Detetives da Correspondência

Desenvolvida por: Lariss… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de cartas de reclamação

Nesta atividade, os alunos assumirão o papel de detetives ao explorar o universo das cartas de reclamação, desenvolvendo habilidades de leitura, interpretação e análise crítica. O professor iniciará a aula apresentando a estrutura básica de uma carta de reclamação, destacando seus elementos fundamentais como destinatário, remetente, introdução, desenvolvimento e conclusão. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão diferentes cartas de reclamação. Cada grupo deverá investigar sua carta, identificando o problema apresentado, o destinatário, os argumentos utilizados para sustentar a reclamação, e como o remetente solicita a mudança ou solução. Após a análise, cada grupo compartilhará suas descobertas com a turma, promovendo um debate enriquecedor sobre as diferentes estratégias persuasivas encontradas nas cartas. Esta atividade visa não apenas familiarizar os alunos com o gênero textual carta de reclamação mas também desenvolver suas habilidades argumentativas e de persuasão.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade envolvem capacitar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a ler e compreender cartas de reclamação de forma autônoma, identificando suas estruturas e elementos persuasivos chave. Pretende-se desenvolver habilidades críticas de análise textual, incentivar a expressão de opiniões fundamentadas e promover a interação colaborativa entre os alunos durante o processo de aprendizado. Esta atividade estimulará a capacidade dos alunos de argumentar e persuadir, habilidades essenciais em diversas esferas da vida.

  • Ler e interpretar cartas de reclamação com autonomia.
  • Identificar e analisar a estrutura e os elementos de uma carta de reclamação.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão.
  • Promover a interação e trabalho em equipe.
  • Incentivar a expressão de opiniões e o pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP10: Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi cuidadosamente planejado para abordar a estrutura e elementos das cartas de reclamação. Os alunos irão explorar a forma como estas cartas são organizadas, seus propósitos e como efetivamente apresentam uma reclamação. Além da análise estrutural, o programa visa desenvolver a compreensão dos alunos sobre como os argumentos são construídos para persuadir o destinatário, incentivando-os a refletir sobre a importância da argumentação convincente em situações do cotidiano.

  • Estrutura da carta de reclamação
  • Elementos de uma carta de reclamação
  • Estratégias persuasivas em textos argumentativos
  • Análise crítica de textos
  • Construção de argumentos

Metodologia

Esta atividade será conduzida utilizando metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos irão interagir diretamente com o material ao analisar as cartas de reclamação, trabalhando em equipe para identificar e discutir os elementos da carta. Essa abordagem prática permite que os alunos se engajem ativamente com o conteúdo, incentivando a aprendizagem colaborativa e a reflexão crítica. A roda de debate facilitará a troca de ideias e argumentos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

  • Análise em grupo de cartas de reclamação
  • Discussão em equipe sobre as estratégias persuasivas encontradas
  • Apresentação das descobertas e debate em classe
  • Simulação de escrita de uma carta de reclamação em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 5 horas, divididas em cinco aulas de 60 minutos.

  • Aula 1: Introdução às cartas de reclamação e revezamento dos elementos.
  • Aula 2: Distribuição das cartas e início da análise em grupos.
  • Aula 3: Continuação da análise e preparação para a apresentação das descobertas.
  • Aula 4: Apresentação das descobertas de cada grupo e início dos debates.
  • Aula 5: Conclusão dos debates e reflexão sobre o que foi aprendido.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação e engajamento dos alunos em todas as etapas da atividade. Serão avaliados a capacidade de leitura e interpretação das cartas, a colaboração e interação dentro do grupo durante a análise e debate, bem como a qualidade das argumentações utilizadas nas apresentações. Será valorizada a habilidade de os alunos expressarem suas opiniões de forma coerente e fundamentada. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do processo para estimular o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários diversos recursos, como cópias de cartas de reclamação, quadro branco ou flip-chart para anotações durante as apresentações e debates, acesso à internet para pesquisa de exemplos adicionais se necessário, e materiais de papelaria como canetas, lápis e papel para os alunos registrarem suas análises e observações.

  • Cópias de cartas de reclamação
  • As cópias das cartas de reclamação podem ser encontradas em livros didáticos, sites de apoio pedagógico, bancos de atividades escolares online ou podem ser produzidas pelo próprio professor a partir de exemplos encontrados em revistas, jornais ou sites de consumidores. Também é possível solicitar exemplos de cartas de reclamação em empresas e organizações, como forma de tornar a atividade mais contextualizada e próxima da realidade dos alunos.

  • Quadro branco ou flip-chart
  • Acesso à internet
  • Materiais de papelaria (canetas, lápis, papel)

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