Laboratório de Notícias

Desenvolvida por: Marilu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Jornalística no Ambiente Escolar

Neste plano de aula, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão imersos no universo jornalístico, transformando a sala de aula em um autêntico laboratório de notícias. Divididos em equipes, terão a tarefa de criar um pequeno jornal, que poderá ser tanto digital quanto impresso, envolvendo-se em todas as etapas do processo jornalístico. Isso incluirá desde a pesquisa de temas que possam ser de interesse local, nacional ou global, passando pela escrita, edição e diagramação das notícias, até a publicação do jornal. Uma ênfase especial será dada à aplicação correta de pronomes, advérbios e verbos, bem como à estruturação de frases e períodos, visando o aprimoramento das habilidades linguísticas dos alunos através da prática jornalística. A inclusão dos diferentes gêneros jornalísticos permitirá aos estudantes explorar diversas formas de expressão, preparando-os para a apresentação final de seu jornal, que será compartilhado com toda a comunidade escolar, estimulando assim, não apenas a integração entre os conhecimentos linguísticos e a prática jornalística, mas também a valorização do trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades comunicativas.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa engajar os alunos na exploração dos gêneros jornalísticos, promovendo o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, escrita, edição e colaboração. Através deste processo, os estudantes aplicarão na prática os conceitos linguísticos estudados em sala de aula, melhorando sua capacidade de estruturar frases e textos, além do uso adequado dos elementos gramaticais. Além disso, ao assumir os diversos papéis envolvidos na produção de um jornal, os alunos poderão desenvolver uma compreensão mais profunda dos meios de comunicação e sua importância na sociedade, estimulando a formação de cidadãos críticos e ativos na disseminação da informação.

  • Compreender e aplicar os diferentes gêneros jornalísticos na criação de um jornal.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, seleção e síntese de informações.
  • Praticar a escrita de notícias, considerando a correta utilização de pronomes, advérbios, verbos e a estruturação do texto.
  • Estimular o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades comunicativas.
  • Promover a integração entre teoria e prática, permitindo o contato direto com a prática jornalística.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo e a aplicação dos diferentes gêneros jornalísticos, enfatizando o desenvolvimento das habilidades linguísticas relacionadas à escrita jornalística. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de notícia, reportagem, artigo de opinião, entrevista, entre outros, aprendendo sobre as características específicas de cada um e como aplicá-los na criação do jornal. Além disso, serão abordados aspectos da gramática necessários para a produção textual, como o uso de pronomes, advérbios e verbos, e estratégias para a estruturação eficaz de frases e períodos.

  • Gêneros jornalísticos: notícia, reportagem, artigo de opinião, entrevista.
  • Estruturação textual: uso de pronomes, advérbios, verbos.
  • Elementos da notícia: o que é notícia, critérios de noticiabilidade.
  • Técnicas de entrevista e coleta de informações.
  • Processo de edição e revisão de textos jornalísticos.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', este plano de aula busca promover um ambiente de aprendizado interativo e participativo, onde os alunos são protagonistas de seu processo de aprendizagem. Trabalhando em equipes, eles passarão por todas as etapas da produção de um jornal, desde a concepção até a publicação. As atividades práticas incluem a pesquisa de temas, a escrita de artigos, a revisão linguística e a diagramação, permitindo que os estudantes apliquem os conceitos teóricos discutidos em sala de aula de forma prática e significativa. Esse enfoque não só reforça o aprendizado dos conteúdos programáticos, mas também desenvolve habilidades essenciais como colaboração, pensamento crítico e criatividade.

  • Divisão da turma em equipes responsáveis por diferentes seções do jornal.
  • Pesquisa de temas e seleção de informações relevantes.
  • Oficinas de escrita para desenvolvimento de notícias e artigos.
  • Sessões de revisão coletivas, focando na aplicação correta da gramática.
  • Atividades de diagramação e design do jornal, explorando formatos impressos e digitais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 8 aulas de 60 minutos cada, permitindo uma imersão profunda em cada etapa do processo jornalístico. Este cronograma está desenhado para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para explorar, pesquisar, escrever e editar suas contribuições para o jornal, além de promover discussões enriquecedoras e revisões construtivas em equipe.

  • Aula 1: Introdução aos gêneros jornalísticos e divisão das equipes.
  • Aula 2: Pesquisa de temas e planejamento das seções do jornal.
  • Aula 3: Oficina de escrita - foco em notícias e reportagens.
  • Aula 4: Continuação da oficina de escrita e início das entrevistas.
  • Aula 5: Revisão linguística dos textos produzidos.
  • Aula 6: Oficina de design e diagramação.
  • Aula 7: Finalização da edição e montagem do jornal.
  • Aula 8: Apresentação dos jornais e feedback coletivo.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará através de uma combinação de critérios qualitativos e quantitativos. Será considerada a participação ativa dos alunos durante todas as etapas do projeto, sua capacidade de trabalhar em equipe, o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como a qualidade jornalística e linguística dos textos produzidos. Além disso, será dada especial atenção à criatividade e originalidade das seções propostas por cada equipe para o jornal. Apresentações finais dos jornais proporcionarão uma oportunidade para que os alunos recebam feedback de seus colegas e professores, permitindo uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e os trabalhos desenvolvidos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet para pesquisas, computadores para a produção dos jornais digitais (caso optem pelo formato digital), materiais de escritório (papel, canetas, marcadores) para as etapas de brainstorming e planejamento, além de software de edição de texto e design gráfico. Também será necessário espaço adequado para a realização de entrevistas e trabalho em equipe, promovendo um ambiente colaborativo e criativo.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Software de edição de texto (ex.: Microsoft Word, Google Docs).
  • Software de design gráfico (ex.: Adobe InDesign, Canva).
  • Materiais de escrita e papel para brainstorming.
  • Câmera ou smartphones para gravação de entrevistas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo