Esta atividade pedagógica tem como finalidade oferecer aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar a evolução dos ofícios e profissões ao longo da história, desde a Idade Média até a contemporaneidade, focando na era digital. Através de uma pesquisa prévia realizada em casa, seguida de uma Roda de Debate em classe, os estudantes irão investigar as transformações nas formas de trabalho e seu impacto na organização social e cultural. A atividade permitirá debates sobre mudanças tecnológicas, evolução dos mercados de trabalho, além de reflexões sobre como essas transformações redefinem o papel do trabalho na sociedade e na cultura.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos compreendam as transformações históricas nas formas de trabalho e seu impacto na organização social e cultural. Almeja-se que, ao investigar diferentes ofícios e profissões, desde os artesãos medievais até os influenciadores digitais da era atual, os estudantes desenvolvam habilidades analíticas críticas sobre a evolução do trabalho e reflitam sobre a influência das mudanças tecnológicas no mercado de trabalho e na definição de novos papéis sociais.
O conteúdo programático abrange uma ampla gama de períodos históricos, enfatizando as transformações significativas no mundo do trabalho. Destaca-se a transição dos artesãos medievais para os trabalhadores industriais, até a emergência dos profissionais da era digital. Além disso, aborda-se o impacto das inovações tecnológicas e das mudanças econômicas na redefinição dos papéis de trabalho e na organização social.
A metodologia ativa será central nessa atividade, promovendo a Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate. Os alunos serão incentivados a realizar pesquisas em casa, sendo orientados a investigar o tema proposto de forma autônoma. Posteriormente, em sala de aula, compartilharão seus achados e participarão ativamente na Roda de Debate, fomentando uma aprendizagem colaborativa e crítica.
A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos compartilharão suas pesquisas e prepararão seus argumentos para o debate. Na segunda sessão, ocorrerá a Roda de Debate, quando os alunos terão a oportunidade de expor e discutir seus pontos de vista.
A avaliação será baseada na participação, na profundidade da pesquisa realizada e na qualidade dos argumentos apresentados durante o debate. Serão considerados a clareza, a relevância, a consistência das informações trazidas pelos alunos, assim como sua capacidade de dialogar respeitosamente com os pontos de vista dos colegas. Exemplos de argumentos bem-construídos, bem como a habilidade de estabelecer conexões entre diferentes períodos históricos e compreender as implicações sociais e culturais das transformações no trabalho, serão especialmente valorizados.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, para que os alunos realizem suas pesquisas em casa, além de materiais para anotações e preparação para o debate em sala de aula. O professor pode fornecer uma lista de sugeridos sites, artigos e livros como ponto de partida para as pesquisas. Além disso, é recomendável o uso de um quadro em sala de aula para registrar os principais pontos discutidos no debate.
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