Caça-Palavras Mágico

Desenvolvida por: Rose A… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Dígrafos

A atividade Caça-Palavras Mágico tem como objetivo explorar de maneira lúdica e interativa o dígrafo 'LH', essencial para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão cada um uma folha com um caça-palavras contendo várias palavras que incluem o dígrafo 'LH'. A primeira tarefa será encontrar todas essas palavras incentivando a atenção e o trabalho em equipe. Após essa etapa, cada grupo escolherá três palavras dentre as encontradas e com elas criará frases, o que permitirá o exercício da escrita criativa e da compreensão da aplicação prática das palavras em contextos diversos. Para concluir a atividade, cada grupo apresentará suas frases para toda a turma, promovendo a prática da oralidade. Esse momento será também de aprendizado coletivo, onde poderão ser feitas correções e discussões sobre as sentenças formadas, estimulando o pensamento crítico e a aprendizagem colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é estimular o reconhecimento e a memorização do dígrafo 'LH' de forma divertida e significativa. Além de promover o desenvolvimento da leitura e escrita, esta atividade visa fortalecer a habilidade dos alunos de trabalhar em equipe, criando um ambiente colaborativo de aprendizado. Ao escolherem palavras e criarem frases, os alunos estarão praticando a aplicação de novos vocabulários em contextos variados, o que contribui para a expansão de suas competências linguísticas. A apresentação final das frases incentiva a oralidade e a capacidade de escuta, elementos fundamentais para a comunicação eficaz.

  • Reconhecer e aplicar o dígrafo 'LH' em diferentes palavras.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio de atividades lúdicas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a comunicação eficaz entre os alunos.
  • Promover a prática da oralidade através da apresentação das frases criadas.
  • Fomentar o pensamento crítico e a aprendizagem colaborativa com a correção coletiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF02LP13: Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF02LP23: Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado.

Conteúdo Programático

Este plano utiliza uma abordagem prática e interativa para explorar o uso do dígrafo 'LH', um tema fundamental no estudo da Língua Portuguesa no 2º ano do Ensino Fundamental. Ao integrar a busca por palavras num caça-palavras, a criação colaborativa de frases e a discussão coletiva, esta atividade aborda conceitos de fonética e ortografia de maneira lúdica, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades sociais como trabalho em equipe e comunicação.

  • Dígrafos, com foco em 'LH'.
  • Leitura e escrita de palavras e frases.
  • Trabalho em grupo e colaboração.
  • Desenvolvimento da oralidade e escuta ativa.

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada nessa atividade para engajar os alunos de maneira participativa, transformando-os em agentes centrais do processo de aprendizagem. Através da solução de desafios em grupo, como a busca por palavras e a criação de frases, os estudantes serão incentivados a colaborar, pensar criticamente e aplicar seus conhecimentos de forma prática. A discussão e correção coletiva das frases promove um ambiente de aprendizado compartilhado, onde os alunos podem aprender uns com os outros.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos.
  • Distribuição do caça-palavras com o dígrafo 'LH'.
  • Criação de frases com as palavras encontradas.
  • Apresentação das frases e correção coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira sessão, os alunos irão se dedicar à busca das palavras no caça-palavras e à escolha das três palavras com as quais trabalharão. Na segunda sessão, eles criarão as frases e as apresentarão para a turma, seguido pelo momento de discussão e correção.

  • Aula 1: Introdução ao dígrafo 'LH' e busca de palavras no caça-palavras.
  • Aula 2: Criação e apresentação das frases, seguida de correção coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na criatividade e na correta utilização das palavras com o dígrafo 'LH' nas frases criadas. Observaremos também a habilidade de comunicação durante as apresentações e a capacidade de contribuir para as discussões e correções de forma construtiva. Será valorizado o esforço coletivo e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais como o trabalho em equipe e o respeito pelas contribuições dos colegas. Exemplos de frases bem construídas e discussões produtivas serão compartilhados como modelos de sucesso.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem folhas de papel com o caça-palavras impresso, lápis ou canetas e um quadro branco ou digital para as apresentações das frases. Este material simples, mas efetivo, facilita o foco na aprendizagem e interação entre os alunos, promovendo um ambiente de aula dinâmico e inclusivo.

  • Folhas com caça-palavras impresso.
  • Lápis ou canetas.
  • Quadro branco ou digital.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo