Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio irão embarcar em uma jornada prática dentro da geometria espacial, tendo a oportunidade de aplicar conceitos teóricos na construção de modelos 3D utilizando materiais recicláveis. Serão formadas equipes, e cada uma ficará responsável por construir um tipo diferente de sólido geométrico (cubo, cilindro, cone, esfera), utilizando recursos como papelão, garrafas PET e jornais. Após a construção dos modelos, os grupos apresentarão suas criações à turma, destacando as características geométricas de cada sólido, tais como o número de faces, vértices e arestas, além de realizar o cálculo da área superficial e do volume. Esta atividade não apenas incentiva o trabalho em equipe e a criatividade, mas também promove uma compreensão mais aprofundada dos conceitos geométricos, através de uma abordagem prática e engajadora.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda dos conceitos de geometria espacial, por meio da aplicação prática. Os estudantes desenvolverão habilidades não só em matemática, mas também em trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, a atividade visa promover a consciência ambiental, incentivando o uso de materiais recicláveis.
O programa abordará conceitos fundamentais da geometria espacial, incluindo a classificação de sólidos geométricos, cálculo de área superficial e volume. A execução prática permitirá uma assimilação efetiva dos conceitos teóricos discutidos em sala de aula, estimulando a observação, análise e síntese por parte dos alunos.
Adotaremos uma abordagem de metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Eles participarão ativamente na construção de modelos sólidos geométricos, aplicando conceitos matemáticos de forma prática. As atividades serão realizadas em grupo para fomentar o trabalho em equipe, a discussão e o compartilhamento de ideias.
A carga horária total é de 2 horas, divididas em 2 aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os conceitos serão introduzidos e os materiais distribuídos. A construção dos modelos iniciará. Na segunda aula, os alunos finalizarão os modelos e realizarão as apresentações.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na correção e aplicação dos conceitos geométricos na construção dos modelos, e na qualidade e criatividade das apresentações. Será dada atenção especial à capacidade de trabalhar em equipe, à aplicação correta das fórmulas de cálculo de área e volume, e à apresentação clara dos conceitos. Exemplos específicos de critérios incluem a precisão geométrica dos modelos, a coerência e clareza durante a apresentação, e a utilização eficiente dos materiais recicláveis.
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais recicláveis variados, como papelão, garrafas PET, jornais, além de cola, tesouras, fita adesiva e régua. Material para anotação e cálculo, como lápis, borracha, calculadora e papel milimetrado, também será utilizado. Essa seleção de recursos reforça a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de materiais no processo educativo.
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