Desafio dos Medidores

Desenvolvida por: Elisân… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Medidas e Grandezas

O Desafio dos Medidores é uma atividade prática e divertida projetada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, centrada na exploração de medidas de comprimento por meio da aplicação de unidades de medida não padronizadas e padronizadas. Nesta atividade, os alunos serão agrupados e receberão a tarefa de estimar e posteriormente medir as dimensões de diversos objetos encontrados na sala de aula, utilizando tanto instrumentos de medida padronizados como não padronizados. Este exercício visa não apenas a familiarização dos alunos com conceitos de medida, mas também o desenvolvimento de habilidades de estimativa, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Ao final, cada grupo discutirá suas descobertas, confrontando as estimativas iniciais com as medidas reais e refletindo sobre a importância da escolha apropriada das unidades de medida. Este exercício além de ser uma aplicação prática dos conteúdos teóricos, promove uma importante interação entre os alunos, estimulando a comunicação, a colaboração e o pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade Desafio dos Medidores tem como principal objetivo proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática e significativa sobre medidas de comprimento, utilizando tanto unidades de medida padrão quanto não padrão. Pretende-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de estimar medidas de forma razoável antes de realizar as medições, compreender e aplicar diferentes unidades de medida conforme apropriado, e reconhecer a importância da precisão na medição. Além dos objetivos cognitivos, esta atividade também visa desenvolver habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e resolução de problemas em grupo.

  • Desenvolver habilidades de estimativa de medidas.
  • Familiarizar-se com unidades de medida padronizadas e não padronizadas.
  • Compreender a importância da escolha da unidade de medida apropriada.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Aplicar conhecimentos matemáticos em situações práticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03MA18: Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.
  • EF03MA19: Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.
  • EF03MA22: Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

Conteúdo Programático

Este plano de aula enfoca unidades de medida de comprimento, estimativa e precisão na medição. Através da prática de estimar e medir objetos reais na sala de aula, os alunos entenderão como escolher adequadamente a unidade e o instrumento para a medição, aprenderão a importância da precisão nas medições cotidianas e desenvolverão a habilidade de trabalhar colaborativamente em desafios práticos.

  • Unidades de medida não padronizadas e padronizadas.
  • Técnicas de estimativa de medidas.
  • Comparação e discussão sobre precisão de medições.
  • Aplicação de conhecimentos matemáticos em contexto prático.

Metodologia

Para o Desafio dos Medidores, adotaremos metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para estimar, medir e discutir as medidas, promovendo uma imersão completa no processo de aprendizagem. Esta abordagem incentiva a exploração, o questionamento e a reflexão crítica, elementos chave para a assimilação efetiva do conhecimento.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para promover o trabalho em equipe.
  • Utilização de objetos da sala de aula para medida utilizando diferentes unidades.
  • Discussão em grupo para estimar medidas antes da medição.
  • Comparação de estimativas com medidas reais e discussão sobre a precisão.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos, proporcionando tempo adequado tanto para a exploração prática das medições quanto para as discussões em grupo e compartilhamento das descobertas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de medida e divisão dos alunos em grupos. Discussão inicial sobre unidades de medida e início das atividades práticas de estimativa e medida.
  • Aula 2: Continuação das medições, discussões em grupo sobre as descobertas. Apresentação dos resultados de cada grupo e reflexão coletiva sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da observação do desempenho dos grupos durante as tarefas de estimativa, medição e discussão. Será valorizada a capacidade de trabalhar em equipe, a precisão das estimativas frente às medidas reais, o uso apropriado das unidades de medida e a participação nas discussões. Além disso, a reflexão final com o compartilhamento das experiências e aprendizados individuais e coletivos será um componente essencial da avaliação, promovendo um entendimento mais profundo dos conceitos explorados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização do Desafio dos Medidores, serão necessários recursos simples e acessíveis, como fitas métricas, réguas, e objetos diversos da sala de aula para serem medidos. Além disso, fazer uso de cronômetros ou relógios para marcar o tempo das atividades pode ajudar a gerenciar a dinâmica em sala de aula.

  • Régua, fita métrica e outros instrumentos de medida.
  • Objetos variados da sala de aula para serem medidos.
  • Relógios ou cronômetros para controle de tempo.
  • Quadro-branco ou flipchart para registro das estimativas e medidas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo