Sons e Sombras: Criando uma Peça de Sombras

Desenvolvida por: Irceni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Teatro, Sonoplastia e Iluminação

A atividade 'Sons e Sombras: Criando uma Peça de Sombras' visa explorar a criatividade dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, introduzindo-os ao mundo do teatro através da sonoplastia e iluminação. Nessa atividade, os alunos serão divididos em grupos para criar e apresentar uma peça de teatro de sombras. Cada grupo deverá conceber uma história curta ou adaptar um conto conhecido, utilizando-se de materiais simples como lanternas, tecidos e papelão para criar figuras e sombras em uma tela. Além disso, os alunos irão experimentar produzir sons e efeitos sonoros com objetos do dia a dia, acompanhando a narrativa de sua criação. Essa dinâmica permitirá aos alunos compreender a importância e impacto da sonoplastia e iluminação nas produções teatrais, fomentando a habilidade de trabalhar em equipe, além de estimular seu pensamento crítico e criativo ao problematizar e encontrar soluções na construção dos efeitos cênicos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal introduzir os conceitos de sonoplastia e iluminação nas produções teatrais para os alunos do 6º ano, destacando a importância desses elementos na criação do ambiente cênico. Pretende-se fomentar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, dividindo responsabilidades na criação de uma história e na sua apresentação visual e sonora. Ao trabalhar com materiais do cotidiano para gerar efeitos sonoros e visuais, os alunos desenvolverão habilidades práticas e criativas, expandindo sua compreensão do teatro como uma arte integrada e interdisciplinar. Além disso, estimula-se a apreciação artística e crítica através da análise das próprias produções e das dos colegas.

  • Compreender a função da sonoplastia e iluminação em peças teatrais
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e divisão de tarefas
  • Estimular a criatividade na utilização de recursos simples para efeitos cênicos
  • Fomentar a capacidade de apreciação artística e crítica

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR24: Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.
  • EF69AR25: Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
  • EF69AR26: Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

Conteúdo Programático

Ao explorar a sonoplastia e iluminação teatral, os alunos irão investigar como esses elementos contribuem para a construção do ambiente e do clima das peças de teatro. A prática permitirá entender a importância dessas técnicas na dramaturgia e como elas podem ser utilizadas para potencializar a expressão artística. Durante as atividades, os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos na criação de suas próprias peças de sombras, o que proporcionará uma vivência prática e integradora dos conhecimentos teóricos abordados.

  • Introdução à sonoplastia e iluminação no teatro
  • História e evolução dos efeitos sonoros e visuais nas artes cênicas
  • Práticas de criação de sombras e efeitos luminosos com materiais simples
  • Desenvolvimento da narrativa através de sombras e sons

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão instigados a aprender fazendo, por meio da construção coletiva de uma peça de teatro de sombras. Serão organizados em pequenos grupos para promover a colaboração e a troca de conhecimentos. Cada etapa da atividade, desde a concepção da história até a execução da peça, passando pela criação dos efeitos sonoros e visuais, será conduzida com orientação e espaço para experimentação. A prática permitirá aos alunos materializar os conceitos teóricos discutidos em sala, incentivando a criatividade e o pensamento crítico.

  • Divisão dos alunos em grupos para brainstorming de ideias
  • Workshop prático sobre técnicas simples de sonoplastia e iluminação
  • Criação da história, roteiro e definição das cenas pela equipe
  • Ensaio e ajustes dos efeitos visuais e sonoros
  • Apresentação final das peças de teatro de sombras para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 1 hora e 40 minutos, dividida em dois encontros de 50 minutos cada. No primeiro encontro, será realizada a introdução aos conceitos de sonoplastia e iluminação, além de se iniciar a divisão em grupos e o brainstorming para as histórias. No segundo encontro, os grupos terão tempo para finalizar a preparação e realizar as apresentações de suas peças de sombras.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início do trabalho em grupo
  • Aula 2: Preparação final e apresentações das peças de sombras

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, observando-se o envolvimento com a equipe, a criatividade na criação dos efeitos visuais e sonoros e a coesão na narrativa apresentada. Serão avaliados também a capacidade de trabalho em equipe, a habilidade de problematização e de encontrar soluções criativas para a produção dos efeitos cênicos. Será valorizada a reflexão crítica dos alunos sobre o uso da sonoplastia e iluminação nas suas peças e como esses elementos contribuíram para a narrativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais básicos e acessíveis, como papelão, tecidos variados, lanternas e outros itens que possam ser utilizados na criação de efeitos visuais. Além disso, objetos do dia a dia serão explorados para a produção de efeitos sonoros, incentivando os alunos a pensar criativamente sobre o uso dos materiais. A tela para a apresentação das peças de sombras pode ser montada com um lençol branco e uma fonte de luz posicionada strategicamente.

  • Lanternas e lamparinas
  • Papelão, tesouras e fita adesiva
  • Tecidos variados para criar cenários
  • Objetos do dia a dia para efeitos sonoros
  • Lençol branco e suporte para montar a tela de sombras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo