Repórter por um Dia

Desenvolvida por: Giurla… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e Mídias

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se transformarão em jovens repórteres, com a missão de criar uma notícia impressa sobre um acontecimento recente na escola ou na comunidade local. Essa experiência permitirá que os estudantes passem pelo processo de coleta de informações, realização de entrevistas com as pessoas envolvidas e a redação de uma notícia que observe as características específicas do gênero jornalístico, como a utilização do verbo no tempo presente, elaboração do lide, progressão textual com detalhamento dos fatos em ordem decrescente de importância e a precisão lexical. Para enriquecer o trabalho, cada grupo será incentivado a usar smartphones ou câmeras fornecidas pela escola para capturar imagens que ilustrem e complementem suas notícias, fomentando a integração entre texto e recursos visuais típicos das mídias impressas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de coleta de informações e entrevista, estimular a capacidade de redação no gênero jornalístico e promover a integração entre texto e imagem, respeitando as características específicas da notícia. Através dessa prática, os alunos aprenderão a elaborar textos jornalísticos com clareza, coesão e precisão, utilizando recursos tecnológicos modernos para complementar as informações textuais com imagens relevantes. Essa experiência também objetiva fomentar a colaboração entre os alunos, a investigação ativa e o pensamento crítico, aspectos fundamentais para formar cidadãos conscientes e informados.

  • Desenvolver habilidades de coleta e síntese de informações.
  • Praticar a redação de textos jornalísticos seguindo suas normas e estruturas específicas.
  • Promover a integração entre texto e imagem para a produção de notícias impressas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Empregar recursos tecnológicos como smartphones e câmeras para capturar imagens que ilustrem os textos produzidos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático incluirá estudo das características do gênero jornalístico, focando na estrutura da notícia. Iremos explorar como escrever um lide eficaz, o uso do verbo no tempo presente, a ordenação dos fatos por relevância e a precisão lexical. Também abordaremos técnicas básicas de entrevista e coleta de informações, e como selecionar e integrar imagens para complementar visualmente as notícias. A atividade proporcionará um aprendizado prático e teórico, preparando os alunos para a produção de seus próprios textos jornalísticos.

  • Estrutura e características do texto de notícia.
  • Técnicas de entrevista e coleta de informações.
  • Redação jornalística: lide, uso do verbo no tempo presente, ordenação dos fatos.
  • Seleção e integração de recursos visuais em notícias.
  • Ética jornalística e responsabilidade da informação.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', promovendo o aprendizado por meio da prática e da experiência direta. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para simular uma redação jornalística, onde cada grupo executará todas as etapas de produção de uma notícia, desde a coleta de informações até a montagem do texto final com imagens. Essa abordagem prática é complementada por momentos de instrução teórica breve para introduzir cada etapa da atividade, seguida por discussões em grupo para aprofundar o entendimento e resolver desafios comuns.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos
  • Instrução teórica sobre estrutura de notícias
  • Prática de coleta de informações e entrevistas
  • Redação da notícia seguindo os padrões jornalísticos
  • Seleção e edição de imagens para acompanhamento do texto

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, após breve instrução teórica sobre a estrutura de uma notícia e técnicas de entrevista, os alunos começarão a coleta de informações e realizarão as entrevistas. Na segunda aula, os grupos redigirão suas notícias e selecionarão as imagens, finalizando a composição da notícia para apresentação.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo e início da coleta de informações.
  • Aula 2: Redação das notícias e seleção de imagens.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade da notícia produzida por cada grupo, considerando a adequação ao gênero jornalístico, a coesão e coerência do texto, a precisão das informações, a eficiência da integração do texto com as imagens e a originalidade da abordagem do evento ou tema escolhido. Será dado um feedback construtivo para cada grupo, focando nos pontos fortes da notícia e sugerindo melhorias para futuras atividades. A participação individual durante as fases de coleta de informações e redação também será levada em conta.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos os seguintes recursos: smartphones ou câmeras digitais para a captura de imagens, computadores com acesso à Internet para pesquisas complementares, cadernos ou blocos de notas para anotações durante entrevistas e coleta de informações e softwares de edição de texto para redação das notícias. A combinação desses recursos permitirá aos alunos uma experiência completa de produção jornalística.

  • Smartphones ou câmeras digitais
  • Computadores com acesso à Internet
  • Cadernos ou blocos de notas
  • Softwares de edição de texto

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo