Tempo Viagem: Desbravando a Pré-História

Desenvolvida por: Davy B… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Pré-História e suas Eras

Esta atividade pedagógica prática, intitulada 'Tempo Viagem: Desbravando a Pré-História', tem como foco o estudo das diferentes eras da Pré-História (Paleolítico, Mesolítico, Neolítico) por meio de uma metodologia ativa, envolvendo os alunos do 1º ano do Ensino Médio em um processo educativo dinâmico e participativo. Os estudantes serão divididos em grupos, com cada um representando uma era específica da Pré-História. Sua missão será criar e apresentar, de forma criativa, objetos ou ferramentas que simbolizem as inovações tecnológicas e sociais características de sua era atribuída, demonstrando como estas inovações moldaram as relações sociais e impulsionaram o desenvolvimento humano. A atividade promoverá o debate em grupo sobre as peculiaridades de cada era, guiado por esboços em quadro e discussão dirigida pelo professor para aprofundamento e esclarecimento de dúvidas. O objetivo principal é desenvolver nos alunos uma compreensão aprofundada das transformações técnicas, tecnológicas e sociais ao longo do tempo, incentivando o pensamento crítico e a capacidade de relacionar o passado com processos presentes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na análise das transformações históricas ocorridas durante as diferentes eras da Pré-História, compreendendo de maneira crítica como as inovações tecnológicas e sociais influenciaram as relações interpessoais e o desenvolvimento da humanidade. Através de uma metodologia ativa, busca-se promover a pesquisa, o debate crítico e a criatividade, habilidades essenciais no contexto educativo contemporâneo. Os alunos desenvolverão competências como trabalho em equipe, pensamento crítico e capacidade analítica, essenciais para a compreensão da importância histórica das tecnologias e sistemas sociais nas diversas eras da Pré-História.

  • Compreender as principais características das eras da Pré-História (Paleolítico, Mesolítico, Neolítico).
  • Analisar o impacto das inovações tecnológicas e sociais nas relações humanas e no desenvolvimento da sociedade.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, debate e apresentação em grupo.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de relacionar o passado com o contexto atual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS401: Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Tempo Viagem: Desbravando a Pré-História' envolve um estudo detalhado das eras Paleolítico, Mesolítico e Neolítico, abordando aspectos como inovações tecnológicas, práticas sociais e seus impactos no desenvolvimento humano. Além de fornecer uma base teórica, a atividade estimula uma abordagem investigativa e reflexiva sobre como estas eras contribuíram para a construção da história humana, permitindo aos alunos não apenas memorizar fatos, mas compreender e interpretar a evolução social e tecnológica ao longo do tempo.

  • Características fundamentais do Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
  • Inovações tecnológicas e sociais de cada era da Pré-História.
  • Impacto das mudanças tecnológicas e sociais nas relações humanas e na evolução da sociedade.

Metodologia

A metodologia empregada na atividade 'Tempo Viagem: Desbravando a Pré-História' é centrada na aprendizagem ativa, incentivando a participação ativa dos alunos por meio de debates em grupo, pesquisas e apresentações. Este enfoque promove um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde os estudantes são estimulados a explorar, discutir e construir conhecimentos de forma coletiva. A atividade se desenvolverá em etapas que incluem a divisão dos grupos por eras da Pré-História, pesquisa guiada, elaboração de apresentações criativas e debate em classe, com ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico e na capacidade analítica dos alunos.

  • Divisão dos alunos em grupos representando diferentes eras da Pré-História.
  • Pesquisa e discussão em grupo sobre as características e inovações de cada era.
  • Elaboração e apresentação de objetos ou ferramentas representativas.
  • Debate guiado em sala, com utilização de quadro para esboçar ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Tempo Viagem: Desbravando a Pré-História' será realizada em uma única sessão de 60 minutos, proporcionando aos alunos um ambiente rico em aprendizagem, discussão e criatividade.

  • Aula 1 da atividade: Introdução, divisão em grupos, pesquisa, preparação e apresentação das inovações tecnológicas e sociais das eras da Pré-História.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Tempo Viagem: Desbravando a Pré-História' será baseada na participação dos alunos nas etapas de pesquisa, elaboração e apresentação do trabalho em grupo. Serão avaliados critérios como criatividade da apresentação, profundidade da pesquisa, habilidade de argumentação no debate e cooperação dentro do grupo. A pontuação será atribuída considerando o engajamento do grupo na atividade, a originalidade no uso de objetos e ferramentas para representar as inovações de sua era e a clareza com que os conceitos foram expostos e discutidos durante a apresentação e o debate. Exemplos de inovações bem representadas e argumentos coesos serão especialmente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, será necessário disponibilizar recursos como acesso à internet para a pesquisa, materiais para a construção dos objetos ou ferramentas representativas (papel, tintas, argila, tecidos, entre outros), além de espaços adequados para o trabalho em grupo e a apresentação. O uso do quadro em sala será essencial para o esboço de ideias e organização do debate.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais diversos para a criação de objetos (papel, tintas, argila, tecidos, etc.).
  • Quadro para esboço de ideias.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo