A atividade 'Dramatizando a Regência' é desenhada para permitir que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental explorem e entendam de maneira prática e significativa as diferenças entre a regência verbal e nominal na língua portuguesa. Através da criação e apresentação de pequenas encenações baseadas em situações cotidianas, cada grupo de alunos terá o desafio de alternar entre o uso da regência na norma-padrão e na fala coloquial. Isso proporcionará não apenas uma aprendizagem ativa e engajada por parte dos alunos, mas também uma oportunidade de observar e refletir sobre as nuances e peculiaridades da regência na comunicação efetiva. A atividade planejada busca não somente consolidar o conhecimento linguístico dos alunos, mas também desenvolver habilidades de expressão oral, escuta ativa e colaboração. Ao fim das dramatizações, a plateia, composta pelos colegas, será estimulada a identificar os diferentes usos da regência apresentados, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e reflexivo.
O objetivo desta atividade pedagógica é capacitar os alunos a distinguir e aplicar corretamente a regência verbal e nominal, compreendendo as diferenças entre o uso na norma-padrão e na linguagem coloquial. Além de reforçar a compreensão teórica sobre o tema, a prática de dramatização visa estimular a expressão oral e a criatividade, fomentar o trabalho em equipe e a capacidade de escuta, bem como promover a reflexão crítica sobre o uso da língua portuguesa em diferentes contextos.
Entendendo a regência verbal e nominal como eixo fundamental para a construção de sentidos na língua portuguesa, a atividade utiliza encenações para desdobrar esta temática em prática viva e significativa. A seleção de situações cotidianas para as dramatizações permite explorar a regência em contextos reais de uso, proporcionando aos alunos um olhar crítico sobre como escolhas gramaticais influenciam a comunicação.
A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será empregada para engajar os alunos na aprendizagem através da prática. Ao criar e apresentar as encenações, os alunos colocarão em uso não apenas seus conhecimentos teóricos sobre regência, mas também desenvolverão habilidades sociais e comunicativas importantes. Esta abordagem prática visa a promoção de uma aprendizagem mais profunda e contextualizada, incentivando os alunos a serem protagonistas do próprio processo de aprendizagem.
A atividade será realizada em duas aulas consecutivas de 30 minutos cada, permitindo tempo para a preparação, apresentação e discussão das encenações.
A avaliação da atividade será formativa, focalizando a participação, engajamento e compreensão dos alunos sobre a regência verbal e nominal. Além da observação das habilidades de expressão oral e colaboração durante as dramatizações, a capacidade de identificar os usos corretios da regência em contextos variados também será avaliada. Feedback construtivo será fornecido, valorizando os esforços individuais e grupais e destacando pontos de aprendizado chave.
Os materiais necessários para a atividade incluem um espaço adequado para as apresentações, uma lista de situações cotidianas para inspirar as encenações, e dispositivos de gravação para eventuais análises posteriores das apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula