Minha Primeira Receita

Desenvolvida por: Sara C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criando e Aprendendo com Receitas Simples

Esta atividade prática e interativa visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à escrita e leitura através da criação e execução de uma receita simples. Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os estudantes, divididos em pequenos grupos, escolherão, com a orientação do professor, os ingredientes para preparar uma salada de frutas ou um sanduíche. A atividade será dividida em duas partes principais: na primeira, os alunos irão elaborar a receita, escrevendo passo a passo o processo de preparação e desenhando os ingredientes e cada etapa; na segunda parte, seguirão as instruções criadas por eles para concretizar a receita. De forma lúdica e engajadora, a atividade propõe desenvolver habilidades de escrita, tanto espontânea quanto por ditado, além de noções de planejamento, trabalho em equipe, e a relação entre texto e contexto de maneira significativa e prática. Ao final, os alunos poderão degustar o lanche que prepararam, celebrando o sucesso de sua criação coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é estimular nos alunos do 1º ano habilidades essenciais em escrita, leitura e interpretação de texto no contexto da vida cotidiana. Objetiva-se facilitar o reconhecimento de letras e palavras, além de instigar a escrita espontânea e a capacidade de seguir instruções escritas por meio de uma atividade prática que faça sentido para eles. Busca-se, também, fomentar habilidades sociais como trabalho em equipe, responsabilidade e o compartilhamento de tarefas, tão importantes no processo educativo, bem como a noção de sequência lógica, medida, e a importância da alimentação saudável.

  • Desenvolver habilidades de escrita espontânea e por ditado em alunos do 1º ano.
  • Promover a compreensão e interpretação de textos instrucionais simples.
  • Estimular o trabalho em equipe e o planejamento coletivo de atividades.
  • Relacionar texto e contexto de maneira significativa por meio de uma atividade prática.
  • Incentivar hábitos alimentares saudáveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo deste plano de aula abrange a introdução à escrita e leitura por meio de uma aplicação prática - a criação e execução de uma receita. Os estudantes vão aprender sobre a estrutura de textos instrucionais como receitas, incluindo a lista de ingredientes e o passo a passo dos procedimentos. Adicionalmente, a atividade proporciona um contexto para discutir temas transversais como a alimentação saudável e o trabalho colaborativo.

  • Estrutura e características de textos instrucionais.
  • Escrita espontânea e por ditado.
  • Trabalho em equipe e planejamento.
  • Noções básicas de alimentação saudável.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', a atividade será realizada em duas fases: a elaboração da receita e a execução da mesma. Na primeira fase, os alunos serão estimulados a discutir e decidir sobre os ingredientes e o processo de criação da receita, promovendo a escrita colaborativa. Na execução, irão se organizar para preparar a receita, aplicando os conhecimentos adquiridos e seguindo as instruções elaboradas por eles, reforçando o aprendizado prático.

  • Discussão em grupo para escolha dos ingredientes.
  • Elaboração escrita e ilustrada da receita.
  • Preparação do lanche seguindo as instruções da receita criada.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula será realizado em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a parte teórica de elaboração da receita. Na segunda aula, será feita a parte prática com a preparação do lanche.

  • Aula 1: Discussão e elaboração da receita (60 minutos).
  • Aula 2: Preparação do lanche seguindo a receita (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será formativa e observacional, focando na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade. Será avaliado se os alunos conseguiram escrever e seguir as instruções da receita, além da colaboração e o engajamento no trabalho em equipe. O professor observará também a capacidade de associar a escrita ao contexto prático e a incorporação de novas palavras ao vocabulário dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade serão necessários materiais básicos de cozinha, ingredientes para a receita escolhida, papel, lápis de cor ou giz de cera, e cópias de exemplares de receitas simples para inspiração. O uso de aventais e material de limpeza são recomendados para garantir a higiene durante o preparo.

  • Materiais de cozinha (tigelas, colheres, facas sem ponta)
  • Ingredientes para a receita escolhida
  • Papel e lápis de cor ou giz de cera
  • Exemplares de receitas
  • Aventais e material de limpeza

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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