Esta atividade foi planejada para imergir os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no mundo do jornalismo e da produção de notícias, com o intuito de aprimorar suas habilidades de escrita, leitura e compreensão de texto. Inicialmente, os estudantes serão introduzidos ao gênero notícia por meio da visualização de vídeos e da leitura de notícias online, com o objetivo de compreenderem como as informações são estruturadas e transmitidas. Após essa etapa de assimilação, eles serão incentivados a escolher um evento recente da escola ou da comunidade para investigar. A pesquisa será o próximo passo, onde buscarão informações adicionais sobre o evento escolhido. Após recolherem os dados necessários, os alunos irão utilizar os conhecimentos adquiridos sobre ortografia, concordância e pontuação para redigir uma notícia sobre o evento investigado. A atividade culminará na apresentação das notícias produzidas em formato de jornal mural, oportunizando a discussão em sala sobre as escolhas linguísticas e gramaticais feitas durante a produção textual.
O objetivo desta atividade é desenvolver competências de leitura, compreensão e produção textual no gênero notícia, fomentando nos alunos a capacidade de transmitir informações de forma clara e objetiva. Será enfatizado o uso adequado da ortografia, das regras de concordância nominal e verbal, além da pontuação, elementos essenciais para a produção de textos coerentes e coesivos. Os alunos também exercitarão habilidades de pesquisa e seleção de informações relevantes, fundamentais para a produção de uma notícia interessante e informativa.
A atividade abordará conceitos essenciais relacionados à produção de notícias, como a estrutura do texto jornalístico, o papel da manchete, o lide, o corpo da notícia, além da importância da objetividade e clareza. Também serão discutidas e praticadas as regras de ortografia, concordância e pontuação, componentes vitais para a escrita eficaz. Essa experiência proporcionará uma compreensão mais aprofundada sobre como as informações são coletadas, organizadas e apresentadas ao público.
Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos iniciarão o processo de aprendizagem em casa, assistindo a vídeos selecionados e lendo notícias, preparando-se para as atividades em sala. Em classe, realizarão discussões orientadas sobre o material pré-visto e selecionarão um evento para investigação. Trabalhando em grupos, irão coletar informações, entrevistar pessoas, se possível, e redigir uma notícia. Cada etapa fornecerá oportunidades para o desenvolvimento de habilidades específicas, sendo a participação ativa dos alunos essencial para o sucesso do projeto.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a discussão sobre o material visualizado em casa e a seleção do evento a ser noticiado, além do início da pesquisa. A segunda aula será dedicada à finalização da pesquisa, redação da notícia e preparação do jornal mural para apresentação.
A avaliação será baseada na participação ativa durante as discussões em sala de aula, na capacidade de trabalhar em equipe durante a pesquisa e na produção textual, considerando a adequação ao gênero notícia, a clareza, objetividade, uso correto da língua (ortografia, concordância, pontuação) e a criatividade na apresentação do jornal mural. Feedback específico será fornecido para cada grupo, destacando pontos de força e aspectos a melhorar, fomentando assim o desenvolvimento contínuo das habilidades de comunicação escrita dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como computadores ou tablets com acesso à internet para a pesquisa de vídeos e notícias, materiais para a produção do jornal mural (papel grande, canetas, tesouras, cola) e, quando possível, acesso a uma câmera para documentar entrevistas ou o evento investigado. A facilidade de acesso a essas ferramentas permitirá um processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula