Construtores de Croquis: Decifrando o Território

Desenvolvida por: Josile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Percepção Espacial e Relações Humanas

Na atividade 'Construtores de Croquis: Decifrando o Território', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a aplicar seus conhecimentos sobre espaço geográfico e relações humanas, criando croquis esquemáticos do entorno da escola ou de seus bairros. Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os grupos de alunos irão pesquisar, observar e coletar dados sobre diferentes elementos sociais, culturais e políticos presentes em sua comunidade, como áreas residenciais, comerciais, locais de lazer e espaços públicos. Após a coleta de informações, cada grupo criará um croqui esquemático, representando graficamente o que foi observado e destacando a distribuição espacial desses elementos. Esta atividade visa não apenas desenvolver a percepção espacial dos alunos, mas também promover uma reflexão crítica sobre as desigualdades e diversidades existentes no espaço geográfico, reconhecendo-o como um produto das relações e intervenções humanas. Esta experiência prática enriquece a compreensão dos estudantes sobre como o espaço geográfico é organizado e modificado, levando-os a entender a importância da geografia em seu cotidiano e na sociedade como um todo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade são estimular a capacidade dos alunos de observar, analisar e representar espaços geográficos a partir da criação de croquis esquemáticos, promover o entendimento de como elementos sociais, culturais e políticos se distribuem no espaço e influenciam a organização do território, e fomentar uma visão crítica sobre as desigualdades e diversidades presentes. Queremos que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa de campo, trabalho em equipe e apresentação de dados, além de valorizarem a geografia como ciência fundamental para a compreensão das dynamics socioespaciais.

  • Desenvolver a percepção espacial e a capacidade analítica dos alunos sobre o espaço geográfico.
  • Promover a habilidade de representar graficamente, através de croquis, a distribuição espacial de elementos diversos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as desigualdades e diversidades presentes no espaço geográfico.
  • Fomentar o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa de campo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09GE14: Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Conteúdo Programático

A atividade compreende o estudo do espaço geográfico como um conjunto de relações entre diferentes elementos sociais, culturais e políticos. A análise do entorno da escola ou do bairro permite aos alunos aplicar conceitos geográficos, perceber a interação entre o ser humano e o espaço, além de identificar e refletir sobre aspectos de desigualdade e diversidade presentes no território. Através desta prática, os alunos ganham uma visão integrada e complexa do espaço geográfico, compreendendo melhor o mundo em que vivem.

  • Percepção espacial e representação do espaço
  • Elementos sociais, culturais e políticos no espaço geográfico
  • Distribuição espacial e organização do território
  • Desigualdades e diversidades no espaço geográfico
  • Metodologia de pesquisa de campo e elaboração de croquis

Metodologia

A atividade será conduzida por meio da Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos, organizados em grupos, irão explorar o entorno escolar ou seus bairros para coletar dados. Esta coleta será orientada por um conjunto de critérios previamente definidos, engajando os alunos em uma caça ao tesouro educativa. Posteriormente, os dados coletados serão utilizados para elaborar croquis esquemáticos, promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa. Reforçaremos a importância da discussão em grupo para a interpretação dos espaços estudados, levando em conta aspectos sociais, culturais e políticos.

  • Discussões em grupo para compartilhar observações
  • Pesquisa de campo no entorno da escola ou no bairro
  • Elaboração de croquis esquemáticos em grupo
  • Apresentação e debate dos croquis criados
  • Reflexão sobre as observações e conclusões do grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, divididas em etapas que incluem preparação, pesquisa de campo, elaboração dos croquis e discussão em classe. Na primeira aula, os alunos serão organizados em grupos e receberão instruções para a coleta de dados. Na segunda aula, os grupos concluirão seus croquis e os apresentarão para a classe, seguido de uma reflexão conjunta sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Orientações e início da pesquisa de campo
  • Aula 2: Elaboração dos croquis e discussão

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, na qualidade e precisão dos croquis esquemáticos elaborados, bem como na profundidade das análises e discussões realizadas pelos grupos sobre as desigualdades e diversidades identificadas. A capacidade de trabalhar em equipe, o envolvimento na pesquisa de campo e a apresentação dos resultados também serão considerados critérios importantes. Exemplos específicos serão discutidos em sala para orientar os alunos em como suas contribuições serão avaliadas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como mapas locais para referência inicial, materiais para desenho (papel, lápis, canetas coloridas, régua), dispositivos de gravação para documentar as observações durante a pesquisa de campo (câmeras fotográficas, gravadores de áudio ou smartphones) e acesso à internet para pesquisas complementares. Estes recursos são essenciais para apoiar a coleta de dados, a elaboração dos croquis e a discussão final dos resultados.

  • Mapas locais
  • Materiais para desenho (papel, lápis, canetas coloridas, régua)
  • Dispositivos de gravação (câmeras fotográficas, gravadores de áudio, smartphones)
  • Acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo