Esta atividade propõe a confecção de um calendário coletivo em sala de aula, onde os alunos irão marcar e decorar as principais datas comemorativas da região Sul do Brasil, incluindo festas escolares e comunitárias predominantes na cultura sulista, como o Dia do Gaúcho e a Festa da Uva. Por meio de recortes, desenhos e textos, a atividade visa a diferenciar e contextualizar as comemorações na vida dos alunos e na cultura sulista, promovendo uma reflexão sobre a identidade cultural através do reconhecimento de datas significativas, embasando-se na habilidade EF01HI08. Esta experiência permitirá aos estudantes explorar as características únicas de sua região, valorizando e resgatando as tradições locais, além de fomentar a criatividade e o trabalho em equipe durante o processo de elaboração do calendário.
O objetivo desta atividade é propiciar aos alunos a oportunidade de conhecer e valorizar as tradições culturais e históricas do Sul do Brasil por meio da confecção de um calendário coletivo. Além de reconhecer a importância de datas comemorativas específicas da região, os educandos irão desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, expressão artística e reflexão sobre a significância dessas celebrações em seus contextos sociais e familiares. Os alunos também serão incentivados a compartilhar experiências pessoais relacionadas a essas datas, fortalecendo a identidade regional e a compreensão da diversidade cultural.
O conteúdo programático se volta para o estudo das principais datas comemorativas do Sul do Brasil, contemplando tanto festas populares como ocasiões específicas que marcam o calendário escolar e familiar dos alunos. Através dessa exploração, busca-se abranger o significado cultural, social e histórico de cada celebração, incentivando a pesquisa e o levantamento de informações sobre essas datas numa perspectiva que valorize a cultura regional.
Adotando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade engaja os alunos na construção ativa do conhecimento. Inicialmente, será feita uma breve introdução sobre a importância das datas comemorativas do Sul do Brasil. Em seguida, os alunos formarão grupos para pesquisar, discutir e selecionar as datas que irão compor o calendário. A confecção do calendário será prática, com os alunos utilizando recortes, desenhos e textos para representar cada comemoração. Este processo promoverá a colaboração, criatividade e reflexão crítica sobre a cultura regional.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução teórica e a pesquisa em grupo. Na segunda aula, será dedicada à confecção do calendário e à apresentação dos trabalhos.
A avaliação será formativa e contínua, observando o engajamento do aluno durante todo o processo de construção do calendário. Será avaliada a capacidade de pesquisa, cooperação entre os membros do grupo, criatividade na representação das datas, e a habilidade de expressar oralmente a importância de cada celebração escolhida durante a apresentação dos calendários. Feedback construtivo será oferecido para incentivar a reflexão sobre a aprendizagem e a valorização das tradições culturais estudadas.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais para confecção do calendário como papel grande para o calendário, papeis coloridos, revistas para recortes, tesouras, cola, canetinhas e lápis de cor. Além disso, a utilização de livros da biblioteca escolar e acesso à internet para pesquisa sobre as datas comemorativas serão essenciais para embasar o conteúdo do trabalho.
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