Detetives das Conjunções

Desenvolvida por: Geisa … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Conjunções Subordinativas

A atividade 'Detetives das Conjunções' é uma proposta interativa e dinâmica voltada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desvendar os mistérios das conjunções subordinativas em textos de gêneros variados. Divididos em grupos, os estudantes recebem trechos de textos literários, jornalísticos e científicos, juntamente com uma lista de conjunções subordinativas. A missão de cada grupo é identificar e classificar, por meio de post-its coloridos, as conjunções presentes nos textos, de acordo com o tipo de relação sintática que estabelecem: causa, condição, tempo, entre outras. Este exercício permite aos alunos aprimorar suas habilidades de análise textual, compreensão de estruturas gramaticais complexas e aplicação correta das conjunções em contexto. Após a fase de investigação, cada grupo deve apresentar suas descobertas, justificando a classificação das conjunções encontradas e discutindo sua função dentro do texto. Esta atividade emprega a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos para estimular o envolvimento, a colaboração e o pensamento crítico entre os alunos, promovendo uma aprendizagem significativa da gramática contextualizada.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover a compreensão dos alunos sobre as conjunções subordinativas e sua função sintática em diferentes contextos textuais. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar e classificar as conjunções subordinativas nos textos, argumentando sobre a relação que estabelecem dentro das frases. Além disso, pretende-se fomentar a habilidade de trabalhar em equipe, fortalecer o pensamento crítico e estimular a capacidade de análise e interpretação textual dos alunos. A metodologia ativa implementada neste exercício desafia os alunos a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem, aplicando conhecimentos gramaticais de forma prática e contextualizada.

  • Identificar conjunções subordinativas em diversos textos.
  • Classificar conjunções subordinativas de acordo com o tipo de relação sintática estabelecida.
  • Analisar o contexto de uso das conjunções dentro dos textos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico.
  • Aplicar a teoria gramatical na prática de leitura e interpretação textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP16: Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.
  • EF09LP04: Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
  • EF09LP05: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo das conjunções subordinativas, elementos essenciais para a construção de textos coesos e coerentes. Ao explorar as diferentes funções e classificações das conjunções (causa, condição, tempo, entre outras), os alunos aprenderão a identificar e aplicar corretamente esses conectivos em uma variedade de contextos. O enfoque na análise textual permite uma compreensão mais aprofundada do papel das conjunções na organização de ideias e na estruturação de argumentos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de escrita e interpretação.

  • Conceito e classificação das conjunções subordinativas
  • Funções sintáticas das conjunções subordinativas
  • Análise e aplicação de conjunções em textos de diferentes gêneros
  • Desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e interpretação

Metodologia

A metodologia adotada, Aprendizagem Baseada em Jogos, incentiva os alunos a aprender por meio da prática e da interação. Os estudantes, organizados em grupos, assumem o papel de detetives linguísticos, explorando e analisando textos em busca de conjunções subordinativas. A utilização de post-its coloridos para classificar as conjunções segundo sua função promove uma aprendizagem visual e colaborativa. Este método, ao estimular o envolvimento ativo dos alunos na construção do conhecimento, favorece a retenção de informações e o desenvolvimento de habilidades analíticas e interpretativas.

  • Trabalho em grupo
  • Análise textual direcionada
  • Classificação colaborativa com post-its
  • Discussão em grupo e apresentação das descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade com duração total de 2 horas será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução dos conceitos e a explicação da atividade. Na segunda aula, os alunos realizarão a prática de análise e classificação das conjunções nos textos, seguida das apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e explicação da atividade (60 minutos)
  • Aula 2: Análise dos textos, classificação das conjunções e apresentação dos resultados (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na precisão da identificação e classificação das conjunções nos textos, bem como na qualidade das justificativas apresentadas na fase de conclusão. Pontos extras podem ser concedidos pela cooperação no trabalho em equipe e pela originalidade no processo de identificação. O professor deve observar a capacidade de argumentação dos alunos ao justificar suas escolhas, avaliando também a compreensão dos conceitos abordados e a aplicação correta do vocabulário gramatical específico.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade são necessários trechos impressos de textos literários, jornalísticos e científicos, post-its coloridos para a classificação das conjunções e a lista de conjunções subordinativas. Além disso, será útil ter acesso a quadros brancos ou cartazes para as apresentações das conclusões dos grupos. Recomenda-se, ainda, a utilização de recursos digitais para a pesquisa de conceitos e exemplos adicionais, caso seja necessário.

  • Trechos impressos de textos diversos
  • Post-its coloridos
  • Lista de conjunções subordinativas
  • Quadros brancos ou cartazes para apresentações
  • Recursos digitais para pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo