De Repórter a Escritor: Criando Notícias

Desenvolvida por: Jéssic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e compreensão do gênero notícia

Esta atividade foi planejada para imergir os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no mundo do jornalismo e da produção de notícias, com o intuito de aprimorar suas habilidades de escrita, leitura e compreensão de texto. Inicialmente, os estudantes serão introduzidos ao gênero notícia por meio da visualização de vídeos e da leitura de notícias online, com o objetivo de compreenderem como as informações são estruturadas e transmitidas. Após essa etapa de assimilação, eles serão incentivados a escolher um evento recente da escola ou da comunidade para investigar. A pesquisa será o próximo passo, onde buscarão informações adicionais sobre o evento escolhido. Após recolherem os dados necessários, os alunos irão utilizar os conhecimentos adquiridos sobre ortografia, concordância e pontuação para redigir uma notícia sobre o evento investigado. A atividade culminará na apresentação das notícias produzidas em formato de jornal mural, oportunizando a discussão em sala sobre as escolhas linguísticas e gramaticais feitas durante a produção textual.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver competências de leitura, compreensão e produção textual no gênero notícia, fomentando nos alunos a capacidade de transmitir informações de forma clara e objetiva. Será enfatizado o uso adequado da ortografia, das regras de concordância nominal e verbal, além da pontuação, elementos essenciais para a produção de textos coerentes e coesivos. Os alunos também exercitarão habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes, fundamentais para a produção de uma notícia interessante e informativa.

  • Compreender as características e estruturas do gênero notícia
  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão textual
  • Aprimorar a escrita através do uso correto de ortografia, concordância e pontuação
  • Realizar pesquisas para coleta de informações
  • Produzir notícias sobre eventos da escola ou da comunidade, aplicando os conhecimentos adquiridos

Conteúdo Programático

A atividade abordará conceitos essenciais relacionados à produção de notícias, como a estrutura do texto jornalístico, o papel da manchete, o lide, o corpo da notícia, além da importância da objetividade e clareza. Também serão discutidas e praticadas as regras de ortografia, concordância e pontuação, componentes vitais para a escrita eficaz. Essa experiência proporcionará uma compreensão mais aprofundada sobre como as informações são coletadas, organizadas e apresentadas ao público.

  • Estrutura da notícia: manchete, lide e corpo do texto
  • Regras de ortografia, concordância nominal e verbal, pontuação
  • Técnicas de coleta de informações e entrevista
  • Princípios de ética no jornalismo
  • Produção e apresentação de notícias em jornal mural

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos iniciarão o processo de aprendizagem em casa, assistindo a vídeos selecionados e lendo notícias, preparando-se para as atividades em sala. Em classe, realizarão discussões orientadas sobre o material pré-visto e selecionarão um evento para investigação. Trabalhando em grupos, irão coletar informações, entrevistar pessoas, se possível, e redigir uma notícia. Cada etapa fornecerá oportunidades para o desenvolvimento de habilidades específicas, sendo a participação ativa dos alunos essencial para o sucesso do projeto.

  • Visualização de vídeos e leitura de notícias como tarefa de casa
  • Discussões em sala sobre o material estudado
  • Seleção de um evento e realização de pesquisa
  • Produção de notícia em grupos
  • Apresentação das notícias e discussão das escolhas linguísticas feitas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a discussão sobre o material visualizado em casa e a seleção do evento a ser noticiado, além do início da pesquisa. A segunda aula será dedicada à finalização da pesquisa, redação da notícia e preparação do jornal mural para apresentação.

  • Aula 1: Discussão do material, seleção do evento e início da pesquisa
  • Aula 2: Finalização da pesquisa, redação da notícia e preparação do jornal mural

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante as discussões em sala de aula, na capacidade de trabalhar em equipe durante a pesquisa e na produção textual, considerando a adequação ao gênero notícia, a clareza, objetividade, uso correto da língua (ortografia, concordância, pontuação) e a criatividade na apresentação do jornal mural. Feedback específico será fornecido para cada grupo, destacando pontos de força e aspectos a melhorar, fomentando assim o desenvolvimento contínuo das habilidades de comunicação escrita dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como computadores ou tablets com acesso à internet para a pesquisa de vídeos e notícias, materiais para a produção do jornal mural (papel grande, canetas, tesouras, cola) e, quando possível, acesso a uma câmera para documentar entrevistas ou o evento investigado. A facilidade de acesso a essas ferramentas permitirá um processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Vídeos e notícias online para estudo prévio
  • Material para produção de jornal mural (papel, canetas, tesouras, cola)
  • Câmera para documentar pesquisas (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo