Descobrindo a Poesia: Um Mural de Poemas Visuais

Desenvolvida por: Silvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poesia visual

Esta atividade proporciona aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma introdução ao mundo da poesia através de uma abordagem dinâmica e visual. Primeiramente, o professor irá explorar com os alunos diferentes tipos de poemas, com ênfase especial nos poemas visuais, discutindo suas características únicas, como a utilização de imagens, cores e layout para transmitir sentimentos e ideias. Seguindo esse entendimento, os alunos serão incentivados a criar seus próprios poemas visuais, aplicando conceitos discutidos anteriormente. Para isso, variados materiais como revistas, jornais, papéis coloridos e marcadores serão disponibilizados. Trabalhando tanto individualmente quanto em pequenos grupos, esta atividade busca não apenas desencadear a criatividade dos alunos, mas também fortalecer suas habilidades de interpretação e expressão. Após a conclusão, os poemas visuais criados pelos alunos serão exibidos em um mural na sala de aula ou no corredor da escola, permitindo uma apreciação coletiva e facilitando discussões acerca das diferentes interpretações e manifestações da poesia visual.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é introduzir os alunos ao conceito de poesia visual, explorando a fusão entre texto e imagem para expressar ideias e emoções de maneira criativa e significativa. Além disso, busca-se desenvolver habilidades relativas à interpretação e criação literária, permitindo aos alunos experimentar a linguagem de forma inovadora. Esse trabalho contribuirá para a ampliação do repertório artístico e literário dos alunos, incentivando a apreciação da poesia como uma forma de arte que transcende as palavras escritas, engajando-se também com o visual.

  • Introduzir os alunos ao mundo da poesia visual, destacando suas características e potenciais expressivos.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise de poemas, com foco especial nos aspectos visuais e simbólicos.
  • Estimular a expressão criativa e artística dos alunos através da criação de poemas visuais.
  • Promover a apreciação da literatura e das artes visuais, integrando-os num projeto criativo.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a comunicação entre os alunos durante o processo de criação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a introdução à poesia visual, abordando seus elementos constitutivos e sua função expressiva. Os alunos irão explorar como as escolhas visuais, como imagens e cores, podem modificar e intensificar a interpretação de textos poéticos. Além disso, a atividade promove uma compreensão da poesia como forma de arte que engloba múltiplas modalidades de expressão, preparando os alunos para a produção de seus próprios poemas visuais.

  • Definição e características da poesia visual
  • Análise de poemas visuais: elementos visuais e textuais
  • Processo criativo na construção de poemas visuais
  • Técnicas de expressão poética com recursos visuais
  • Exposição e apreciação coletiva dos poemas visuais criados

Metodologia

A metodologia desta atividade é pautada na Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos terão a oportunidade de explorar o tema da poesia visual de maneira prática e engajada. Através de discussões em classe, análises de exemplos e o uso de materiais diversos para a criação de seus poemas, busca-se fomentar um ambiente de aprendizagem colaborativo e inventivo. Serão destacadas as etapas do processo criativo, desde a concepção da ideia até a realização do produto final, incentivando a reflexão crítica e a expressão individual e coletiva.

  • Discussões em grupo para a exploração de diferentes poemas visuais
  • Análise guiada pelo professor de poemas visuais selecionados
  • Sessões práticas de criação com uso diversificado de materiais
  • Momentos de compartilhamento e feedback entre os alunos sobre as criações
  • Organização e montagem da exposição dos poemas visuais

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de uma hora cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao gênero poético visual e a análise de exemplos, preparando os alunos para a criação de seus poemas. Na segunda aula, os alunos dedicarão o tempo à produção de seus poemas visuais, os quais serão posteriormente organizados em um mural para exposição.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de poesia visual e análise de exemplos
  • Aula 2: Criação dos poemas visuais e preparação da exposição

Avaliação

A avaliação desta atividade será feita com base na participação dos alunos durante as discussões em classe, sua capacidade de análise dos poemas visuais apresentados e a criatividade demonstrada na elaboração de seus próprios poemas. Será observado o uso inovador das palavras e dos recursos visuais, bem como a habilidade de expressar ideias e sentimentos de forma coesa. Feedbacks construtivos serão dados após a apresentação dos trabalhos, valorizando o processo criativo e a aprendizagem colaborativa.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento desta atividade, serão disponibilizados materiais como revistas, jornais, papéis coloridos, marcadores, cola e tesouras. Além disso, poderão ser utilizados recursos digitais como tablets ou computadores, caso estejam disponíveis, para pesquisa de imagens e inspirações. A utilização de diversos tipos de materiais incentiva a experimentação e a criatividade, permitindo que os alunos expressem suas ideias de forma única e diversificada.

  • Revistas e jornais para recorte
  • Papéis coloridos e cartolinas
  • Marcadores, lápis de cor e giz de cera
  • Cola, tesouras e outros materiais de artesanato
  • Computadores ou tablets, se disponíveis, para pesquisa de imagens

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo