Exploradores do Bairro

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Explorando o entorno da escola

Nesta atividade prática de Geografia, denominada 'Exploradores do Bairro', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se tornarem pequenos exploradores, realizando uma saída de campo pelo entorno da escola. A atividade se propõe a identificar os diferentes tipos de espaços, como áreas comerciais, residenciais e de lazer, além de observar as características desses locais e como as pessoas interagem com esses ambientes. Isso permitirá aos estudantes desenvolver uma compreensão prática e real das áreas que compõem seu cotidiano. Após a saída de campo, em sala de aula, cada criança será convidada a desenhar um mapa do trajeto realizado, destacando os pontos e espaços que mais lhe chamaram atenção. Essa iniciativa visa desenvolver as habilidades de orientação espacial e reconhecimento das paisagens locais, estimulando a observação, análise crítica e representação gráfica do espaço vivido e percorrido.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver a percepção espacial e a capacidade de orientação dos alunos, além de promover o reconhecimento das diferentes funções dos espaços urbanos no entorno da escola. Busca-se, com isso, ampliar a compreensão das crianças sobre como as pessoas se relacionam com seus espaços de convivência, sensibilizando-as para as características culturais, sociais e econômicas desses locais. Também é um propósito desta atividade estimular o pensamento crítico, a criatividade no desenho dos mapas, e fortalecer a capacidade de observação e síntese dos alunos.

  • Desenvolver a percepção e orientação espacial
  • Reconhecer diferentes tipos de espaços urbanos
  • Observar e analisar como as pessoas interagem com os espaços
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade
  • Fortalecer a capacidade de observação e síntese

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE02 - Aplicar conhecimentos sobre a localização e a movimentação das pessoas nos espaços geográficos

Conteúdo Programático

A atividade 'Exploradores do Bairro' integra o ensino de Geografia com práticas de campo, desenho e debate, incentivando uma aprendizagem significativa dos conceitos geográficos. A saída de campo que compõe o eixo central desta prática pedagógica permite que os estudantes entrem em contato direto com o objeto de estudo, o espaço geográfico, reconhecendo na prática a diversidade de espaços e suas funcionalidades. O exercício de desenho do mapa estimula habilidades artísticas e de representação espacial, enquanto a roda de debate finaliza o processo com uma reflexão coletiva sobre as experiências vivenciadas.

  • Tipos de espaços urbanos: comercial, residencial, lazer
  • Características e funcionalidades dos espaços
  • Interrelação entre espaço e sociedade
  • Técnicas de orientação e representação cartográfica

Metodologia

A atividade será estruturada utilizando a metodologia ativa 'Saída de Campo', onde os alunos terão a oportunidade de explorar o entorno da escola, seguido por uma 'Atividade Mão-na-massa' para o desenho dos mapas em sala. Posteriormente, será organizada uma 'Roda de Debate' para compartilhar as observações e aprendizados do dia. Adicionalmente, aplicaremos elementos de 'Aprendizagem Baseada em Jogos' durante a exploração, propondo desafios de observação, facilitando o engajamento e participação ativa dos alunos.

  • Saída de campo pelo entorno da escola
  • Desenho do mapa do trajeto destacando pontos de interesse
  • Roda de debate sobre as observações da saída de campo
  • Jogos de observação e descoberta durante a exploração

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade possui um total de 2 horas de duração, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a saída de campo, seguida pelo início do desenho dos mapas. Na segunda aula, os alunos finalizarão seus mapas e participarão da roda de debate para compartilhamento e discussão das experiências e aprendizados.

  • Aula 1: Saída de campo e início da atividade de desenho
  • Aula 2: Finalização dos mapas e roda de debate

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa e processual, considerando a participação ativa dos alunos durante a saída de campo, o engajamento nas atividades propostas e a criatividade empregada no desenho do mapa. Será avaliada a habilidade de observação dos estudantes, sua capacidade de se expressarem sobre o espaço geográfico explorado, assim como a qualidade do debate em grupo. A precisão na identificação dos diferentes espaços no mapa e a clareza na representação dos mesmos também serão pontos considerados. Exemplos de avaliação podem incluir checklists de objetivos observados durante o passeio e rubricas para avaliar os mapas desenhados e a participação na roda de debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel, lápis de cor e canetas para o desenho dos mapas, além da utilização de coletes refletivos para a segurança dos alunos durante a saída de campo. É recomendável o uso de um mapa da região como ponto de referência inicial e câmeras fotográficas ou smartphones para registrar pontos de interesse. Prepararemos também fichas com perguntas e desafios a serem observados pelos alunos durante a exploração, fomentando a participação e a observação detalhada do entorno.

  • Papel e materiais de desenho
  • Coletes refletivos para segurança
  • Mapa da região
  • Câmeras fotográficas ou smartphones
  • Fichas com perguntas e desafios

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo