolvimento dos quadrinhos (desenho e escrita).
  • Aula 26-29: Revisão e ajuste dos quadrinhos.
  • Aula 30: Apresentação dos quadrinhos.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, levando em conta a participação ativa nas discussões em grupo, o empenho no planejamento e desenvolvimento dos quadrinhos, a capacidade de integrar texto e imagem, e a utilização de elementos paralinguísticos. Além de observar o processo criativo, será avaliada a qualidade narrativa e artística final dos quadrinhos produzidos. A apresentação final também contará como parte da avaliação, observando-se a habilidade dos alunos em comunicar suas histórias ao público.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais de artes como papel para desenho, canetas, lápis, borrachas e marcadores coloridos. Serão também utilizados recursos digitais como vídeos educativos sobre a criação de quadrinhos e exemplos de histórias em quadrinhos que exemplificam o uso de elementos paralinguísticos. A biblioteca da escola poderá proporcionar uma variedade de quadrinhos para inspiração.

  • Materiais de artes (papel, canetas, lápis, marcadores).
  • Acesso a computadores/tablets para pesquisa de exemplos de quadrinhos.
  • Vídeos educativos sobre narrativas em quadrinhos.
  • Quadrinhos e livros sobre a arte de criar histórias em quadrinhos.

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