Minha Linha do Tempo

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Autobiografia e Marcadores Temporais

Esta atividade, destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, foca em explorar a construção de linhas do tempo pessoais, utilizando fotografias, desenhos e recortes que representem momentos significativos na vida dos alunos. Começando desde o nascimento até o presente, os estudantes terão a oportunidade de selecionar eventos marcantes e organizá-los em uma sequência cronológica, criada por eles mesmos. Ao realizar tal tarefa, eles não apenas estarão trabalhando com conceitos como datas importantes e períodos significativos mas também estarão estimulando a reflexão sobre suas próprias histórias e entendendo melhor a sequência dos acontecimentos. Esta atividade permitirá que eles usem criatividade e pensamento crítico para estruturar eventos de forma lógica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática sobre o conceito de tempo e sequência temporal, por meio da criação de uma linha do tempo pessoal. Ao selecionarem momentos significativos de suas vidas para representar visualmente, os alunos trabalharão habilidades como identificação e utilização de marcadores de tempo, além de estimular a reflexão sobre a importância de cada evento escolhido. Este exercício visa também fomentar o desenvolvimento da capacidade de organização e planejamento, ao exigir que os alunos determinem a sequência correta dos acontecimentos e a representem de maneira criativa. Além disso, espera-se promover a valorização da história pessoal e coletiva, proporcionando um espaço para compartilhamento entre os colegas.

  • Entender o conceito de linha do tempo e sua importância para organizar eventos históricos de forma sequencial.
  • Identificar e selecionar eventos significativos de suas vidas para inclusão na linha do tempo.
  • Desenvolver habilidades de organização ao determinar a sequência correta dos eventos escolhidos.
  • Utilizar criatividade na representação visual dos eventos por meio de fotografias, desenhos ou recortes.
  • Promover a reflexão e valorização da história pessoal e a compreensão do tempo como elemento estruturador de narrativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02HI05: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
  • EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
  • EF02HI09: Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

Conteúdo Programático

No decorrer desta atividade, os alunos irão explorar diversos aspectos relacionados à noção de tempo e sua representação por meio de linhas do tempo pessoais. Abordará a escolha de eventos significativos, a reflexão sobre a passagem do tempo, a importância dos marcadores temporais e a criatividade na forma de registro desses eventos. Também será um momento para que os alunos possam discutir o valor sentimental e histórico dos objetos e documentos que representam suas memórias.

  • Conceito de linha do tempo e sua importância histórica
  • Marcadores de tempo: datas importantes e períodos significativos
  • Seleção e representação de eventos pessoais significativos
  • Atividade prática: Criação da linha do tempo pessoal
  • Reflexão sobre a história pessoal e a noção de temporalidade

Metodologia

A atividade será conduzida seguindo a metodologia ativa 'Mão-na-massa', na qual os alunos terão um papel ativo na construção de seu aprendizado. Inicialmente, será realizada uma breve explanação sobre o que é uma linha do tempo e sua importância. Em seguida, os alunos serão incentivados a refletir sobre seus momentos significativos e como gostariam de representá-los. A construção das linhas do tempo será realizada de forma individual, fomentando a autonomia e a expressão pessoal. Ao longo do processo, o professor atuará como um facilitador, auxiliando os alunos em suas dúvidas e na organização de suas ideias.

  • Introdução ao conceito de linhas do tempo
  • Reflexão e seleção de eventos pessoais significativos
  • Construção individual das linhas do tempo
  • Socialização das linhas do tempo e compartilhamento das histórias
  • Discussão sobre o valor dos documentos e objetos pessoais na preservação da história

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 4 horas. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e começaremos o processo de reflexão e seleção dos eventos. Na segunda aula, os alunos darão início à construção de suas linhas do tempo. Nas duas últimas aulas, os alunos finalizarão as linhas do tempo e, posteriormente, haverá uma apresentação e discussão sobre os trabalhos realizados.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de linha do tempo e início da seleção de eventos
  • Aula 2: Continuação da seleção de eventos e início da construção da linha do tempo
  • Aula 3: Finalização da construção das linhas do tempo
  • Aula 4: Apresentação e discussão das linhas do tempo criadas pelos alunos

Avaliação

A avaliação da atividade será processual e formativa, levando em conta o engajamento dos alunos e a reflexão demonstrada ao longo da atividade. Será dada especial atenção ao esforço de selecionar eventos significativos, à organização e criatividade na montagem da linha do tempo, bem como à capacidade de reflexão e compartilhamento durante a apresentação. A avaliação considerará igualmente a participação no debate, reconhecendo a contribuição de cada aluno na construção coletiva do conhecimento sobre a importância da preservação da memória pessoal e coletiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples e acessíveis, promovendo uma abordagem 'Mão-na-massa'. Fotografias, revistas para recortes, papel grande para as linhas do tempo, canetas, lápis, cola e tesouras serão os recursos principais. O uso de computadores ou tablets, se disponíveis, pode enriquecer a atividade permitindo a pesquisa de imagens ou eventos históricos relevantes para cada aluno.

  • Fotografias pessoais
  • Revistas para recortes
  • Papel em rolo ou cartolina
  • Canetas, lápis de cor e marcadores
  • Cola e tesouras
  • Computadores ou tablets (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo