Laboratório de Letras

Desenvolvida por: Catia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

Transformar a sala de aula em um laboratório de letras é uma proposta inovadora que consiste em utilizar blocos marcados com letras do alfabeto para que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental possam 'construir' palavras. Tal atividade propicia um exercício prático de alinhamento com o objetivo EF01LP05, permitindo que os estudantes reconheçam a escrita alfabética como uma representação dos sons da fala. Combinando letras para formar palavras, crianças terão a oportunidade de praticar não apenas a identificação de cada letra, conforme o objetivo EF01LP10, mas também desenvolver uma compreensão básica sobre formação de palavras e fonética. Essa proposta é desenhada para ser divertida, envolvente e altamente educativa, reforçando o aprendizado por meio da experimentação e manipulação física das letras, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o reconhecimento das diferentes letras do alfabeto, identificar suas formas e associá-las aos sons correspondentes da fala, fundamentando a compreensão básica de formação de palavras e fonética. Através desta proposta prática e interativa, pretende-se estimular o desenvolvimento da leitura e da escrita nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, além de oferecer um ambiente estimulante para a descoberta autônoma e colaborativa.

  • Reconhecer letras do alfabeto e identificar seus sons correspondentes
  • Praticar a combinação de letras para a formação de palavras
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita
  • Estimular o aprendizado autônomo e colaborativo
  • Utilizar a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos para a alfabetização

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP10: Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Conteúdo Programático

A atividade do Laboratório de Letras é fundamentada em importantes aspectos da aquisição da língua escrita, visando o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio do lúdico. A manipulação de blocos com letras permite que os alunos experimentem, de maneira concreta, a combinação de letras para formar palavras, facilitando a compreensão de conceitos fundamentais de fonética e ortografia.

  • Introdução à escrita alfabética
  • Reconhecimento e nomeação de letras
  • Construção de palavras simples
  • Noções básicas de fonética
  • Leitura de palavras formadas

Metodologia

Através da Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade propõe uma interação dinâmica e participativa, na qual os alunos serão incentivados a manipular blocos com letras para formar palavras. Orientados pelo professor, os alunos terão a oportunidade de explorar livremente as possibilidades de combinações, promovendo uma aprendizagem significativa e divertida. A metodologia ativa empregada visa maximizar o envolvimento e a colaboração entre os alunos.

  • Manipulação de blocos com letras para formação de palavras
  • Atividades em grupo para estimular a colaboração
  • Jogos e desafios para promover a aprendizagem lúdica
  • Discussões em classe para compartilhar aprendizados e descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas sessões de uma hora cada, totalizando duas horas de duração. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao conceito do Laboratório de Letras e receberão os blocos para começar a experimentação. Na segunda sessão, atividades mais estruturadas e desafios serão propostos para consolidar os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao Laboratório de Letras e manipulação livre dos blocos de letras.
  • Aula 2: Atividades estruturadas e desafios para formação de palavras.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, observando a participação, envolvimento e progresso de cada aluno no decorrer das sessões. Será dada atenção especial à habilidade de identificar letras, formar palavras e compreender as associações entre letras e sons. Feedbacks construtivos serão proporcionados para incentivar a melhoria contínua. Exemplos de sucesso na construção de palavras e colaboração entre os alunos também serão reconhecidos como indicadores de aprendizagem efetiva.

Materiais e ferramentas:

Para implementação desta atividade, serão necessários blocos de madeira ou plástico com letras do alfabeto impressas em uma das faces. Além disso, um espaço amplo na sala de aula será organizado para facilitar a manipulação dos blocos e a interação entre os alunos. Recursos adicionais incluem cartazes com o alfabeto e imagens de palavras para inspiração.

  • Blocos de madeira ou plástico com letras
  • Espaço de sala de aula preparado para atividade prática
  • Cartazes com alfabeto e imagens de palavras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo