A atividade 'Vem e Vai Pelo Mundo: Uma Roda Sobre Migração' é delineada para capacitar os alunos do 1º ano do Ensino Médio a compreenderem amplamente os processos migratórios ao longo da história, suas causas, efeitos e as complexidades relacionadas, inclusive questões étnicas e conflitos resultantes da xenofobia. Inicialmente, o professor fornecerá uma visão geral dos padrões migratórios históricos e contemporâneos, destacando eventos significativos que moldaram as sociedades globalmente. Seguindo isso, os alunos serão divididos em grupos representando diferentes continentes e participarão de uma Roda de Debate, onde discutirão as principais ondas migratórias afetadas pelos continentes representados, refletindo sobre motivações, consequências sociais, políticas, econômicas e enfrentamentos de atitudes xenófobas. O objetivo é promover um ambiente de aprendizado interativo e colaborativo, estimulando a reflexão crítica e a empatia ao explorar a diversidade e complexidade dos movimentos migratórios.
Os objetivos desta atividade estão centrados no desenvolvimento do raciocínio crítico, na capacidade de análise e síntese dos alunos em relação aos processos migratórios globais. Busca-se promover uma compreensão profunda das causas, efeitos, e desafios enfrentados por migrantes, incluindo a problemática da xenofobia. O papel da migração na formação das sociedades contemporâneas e o impacto nos continentes envolvidos serão explorados, visando a cultivar a empatia e o entendimento sobre as diversas realidades migratórias existentes.
Este plano abrange a história global das migrações, focando nas motivações econômicas, sociais e políticas por trás desses movimentos, além de seus impactos nas sociedades de origem e destino. Incluirá uma análise da xenofobia como uma resposta social aos fluxos migratórios. Através da metodologia ativa da Roda de Debate, os estudantes poderão examinar casos específicos de migração em diferentes continentes, proporcionando uma visão holística e diversificada dos processos migratórios.
Utilizaremos a metodologia ativa de Roda de Debate para estimular o engajamento dos alunos e promover um ambiente de aprendizado colaborativo. Inicialmente, a atividade inicia-se com uma exposição teórica pelo professor. Posteriormente, a divisão em grupos por continentes permite que os alunos assumam papéis ativos na pesquisa e apresentação de argumentos. Esta abordagem estimula a reflexão crítica, a argumentação baseada em evidências e a empatia ao se colocar na perspectiva dos migrantes.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação pelo professor e a preparação dos grupos. Na segunda aula, ocorrerá a Roda de Debate, seguida de uma discussão geral e síntese das descobertas.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as fases de preparação e condução do debate, assim como na qualidade da análise crítica demonstrada. Os critérios incluirão: compreensão e aplicação dos conceitos migratórios; habilidade de articulação de argumentos; respeito e empatia durante o debate; e contribuição para a síntese final das discussões. Feedback individual e coletivo será fornecido, incentivando a reflexão sobre as aprendizagens.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como material didático sobre migrações fornecido pelo professor, acesso à internet para pesquisa, além de ferramentas para a apresentação dos argumentos e discussão em grupo. Materiais visuais como mapas e gráficos serão essenciais para a contextualização e análise das informações.
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