Esta atividade prática e interativa visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à escrita e leitura através da criação e execução de uma receita simples. Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os estudantes, divididos em pequenos grupos, escolherão, com a orientação do professor, os ingredientes para preparar uma salada de frutas ou um sanduíche. A atividade será dividida em duas partes principais: na primeira, os alunos irão elaborar a receita, escrevendo passo a passo o processo de preparação e desenhando os ingredientes e cada etapa; na segunda parte, seguirão as instruções criadas por eles para concretizar a receita. De forma lúdica e engajadora, a atividade propõe desenvolver habilidades de escrita, tanto espontânea quanto por ditado, além de noções de planejamento, trabalho em equipe, e a relação entre texto e contexto de maneira significativa e prática. Ao final, os alunos poderão degustar o lanche que prepararam, celebrando o sucesso de sua criação coletiva.
O propósito desta atividade é estimular nos alunos do 1º ano habilidades essenciais em escrita, leitura e interpretação de texto no contexto da vida cotidiana. Objetiva-se facilitar o reconhecimento de letras e palavras, além de instigar a escrita espontânea e a capacidade de seguir instruções escritas por meio de uma atividade prática que faça sentido para eles. Busca-se, também, fomentar habilidades sociais como trabalho em equipe, responsabilidade e o compartilhamento de tarefas, tão importantes no processo educativo, bem como a noção de sequência lógica, medida, e a importância da alimentação saudável.
O conteúdo deste plano de aula abrange a introdução à escrita e leitura por meio de uma aplicação prática - a criação e execução de uma receita. Os estudantes vão aprender sobre a estrutura de textos instrucionais como receitas, incluindo a lista de ingredientes e o passo a passo dos procedimentos. Adicionalmente, a atividade proporciona um contexto para discutir temas transversais como a alimentação saudável e o trabalho colaborativo.
Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', a atividade será realizada em duas fases: a elaboração da receita e a execução da mesma. Na primeira fase, os alunos serão estimulados a discutir e decidir sobre os ingredientes e o processo de criação da receita, promovendo a escrita colaborativa. Na execução, irão se organizar para preparar a receita, aplicando os conhecimentos adquiridos e seguindo as instruções elaboradas por eles, reforçando o aprendizado prático.
O plano de aula será realizado em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a parte teórica de elaboração da receita. Na segunda aula, será feita a parte prática com a preparação do lanche.
A avaliação será formativa e observacional, focando na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade. Será avaliado se os alunos conseguiram escrever e seguir as instruções da receita, além da colaboração e o engajamento no trabalho em equipe. O professor observará também a capacidade de associar a escrita ao contexto prático e a incorporação de novas palavras ao vocabulário dos estudantes.
Para esta atividade serão necessários materiais básicos de cozinha, ingredientes para a receita escolhida, papel, lápis de cor ou giz de cera, e cópias de exemplares de receitas simples para inspiração. O uso de aventais e material de limpeza são recomendados para garantir a higiene durante o preparo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula