Criando Histórias em Quadrinhos

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e expressão artística

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo da criação de histórias em quadrinhos, uma atividade que desafia não apenas suas habilidades de escrita, mas também de ilustração. Com o objetivo de fomentar a criatividade, a expressividade e as competências lingüísticas, cada aluno receberá a tarefa de produzir sua própria história em quadrinhos, seguindo temas variados propostos pelo professor. Esta atividade demanda o planejamento cuidadoso da narrativa, a escolha apropriada dos pronomes, o uso correto da pontuação e a expressão de ideias de forma clara e atrativa. Os estudantes serão fornecidos com balões de fala e quadros de quadrinhos em branco, incentivando-os a explorar sua imaginação na combinação de texto e imagem para contar histórias envolventes. Após a finalização dos trabalhos, será realizada uma exposição na sala de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas histórias, pratiq...

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver nos alunos habilidades-chave de linguagem, fomentando a criatividade, a capacidade de planejamento, a coerência narrativa, o uso adequado de pronomes e pontuação, além de estimular a expressividade tanto na escrita quanto no desenho. Pretende-se também promover a aquisição de competências sociais e comunicativas, ao incentivar a partilha de trabalhos com os colegas, bem como a prática da oralidade e a capacidade de receber e oferecer feedback construtivo.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e narrativa
  • Promover o uso correto da gramática e da pontuação
  • Estimular a expressividade e criatividade na combinação de texto e imagem
  • Fomentar a capacidade de planejamento e organização de ideias
  • Praticar a oralidade e as habilidades de apresentação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Utilizar, ao produzir texto, recursos gráficos e ortográficos básicos de pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, vírgula, dois pontos, aspas, parênteses).
  • EF15LP05: Planejar e produzir textos considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a finalidade, o leitor, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
  • EF15LP06: Ampliar o vocabulário por meio da utilização de dicionários, da identificação de sinonímia e antonímia, reconhecimento de palavras de diferentes campos semânticos.
  • EF02AR06: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura)
  • EF03AR15: Utilizar elementos da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura), para expressar-se e comunicar-se visualmente em trabalhos bidimensionais e tridimensionais, considerando um público-alvo.

Conteúdo Programático

A abordagem pedagógica desta atividade incentiva uma integração dinâmica das habilidades linguísticas e artísticas. Através da criação de histórias em quadrinhos, os estudantes irão explorar a gramática, a pontuação e o enriquecimento do vocabulário, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências visuais como a percepção de elementos das artes visuais, fundamentais para a expressão das suas ideias e sentimentos.

  • Estrutura narrativa de histórias em quadrinhos
  • Uso de pronomes e pontuação em textos
  • Desenvolvimento de personagens e cenários
  • Expressão de ideias por meio de imagens e textos
  • Feedback construtivo e revisão textual

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-nas-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' serão utilizadas para engajar os alunos de maneira prática e lúdica na criação das histórias em quadrinhos. Por meio de atividades práticas, os estudantes aplicarão conceitos linguísticos e artísticos na construção de suas narrativas visuais, incentivando a colaboração e o pensamento crítico.

  • Brainstorming para seleção de temas e planejamento de histórias
  • Criação de rascunhos e esboços iniciais
  • Revisão colaborativa entre pares
  • Produção final das histórias em quadrinhos
  • Exposição das histórias e apresentações orais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 4 horas, dividida em quatro aulas de 50 minutos cada. As aulas serão organizadas para abranger desde o planejamento e brainstorming inicial até a apresentação final das histórias em quadrinhos criadas pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e brainstorming de ideias
  • Aula 2: Desenvolvimento de esboços e início da produção
  • Aula 3: Continuação da produção e revisão colaborativa
  • Aula 4: Finalização das histórias e preparação para a exposição

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no processo criativo dos alunos, no cumprimento dos objetivos de aprendizagem e na capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos. Aspectos como criatividade, uso adequado da língua, coesão e coerência da narrativa, qualidade visual das ilustrações e habilidade de apresentação serão considerados. Feedbacks construtivos serão fornecid...

Materiais e ferramentas:

Os recursos para essa atividade incluem materiais para a criação das histórias em quadrinhos, como papel quadriculado, canetas, lápis e borrachas, além de acesso a dicionários e materiais de referência visual. Utilizaremos também um espaço adequado para as exposições, promovendo um ambiente de apreciação artística e incentivo ao compartilhamento das criações.

  • Papéis quadriculados e em branco
  • Canetas, lápis de cor e marcadores
  • Dicionários e thesauri
  • Quadros brancos e balões de fala em adesivos
  • Espaço decorado para exposição das histórias em quadrinhos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo