Brincando com Sílabas

Desenvolvida por: Helen … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Consciência Silábica e Estrutura das Palavras

Na atividade 'Brincando com Sílabas', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mágico mundo das palavras de forma prática e interativa. Receberão cartões com palavras diversas e, usando cordas ou fitas coloridas, realizarão a segmentação silábica de forma visual. Esta etapa inicial foca na identificação e manipulação das sílabas, preparando-os para o desafio subsequente. Após dominarem a segmentação, os estudantes, agora 'magos das palavras', serão incentivados a modificar as palavras existentes - removendo, substituindo ou adicionando sílabas iniciais, mediais ou finais - para criar novas palavras. Este processo de modificação estimula a criatividade e propicia uma investigação profunda sobre a estrutura e formação das palavras. Todas as novas criações serão catalogadas no 'Grande Livro dos Feitiços Silábicos', servindo como registro da atividade e estimulando o orgulho pelo trabalho realizado.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Brincando com Sílabas' tem como principais objetivos proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar a estrutura das palavras de maneira lúdica e participativa, aprimorando sua consciência silábica e fonológica. Além disso, visa desenvolver habilidades de análise, síntese e manipulação fonética, cruciais para a alfabetização. Com isso, espera-se que os estudantes melhorem sua habilidade de leitura e escrita, compreendendo melhor os componentes que formam as palavras e como estas podem ser transformadas. A atividade também pretende incentivar o trabalho em equipe, a criatividade e a autoexpressão através do 'Grande Livro dos Feitiços Silábicos'.

  • Desenvolver a consciência silábica e fonológica.
  • Praticar a segmentação de palavras em sílabas de forma lúdica.
  • Estimular a criatividade na formação de novas palavras.
  • Aprimorar as habilidades de leitura e escrita.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a autoexpressão.

Conteúdo Programático

A base teórica para a atividade 'Brincando com Sílabas' engloba conceitos de consciência fonológica, incluindo a habilidade de segmentar palavras em sílabas, bem como a manipulação dessas sílabas para a formação de novas palavras. O conteúdo é apropriado para alunos do 2º ano, alinhando-se aos objetivos de aprendizagem que envolvem o desenvolvimento da leitura e escrita, habilidades de análise e síntese linguísticas e o incentivo à criatividade e expressão individual.

  • Consciência fonológica e silábica
  • Segmentação silábica
  • Manipulação de sílabas
  • Criação de palavras
  • Trabalho colaborativo e registro

Metodologia

A atividade será conduzida através da metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos terão a oportunidade de aprender fazendo. A 'Roda de Debate' será utilizada como meio de compartilhar ideias e experiências, enquanto a 'Sala de Aula Invertida' permitirá que os alunos revisem os conceitos de forma autônoma antes e depois da atividade prática. Essa combinação de metodologias fomenta uma experiência de aprendizado colaborativa e profundamente engajadora, estimulando os alunos a se tornarem participantes ativos no seu processo de aprendizagem.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Brincando com Sílabas' será realizada em uma sessão de 2 horas. Inicialmente, haverá uma introdução teórica rápida sobre a estrutura das palavras. Em seguida, os alunos participarão da segmentação silábica usando as cordas ou fitas. Após essa etapa, haverá a modificação de palavras, culminando na criação do 'Grande Livro dos Feitiços Silábicos'. A atividade será concluída com uma roda de debate sobre o processo de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução à estrutura das palavras e segmentação silábica.
  • Aula 2: Modificação de palavras e criação do 'Grande Livro dos Feitiços Silábicos'.
  • Aula 3: Roda de debate sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Brincando com Sílabas' será formativa e contínua, levando em consideração a participação individual e em grupo, a criatividade nas modificações das palavras, e o envolvimento na criação do 'Grande Livro dos Feitiços Silábicos'. Além disso, será avaliada a capacidade de reflexão e expressão durante a roda de debate. Exemplos práticos de avaliação incluem a observação direta da manipulação correta das sílabas, a riqueza e originalidade das palavras criadas, e a qualidade das contribuições na discussão em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Brincando com Sílabas', serão necessários materiais simples e acessíveis, como cordas ou fitas coloridas para segmentação silábica, cartões com palavras, papéis e canetas para o registro no 'Grande Livro dos Feitiços Silábicos'. Recursos adicionais incluem textos de apoio para revisão dos conceitos em uma abordagem de Sala de Aula Invertida e espaço adequado para a realização da atividade prática e da roda de debate.

  • Cordas ou fitas coloridas
  • Cartões com palavras
  • Papel e canetas
  • Textos de apoio
  • Espaço para atividade e debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo