Detetives da Função Afim

Desenvolvida por: Maurie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Funções Afins

Nesta atividade inovadora, intitulada 'Detetives da Função Afim', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão incentivados a mergulhar no mundo fascinante da matemática, aplicando seus conhecimentos sobre funções afins de uma maneira única e envolvente. Divididos em pequenos grupos, receberão 'casos misteriosos' que contêm situações do dia a dia ou cenários hipotéticos que podem ser modelados por meio de funções afins. Utilizando a metodologia ativa de investigação, os estudantes deverão trabalhar em equipe para descobrir qual função afim melhor representa cada caso, focando na identificação da taxa de variação e do termo independente. O objetivo é que, ao resolver esses mistérios, cada grupo consiga não apenas aplicar os conceitos matemáticos de maneira prática, mas também desenvolver habilidades de raciocínio lógico, trabalho em equipe e comunicação eficaz. Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas descobertas, explicando detalhadamente o processo de investigação e raciocínio que os levou à solução do caso. Esta atividade não somente promove uma aprendizagem significativa do conceito de função afim, como também estimula o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e aplicada sobre funções afins, incluindo a capacidade de identificar suas principais características, como a taxa de variação e o termo independente. Pretende-se que, através desta metodologia ativa de aprendizagem, os estudantes se envolvam ativamente na construção do conhecimento, trabalhando em equipe para resolver problemas e aplicar conceitos matemáticos em situações da vida real. Além disso, espera-se que a atividade desenvolva habilidades de pensamento crítico e lógico, fomente a criatividade, estimule a comunicação eficaz e promova a capacidade de trabalho colaborativo, preparando os alunos para desafios futuros tanto na área acadêmica quanto na vida pessoal e profissional.

  • Compreender e aplicar o conceito de funções afins em problemas reais.
  • Identificar a taxa de variação e o termo independente em funções afins.
  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e crítico.
  • Trabalhar colaborativamente para solucionar problemas.
  • Aplicar a metodologia ativa de investigação para a aprendizagem de conceitos matemáticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT101 - Compreender as noções de variação de grandezas como relacionamento entre quantidades e utilizar essas noções para interpretar, avaliar e produzir informações, tanto em situações-acontecimento (como em movimentos uniformes) quanto em processos de variação (como em taxas de variação de grandezas), para analisar o mundo físico, social e econômico.
  • EM13MAT102 - Utilizar conceitos matemáticos no enfrentamento à situações-problema relativas a outras ciências, no âmbito social e no mundo do trabalho, interpretando e valorizando as informações obtidas para construir argumentação consistente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração do conceito de função afim, enfocando não apenas sua definição e características principais, como taxa de variação e termo independente, mas também sua aplicabilidade em diferentes contextos e situações problemáticas. Será dada especial atenção à forma como esses conceitos podem ser usados para modelar situações reais e hipotéticas, garantindo que os alunos possam relacionar o conhecimento teórico à prática. A atividade será uma oportunidade para os alunos aplicarem de maneira concreta e significativa os conceitos matemáticos aprendidos, integrando-os às habilidades de investigação, raciocínio lógico e resolução de problemas.

  • Definição de função afim e sua representação gráfica.
  • Taxa de variação e termo independente.
  • Aplicação de funções afins na modelagem de situações reais.
  • Resolução de problemas utilizando funções afins.

Metodologia

A atividade 'Detetives da Função Afim' será conduzida por meio de uma metodologia ativa, centrada na aprendizagem baseada em problemas (PBL). Essa abordagem permitirá que os alunos assumam um papel ativo em seu processo de aprendizagem, trabalhando em equipe para resolver casos misteriosos por meio da aplicação de conceitos matemáticos. Será incentivado o uso de habilidades de investigação, promovendo um ambiente colaborativo de discussão, formulação de hipóteses, teste de soluções e reflexão crítica. O professor atuará como um facilitador, guiando os alunos em sua jornada de descoberta, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico, além de fornecer suporte e feedback ao longo da atividade.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para estimular o trabalho colaborativo.
  • Distribuição de 'casos misteriosos' que os alunos devem solucionar aplicando funções afins.
  • Discussão em grupo para explorar possíveis soluções e construir o raciocínio matemático.
  • Apresentação das soluções por cada grupo, promovendo a comunicação efetiva e o debate de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de funções afins e receberão os 'casos misteriosos' para começarem a trabalhar em grupo. A segunda aula será dedicada à conclusão da investigação dos casos, preparação das apresentações dos grupos e compartilhamento das soluções com a classe.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de função afim e distribuição dos 'casos misteriosos'. Início da investigação em grupo.
  • Aula 2: Conclusão da investigação, preparação e apresentação das soluções dos grupos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo de aprendizagem quanto no produto final apresentado pelos grupos. Será considerada a capacidade dos alunos de aplicar o conceito de função afim para resolver os 'casos misteriosos', a qualidade da explicação e raciocínio lógico utilizado na solução dos casos, a eficácia da comunicação durante as apresentações e a colaboração entre os membros do grupo durante todo o processo. Poderão ser utilizados instrumentos como rubricas específicas, que detalham critérios como entendimento conceitual, aplicação prática, trabalho em equipe, e qualidade da apresentação, para facilitar uma avaliação objetiva e justa da performance dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como cópias dos 'casos misteriosos', quadro branco ou flip chart para as anotações e esboços durante a investigação e apresentação, marcadores, papel e canetas para os alunos trabalharem em suas anotações e soluções. Também será incentivado o uso de calculadoras e softwares de modelagem gráfica, como GeoGebra, para facilitar a visualização e análise das funções afins aplicadas na resolução dos casos. O uso de tecnologia tem o potencial de enriquecer a experiência de aprendizagem, permitindo que os alunos explorem de forma mais interativa e dinâmica as características das funções afins.

  • Cópias impressas dos 'casos misteriosos'.
  • Quadro branco ou flip chart e marcadores.
  • Papel e canetas para anotações.
  • Calculadoras e acesso a softwares de modelagem gráfica, como GeoGebra.

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