Conversas Infográficas

Desenvolvida por: Évilly… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de Texto e Comunicação

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participarão de uma experiência de aprendizado interativa e colaborativa com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura, interpretação de texto, comunicação eficaz e respeito mútuo em situações de diálogo. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para analisar infográficos variados, escolhendo um para discutir. Essa discussão deverá incentivar o levantamento de questões, a exposição de conhecimentos prévios dos alunos e a partilha de curiosidades sobre o tema tratado no infográfico selecionado. Ao promover uma discussão estruturada, os alunos aprenderão a respeitar os turnos de fala e a selecionar formas de tratamento apropriadas, de acordo com a situação apresentada no infográfico e o contexto da conversa entre colegas. Essa atividade será guiada pela Aprendizagem Baseada em Jogos, oferecendo uma experiência lúdica e educativa focada na interpretação de textos infográficos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma oportunidade rica para desenvolver e aprimorar habilidades fundamentais em leitura, interpretação de texto e comunicação verbal. Através da análise e discussão de infográficos, espera-se que os alunos sejam capazes de localizar informações explícitas e fazer uso eficaz do diálogo, praticando o respeito pelos turnos de fala e a seleção de formas de tratamento adequadas em diferentes situações de comunicação. Isso se alinha ao desenvolvimento de competências essenciais para a alfabetização multimodal, o pensamento crítico e a expressão clara de ideias e opiniões.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de infográficos
  • Praticar a comunicação eficaz e respeitosa em grupo
  • Aprender a respeitar os turnos de fala durante uma discussão
  • Utilizar formas de tratamento adequadas em diferentes situações de comunicação
  • Estimular a curiosidade e o compartilhamento de conhecimentos prévios entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP11: Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

Conteúdo Programático

Esse projeto pedagógico está alinhado ao currículo nacional e busca desenvolver competências de leitura e interpretação textual, comunicação e respeito às normas de convívio social. Ao trabalhar com infográficos, os alunos serão expostos a uma diversidade de temas e formatos de representação de informações, fomentando o desenvolvimento da alfabetização visual e digital, essenciais no mundo contemporâneo.

  • Interpretação de texto e identificação de informações explícitas em infográficos
  • Comunicação eficaz e formas de tratamento apropriadas em conversas
  • Regras de conversação, incluindo turnos de fala e escuta ativa
  • Construção de conhecimento coletivo a partir da partilha de informações e opiniões

Metodologia

A atividade será estruturada com uma abordagem da Aprendizagem Baseada em Jogos, propiciando um ambiente dinâmico e interativo. Inicialmente, os alunos serão apresentados a uma variedade de infográficos sobre temas diversos. Após a formação de grupos, cada um escolherá um infográfico para focar. A discussão em grupo sobre o infográfico selecionado será o principal mecanismo para alcançar os objetivos de aprendizagem, incentivando os alunos a tomar turnos, compartilhar conhecimentos e questionamentos. Esta metodologia ativa permite que os alunos sejam protagonistas de sua aprendizagem, favorecendo o engajamento e a retenção de conhecimento.

  • Formação de grupos e escolha de infográficos
  • Discussão guiada em grupos sobre os temas dos infográficos
  • Utilização de questionamentos para promover o pensamento crítico
  • Compartilhamento de curiosidades e conhecimentos prévios
  • Promoção de um ambiente de respeito e escuta ativa

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração de 1 hora, dividida em etapas para maximizar a participação dos alunos e o alcance dos objetivos pedagógicos.

  • Aula 1 da atividade: Introdução à atividade e divisão em grupos, seleção e discussão dos infográficos, conclusão e compartilhamento dos aprendizados.

Avaliação

A avaliação será formativa, com foco no engajamento dos alunos, na capacidade de localizar informações nos infográficos, na eficácia da comunicação em grupo e no respeito pelos turnos de fala. Durante a discussão de grupo, o professor observará e anotará pontos relevantes sobre a participação dos alunos, como seu envolvimento na atividade, a qualidade das intervenções, a capacidade de escuta e o uso adequado das formas de tratamento em diferentes contextos. Feedbacks construtivos serão fornecidos para fomentar o desenvolvimento contínuo dessas habilidades.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem uma seleção diversificada de infográficos impressos ou digitais, de fácil compreensão para alunos do 3º ano, envolvendo temas apropriados para a idade. Além disso, será utilizado um espaço que permita a formação de pequenos grupos e a discussão amigável entre os alunos, bem como materiais de escrita para anotações durante a atividade.

  • Infográficos impressos ou digitais diversos
  • Espaço adequado para formação de grupos
  • Materiais de escrita para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo