Exploradores de Palavras

Desenvolvida por: Jocela… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Etimologia e Origem das Palavras

A atividade 'Exploradores das Palavras' é desenhada para despertar o interesse dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental pela etimologia, proporcionando um ambiente lúdico e interativo para a exploração da origem de palavras curiosas, como 'baderna' , que já sabemos a origem, entre outras. Os estudantes serão divididos em equipes para uma pesquisa orientada, usando diferentes recursos como dicionários, acesso à internet sob supervisão e enciclopédias. O objetivo é descobrir palavras de origrm africana, compilar essas informações em cartazes criativos e informativos, que serão compartilhados com toda a classe. Através desta atividade, espera-se que os estudantes se tornem mais curiosos sobre as palavras que usam e da riqueza não só cultural que os povos ancestrais nos trouxeram.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos primordiais desta atividade consistem em ampliar o vocabulário dos alunos por meio da investigação lúdica da origem de palavras selecionadas, desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe ao encorajar a colaboração para o cumprimento de metas comuns, além de fomentar a capacidade de síntese e apresentação de informação de maneira criativa e acessível. Desta forma, os estudantes não só enriquecerão seu conhecimento linguístico mas também aprimorarão competências interpessoais e cognitivas essenciais para seu crescimento acadêmico e pessoal.

  • Explorar a origem e significado de palavras curiosas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa utilizando diferentes fontes de informação
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração
  • Promover a síntese e apresentação criativa de informações
  • Ampliar o vocabulário e a compreensão linguística dos alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF03LP24: Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

Este plano de aula foca na etimologia como ferramenta para o enriquecimento do vocabulário e compreensão linguística. Os estudantes serão introduzidos às práticas básicas de pesquisa, ao mesmo tempo que exploram a origem e evolução de palavras dentro da língua portuguesa, incentivando assim uma apreciação mais profunda pela diversidade e riqueza do idioma.

  • Introdução à Etimologia
  • Métodos de Pesquisa em Fontes Diversas
  • Trabalho em Equipe e Colaboração
  • Criação e Design de Cartazes Informativos
  • Apresentação e Compartilhamento de Aprendizados

Metodologia

A metodologia ativa será a base desta atividade, promovendo a participação ativa dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem. Por meio da pesquisa orientada e do trabalho em equipe, os estudantes se tornam protagonistas na construção do conhecimento, o que contribui para a internalização efetiva das informações pesquisadas e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

  • Pesquisa guiada com uso de tecnologia e fontes impressas
  • Criação colaborativa de cartazes
  • Apresentações das equipes e feedback coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 90 minutos, dividida em fases de pesquisa, criação dos cartazes e, por fim, apresentação e discussão dos resultados obtidos pelos grupos.

  • Aula 1: Exploradores das Palavras

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, colaboração e contribuição individual e em grupo durante a fase de pesquisa, na criatividade e informatividade dos cartazes produzidos, bem como na qualidade das apresentações finais. Será considerado o uso eficiente das fontes de informação, a profundidade da pesquisa realizada, assim como a habilidade de síntese e apresentação dos dados coletados. Exemplos de critérios específicos incluem clareza na comunicação, originalidade no design do cartaz e precisão das informações apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet monitorado, dicionários, enciclopédias, materiais para a criação de cartazes (papel, canetas, lápis de cor, etc.), além de dispositivos digitais (computadores ou tablets) para a pesquisa online.

  • Acesso à Internet
  • Dicionários e Enciclopédias
  • Materiais para Cartazes
  • Dispositivos Digitais para Pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo