Arqueólogos do Tempo

Desenvolvida por: Ramide… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Períodos Históricos e Arqueologia

Nesta atividade interativa, 'Arqueólogos do Tempo', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade única de se transformarem em arqueólogos, investigando os mistérios dos períodos históricos através de réplicas de artefatos que simbolizam cada era. Com a classificação em grupos, cada um receberá uma 'caixa do tempo', um recurso didático contendo réplicas e imagens de artefatos, junto a informações primordiais acerca do período histórico ao qual pertencem. Este projeto visa aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre os períodos estudados, enfatizando aspectos como métodos de registro, estruturas políticas e sociais, e dinâmicas comerciais. A missão de cada grupo é realizar pesquisas adicionais e, por fim, compartilhar suas descobertas com a sala, estabelecendo conexões entre os conhecimentos adquiridos sobre os períodos antigos e os conceitos atuais de sociedade, política e comércio, fomentando assim, uma compreensão holística e integrada da história humana e seus contínuos impactos no presente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda dos períodos históricos, através de um método de aprendizado ativo e engajante. Espera-se que, ao assumirem o papel de arqueólogos, os alunos possam desenvolver habilidades analíticas e de pesquisa, além de aprimorar sua capacidade de trabalhar em equipe e apresentar informações de forma clara e coerente. Especificamente, a atividade visa aumentar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes eras históricas, os tipos de artefatos que as caracterizam e as principais mudanças sociais, políticas e comerciais ao longo do tempo. Além disso, almeja-se promover uma compreensão das continuidades e rupturas históricas, incentivando os alunos a refletirem sobre como o passado influencia o presente.

  • Desenvolver habilidades analíticas e de pesquisa
  • Aumentar o conhecimento sobre diferentes eras históricas e seus artefatos
  • Entender as mudanças sociais, políticas e comerciais ao longo do tempo
  • Promover compreensão sobre as continuidades e rupturas históricas
  • Aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe e apresentação de informações

Habilidades Específicas BNCC

  • HI06EF03: Analisar processos de registro das sociedades, considerando diferentes sujeitos, objetos e finalidades.
  • HI06EF04: Identificar os usos das fontes históricas nas representações do passado.
  • HI06EF05: Identificar os processos de inclusão e exclusão social, economica e

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo