Minha Linha do Tempo

Desenvolvida por: Dulcim… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Conhecimento sobre a própria história

Nesta atividade, intitulada 'Minha Linha do Tempo', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão guiados para refletirem sobre o seu próprio crescimento e as mudanças significativas em suas vidas, desde o nascimento até o momento atual. Utilizando uma variedade de materiais como fotos, desenhos e recortes, cada criança criará uma linha do tempo pessoal, registrando momentos importantes e compartilhando lembranças e vivências pessoais e familiares. Ao final, uma roda de debate permitirá que cada aluno apresente a sua linha do tempo para o grupo, promovendo uma discussão rica sobre os eventos marcantes de suas vidas e como estes contribuíram para a formação de suas identidades. Esta atividade prática é uma excelente oportunidade para as crianças explorarem aspectos de seu crescimento, ao mesmo tempo em que aprendem a valorizar suas histórias pessoais e a diversidade de experiências dentro de sua comunidade escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre seu próprio crescimento e desenvolvimento, reconhecendo a importância dos eventos marcantes de suas vidas. Espera-se que os alunos desenvolvam uma maior consciência de si mesmos, ao identificar aspectos de seu crescimento e como eventos particulares moldaram suas identidades. Além disso, a atividade visa promover habilidades de comunicação verbal enquanto os alunos compartilham suas linhas do tempo, fomentando um ambiente de respeito e apreciação pela diversidade de experiências entre os colegas.

  • Refletir sobre o próprio crescimento e desenvolvimento pessoal.
  • Identificar e valorizar momentos importantes da própria vida.
  • Desenvolver habilidades de comunicação ao compartilhar experiências pessoais.
  • Reconhecer e apreciar a diversidade de histórias e experiências entre os colegas.
  • Promover a construção da identidade pessoal.

Conteúdo Programático

Esta atividade cruza os campos de História e Geografia, levando os alunos a uma investigação pessoal e coletiva sobre elementos que formam a identidade individual e comunitária. Através da construção de linhas do tempo pessoais, os alunos serão estimulados a explorar conceitos de temporalidade, mudança e continuidade em suas próprias vidas, assim como a entender o valor da memória individual e coletiva na construção das histórias pessoais.

  • Conceitos de tempo, mudança e continuididade.
  • Importância da memória individual e coletiva.
  • Construção da identidade pessoal e comunitária.

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada nesta atividade com o intuito de incentivar os alunos a serem os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Eles irão construir, de forma prática e criativa, suas linhas do tempo com o auxílio de diferentes materiais. A 'Roda de Debate' será utilizada como estratégia para promover a socialização das experiências pessoais dos alunos, favorecendo a escuta ativa, o respeito pelas diferenças e a ampliação da consciência sobre si mesmo e o outro.

  • Construção da linha do tempo com materiais diversos.
  • Apresentação e discussão das linhas do tempo em roda de debate.
  • Reflexão guiada sobre as contribuições dos eventos na formação da identidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da linha do tempo e iniciarão a construção de suas linhas com base em fotos, desenhos e recortes. Na segunda aula, eles completarão suas linhas do tempo e participarão da roda de debate para apresentá-las e discutir as experiências compartilhadas.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de linha do tempo e início da construção.
  • Aula 2: Finalização das linhas do tempo e roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, engajamento e reflexão dos alunos durante todo o processo. Será dada especial atenção à habilidade de cada aluno de expressar suas ideias e sentimentos relacionados aos eventos de sua linha do tempo, bem como à capacidade de ouvir e respeitar as vivências dos colegas. Exemplos de autoavaliação e avaliação pelos pares podem ser introduzidos para reforçar o aprendizado reflexivo e a autoconsciência.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário preparar uma variedade de materiais que os alunos possam utilizar para criar suas linhas do tempo. Isso inclui, mas não se limita a, papéis de diferentes cores e tamanhos, canetas, lápis de cor, cola, tesouras sem ponta e materiais recicláveis. Também será útil contar com um espaço adequado para a realização da roda de debate, que permita a todos os alunos verem e ouvirem as apresentações de forma confortável.

  • Papel de vários tipos e cores
  • Canetas e lápis de cor
  • Cola e tesouras sem ponta
  • Materiais recicláveis para decoração
  • Espaço adequado para a roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo