Aventura Solar: O Mistério dos Pontos Cardeais

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Astronomia e Geografia

A 'Aventura Solar: O Mistério dos Pontos Cardeais' é uma atividade prática planejada para engajar estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental em uma jornada ao ar livre, visando a compreensão e identificação dos pontos cardeais usando um método ancestral e simples: a observação da sombra produzida por uma vara, conhecida como gnômon. Durante a atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos e distribuídos em diferentes locais do pátio da escola. Cada grupo receberá uma vara para fixar no solo e marcar a posição da sombra em intervalos regulares ao longo do dia. Este processo permitirá aos alunos perceberem a mudança na posição da sombra, facilitando a compreensão de como as posições relativas do Sol no céu podem ser usadas para determinar as direções Leste-Oeste e, por inferência, Norte-Sul. Ao final da atividade, cada grupo criará um relatório visual documentando suas descobertas por meio de fotos, esquemas e diagramas. Isso irá consolidar o aprendizado e permitir a discussão sobre o movimento aparente do Sol no céu e sua relação com a orientação pelos pontos cardeais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática de conceitos geográficos e astronômicos fundamentais, como a identificação dos pontos cardeais e o movimento aparente do Sol, através da observação direta e experimentação no ambiente ao ar livre. Este conhecimento prático é vital para a formação de conceitos mais abstratos em geografia, além de estimular a curiosidade e o raciocínio lógico dos estudantes. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de trabalho em equipe, observação cuidadosa, registro sistemático de dados e comunicação científica.

  • Identificar os pontos cardeais utilizando a sombra de uma vara ao longo do dia.
  • Compreender o movimento aparente do Sol no céu e sua relação com os pontos cardeais.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, observação e registro de dados.
  • Criar um relatório visual para comunicar descobertas científicas de forma clara.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI02: Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
  • EF04CI09: Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon).
  • EF04CI10: Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola.

Conteúdo Programático

Este programa abrange conceitos introdutórios de geografia e astronomia, com foco particular na observação do céu diurno para compreender os movimentos e posições relativas do Sol. Além de reforçar a compreensão sobre os pontos cardeais, os alunos têm a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico em uma situação real, estimulando o pensamento crítico e a aplicação de métodos científicos simples.

  • Os pontos cardeais como referência para orientação.
  • O movimento aparente do Sol e sua relação com o tempo e a orientação geográfica.
  • Uso de gnômon para identificar direções a partir da sombra.

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se na Aprendizagem Baseada em Projetos, promovendo uma abordagem prática e investigativa. Através da observação, coleta de dados e análise, os alunos são incentivados a aprender de maneira ativa, explorando conceitos científicos de forma concreta e significativa. O trabalho em equipe será crucial, assim como a reflexão sobre as observações realizadas e a apresentação dos resultados de forma criativa e informativa.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para promover a interação e colaboração.
  • Utilização da vara (gnômon) para fazer observações diretas do movimento do Sol.
  • Registro sistemático das sombras para análise posterior.
  • Elaboração de relatórios visuais para documentar as descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos-chave serão introduzidos e os alunos prepararão seus materiais para as observações. A segunda aula será dedicada à observação, registro dos dados e elaboração dos relatórios visuais.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e preparação dos materiais.
  • Aula 2: Observação, registro e elaboração do relatório visual.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade ao ar livre, na precisão dos registros das observações e na qualidade dos relatórios visuais produzidos. Será valorizado o esforço em compreender a relação entre o movimento do Sol e a orientação geográfica, bem como a capacidade de trabalhar em equipe e comunicar descobertas de forma eficaz. Exemplos de critérios específicos incluem a clareza e a precisão dos diagramas e esquemas, a coerência na apresentação dos dados coletados e a criatividade na apresentação dos resultados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem varas ou bastões para funcionar como gnômons, fita métrica ou réguas para medir o comprimento das sombras, blocos de anotações ou folhas de papel para registro dos dados, câmeras fotográficas ou celulares com câmera para documentação visual, materiais para marcação no solo (giz, fita crepe, etc.) e computadores ou tablets para a elaboração dos relatórios visuais.

  • Varas ou bastões (gnômons) para cada grupo.
  • Fita métrica ou réguas.
  • Blocos de anotações ou folhas de papel.
  • Câmeras fotográficas ou celulares com câmera.
  • Materiais para marcação no solo.
  • Computadores ou tablets.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo