Criadores de Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Formação de Palavras

Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar, de maneira lúdica, o processo de formação de palavras utilizando cartas com sílabas iniciais, médias e finais. O objetivo é permitir que os estudantes pratiquem a habilidade de segmentar palavras em sílabas, além de remover e substituir sílabas para criar novas palavras, em conformidade com as habilidades EF02LP02 e EF02LP03 da BNCC. A atividade será orientada pela metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando a participação ativa dos alunos neste processo criativo. Eles serão desafiados a combinar as sílabas de forma que não apenas criem palavras existentes, mas também pratiquem as correspondências regulares diretas e contextuais entre letras e fonemas. Ao final da atividade, os alunos terão a chance de ler as palavras que criaram para a classe, recebendo pontos por cada palavra válida, promovendo assim o reconhecimento do seu esforço e a motivação pelo aprendizado. Esta prática visa aprofundar a compreensão sobre a formação de palavras, estimulando a criatividade, a habilidade de leitura e escrita, e a colaboração entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fortalecer a compreensão sobre a formação de palavras através da manipulação de sílabas, incentivando o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Além de promover a capacidade de análise linguística através da remoção e substituição de sílabas para formar novas palavras, a atividade tem como metas estimular a reflexão sobre as correspondências fonéticas regulares e contextuais e fortalecer o vínculo entre os sons e suas representações gráficas nas palavras. Espera-se que, por meio desta prática, os alunos possam desenvolver não apenas habilidades linguísticas essenciais, mas também fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração entre pares, aspectos fundamentais para o sucesso educacional na área de Língua Portuguesa.

  • Compreender e aplicar a segmentação de palavras em sílabas.
  • Praticar a remoção e substituição de sílabas para criar novas palavras.
  • Identificar e utilizar as correspondências regulares diretas entre letras e fonemas.
  • Explorar as correspondências regulares contextuais na formação de palavras.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma lúdica e interativa.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abordará conceitos fundamentais relacionados à leitura, escrita e análise linguística no contexto do 2º ano do Ensino Fundamental. Os alunos irão explorar a estrutura das palavras de maneira ativa e participativa, por meio da identificação e manipulação de sílabas, praticando diretamente as habilidades de ler e escrever palavras com correspondências fonéticas regulares, tanto diretas quanto contextuais. Além de aplicar esses conceitos em exercícios práticos, os estudantes serão estimulados a refletir sobre a natureza arbitrária e sistemática da linguagem escrita, promovendo uma compreensão mais aprofundada dos mecanismos de formação de palavras na língua portuguesa.

  • Segmentação de palavras em sílabas.
  • Remoção e substituição de sílabas para formação de palavras.
  • Correspondências regulares diretas e contextuais entre letras e fonemas.
  • Prática de leitura e escrita através de jogos e atividades interativas.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será o eixo central desta atividade, promovendo um ambiente de ensino dinâmico e participativo. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão cartas com sílabas variadas, com as quais irão experimentar a combinação de diferentes estruturas silábicas para formar palavras. Esta metodologia permite o envolvimento ativo dos alunos no aprendizado, estimulando a exploração, a descoberta e a resolução de problemas de maneira colaborativa. A gamificação incorporada facilita a compreensão dos conceitos linguísticos de maneira divertida e envolvente, incentivando a participação efetiva de todos os estudantes no processo educacional.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em grupo
  • Manipulação física de cartas com sílabas
  • Competição saudável através de pontos por palavras válidas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos, proporcionando tempo suficiente para explicação das regras, formação dos grupos, execução da atividade prática e compartilhamento das palavras criadas ao final.

  • Aula 1 - 60 minutos: Execução da atividade Criadores de Palavras Mágicas.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na criatividade e na capacidade de criar palavras válidas a partir das sílabas fornecidas. Cada palavra válida formada pelo aluno lhe renderá pontos, que serão somados ao final da atividade. A leitura das palavras criadas para a classe também será parte integrante da avaliação, permitindo observar a fluência e a confiança na leitura. Além disso, a interação e colaboração entre os alunos durante o processo de criação das palavras serão consideradas, valorizando o trabalho em equipe e a aprendizagem colaborativa. Será importante observar a aplicação das correspondências fonéticas regulares na formação das palavras, bem como a criatividade na criação de novas palavras dentro das regras estabelecidas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e de fácil acesso, sendo o principal deles um conjunto de cartas contendo sílabas variadas. Adicionalmente, poderão ser utilizados materiais de apoio como quadro-negro ou quadro branco, marcadores, folhas de papel e lápis para anotações durante a atividade. A preparação das cartas com sílabas antes da aula será essencial para o bom andamento da atividade. A escolha de um ambiente espaçoso e adequado para a formação de pequenos grupos facilitará a interação entre os alunos e a dinâmica do jogo.

  • Conjunto de cartas com sílabas iniciais, médias e finais.
  • Quadro-negro ou branco e marcadores.
  • Papel e lápis para anotações.
  • Espaço físico adequado para atividade em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo