A atividade 'Exploradores das Palavras' é desenhada para despertar o interesse dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental pela etimologia, proporcionando um ambiente lúdico e interativo para a exploração da origem de palavras curiosas, como 'baderna' , que já sabemos a origem, entre outras. Os estudantes serão divididos em equipes para uma pesquisa orientada, usando diferentes recursos como dicionários, acesso à internet sob supervisão e enciclopédias. O objetivo é descobrir palavras de origrm africana, compilar essas informações em cartazes criativos e informativos, que serão compartilhados com toda a classe. Através desta atividade, espera-se que os estudantes se tornem mais curiosos sobre as palavras que usam e da riqueza não só cultural que os povos ancestrais nos trouxeram.
Os objetivos primordiais desta atividade consistem em ampliar o vocabulário dos alunos por meio da investigação lúdica da origem de palavras selecionadas, desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe ao encorajar a colaboração para o cumprimento de metas comuns, além de fomentar a capacidade de síntese e apresentação de informação de maneira criativa e acessível. Desta forma, os estudantes não só enriquecerão seu conhecimento linguístico mas também aprimorarão competências interpessoais e cognitivas essenciais para seu crescimento acadêmico e pessoal.
Este plano de aula foca na etimologia como ferramenta para o enriquecimento do vocabulário e compreensão linguística. Os estudantes serão introduzidos às práticas básicas de pesquisa, ao mesmo tempo que exploram a origem e evolução de palavras dentro da língua portuguesa, incentivando assim uma apreciação mais profunda pela diversidade e riqueza do idioma.
A metodologia ativa será a base desta atividade, promovendo a participação ativa dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem. Por meio da pesquisa orientada e do trabalho em equipe, os estudantes se tornam protagonistas na construção do conhecimento, o que contribui para a internalização efetiva das informações pesquisadas e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.
A atividade será realizada em uma única aula de 90 minutos, dividida em fases de pesquisa, criação dos cartazes e, por fim, apresentação e discussão dos resultados obtidos pelos grupos.
A avaliação será baseada na participação, colaboração e contribuição individual e em grupo durante a fase de pesquisa, na criatividade e informatividade dos cartazes produzidos, bem como na qualidade das apresentações finais. Será considerado o uso eficiente das fontes de informação, a profundidade da pesquisa realizada, assim como a habilidade de síntese e apresentação dos dados coletados. Exemplos de critérios específicos incluem clareza na comunicação, originalidade no design do cartaz e precisão das informações apresentadas.
Para o sucesso desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet monitorado, dicionários, enciclopédias, materiais para a criação de cartazes (papel, canetas, lápis de cor, etc.), além de dispositivos digitais (computadores ou tablets) para a pesquisa online.
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