Pescaria dos Números

Desenvolvida por: Gisell… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e Operações

A atividade 'Pescaria dos Números' é uma proposta lúdica e envolvente para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, projetada para introduzir conceitos básicos de multiplicação e reconhecimento de múltiplos. Transformando a sala de aula em um cenário marítimo com uma 'piscina' de números, os alunos terão a oportunidade de 'pescar' números utilizando varas com ímãs. Selecionando um número de 1 a 5, eles serão desafiados a pescar seus múltiplos até 25, dispostos em peixes de papelão. Esta abordagem prática permite que os estudantes visualizem e pratiquem a relação entre números e suas multiplicações de forma divertida. A atividade estimula o raciocínio lógico, a cooperação entre os alunos, e a habilidade de explicar verbalmente como os números pescados se relacionam com o número inicialmente escolhido, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é facilitar o entendimento dos alunos sobre os conceitos de números e suas relações de multiplicação de uma maneira divertida e interativa. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar os números de 1 a 5 e seus múltiplos até 25, compreendendo o conceito de multiplicação como uma adição de números iguais. Através da ação de 'pescar' os múltiplos, os alunos praticarão a contagem e reconhecimento de padrões numéricos, além de desenvolverem habilidades de raciocínio lógico e verbalização de processos matemáticos.

  • Identificar números e seus múltiplos.
  • Compreender o conceito de multiplicação.
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico.
  • Praticar a verbalização de processos matemáticos.
  • Estimular a cooperação e trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF01MA02) Explorar diferentes formas de composição e decomposição de números naturais, por meio de estratégias pessoais.
  • (EF01MA03) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com base em estratégias pessoais.

Conteúdo Programático

Pescaria dos Números' se enquadra no conteúdo programático de Matemática do 1º ano do Ensino Fundamental, focando nos princípios de números e operações. A atividade é projetada para introduzir os alunos ao conceito de multiplicação através da identificação de múltiplos, incentivando a prática de estratégias pessoais para composição e decomposição de números. Além disso, a atividade promove a resolução e elaboração de problemas matemáticos simples de uma maneira lúdica e interativa.

  • Números e operações
  • Introdução à multiplicação
  • Reconhecimento de múltiplos
  • Composição e decomposição de números
  • Resolução de problemas simples

Metodologia

A metodologia ativa mão-na-massa é central nesta atividade, enfatizando a aprendizagem através da experimentação direta. Os alunos serão ativamente envolvidos na construção do conhecimento ao 'pescar' os números, uma estratégia que promove a interação física com o conteúdo matemático. Este método incentiva a exploração, a descoberta e o aprendizado autônomo, permitindo que os alunos experienciem a matemática de forma tangível e significativa.

  • Aprendizagem baseada na exploração
  • Uso de materiais concretos
  • Atividades lúdicas como ferramenta de ensino
  • Interação física com conteúdos matemáticos
  • Estímulo à aprendizagem autônoma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos os objetivos e regras da 'Pescaria dos Números', seguido da construção das varas de pescar e explicação sobre os números e seus múltiplos. A segunda aula será dedicada à prática da pescaria, discussão sobre as descobertas e a relação entre os números pescados e seus múltiplos.

  • Aula 1: Introdução e preparação dos materiais.
  • Aula 2: Prática da pescaria e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade e na capacidade de reconhecer e explicar a relação entre o número escolhido e seus múltiplos. Observações diretas e conversas individuais ajudarão a avaliar o entendimento de cada aluno sobre o conceito de multiplicação e a identificação de múltiplos. Além disso, a habilidade de trabalhar em equipe e a participação na discussão coletiva dos resultados também serão consideradas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários peixes de papelão com números de 1 a 5 e seus múltiplos até 25, varas de pescar feitas de canudos com ímãs na ponta, uma piscina de plástico pequena ou um espaço demarcado no chão para simular o mar. Além disso, é importante providenciar espaços de discussão confortáveis para facilitar a interação entre os alunos durante a fase de discussão dos resultados.

  • Peixes de papelão com números até 25
  • Varas de pescar feitas com canudos e ímãs
  • Piscina de plástico pequena ou espaço demarcado
  • Espaço para discussão e interação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo