Poesia Visual: Criando e Interpretando

Desenvolvida por: Joice … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poesia Visual e Concreta

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo da poesia visual e concreta. Inicialmente, a classe explorará diversos exemplos de poesias que utilizam elementos visuais para ampliar e enriquecer o significado das palavras. Estes exemplos ajudarão os alunos a entender como imagens, layout e tipografia podem trabalhar juntos para transmitir mensagens de forma poderosa e emocionante. Após essa exploração inicial, os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão a tarefa de criar seus próprios poemas visuais. Eles utilizarão palavras, desenhos e recortes para compor seus poemas em grandes papéis kraft, colocando em prática a teoria vista anteriormente. Esta atividade culminará com uma apresentação das obras criadas, onde cada grupo terá a oportunidade de explicar as escolhas feitas durante o processo criativo. Este exercício encoraja não apenas a apreciação poética e a criatividade, mas também aprimora habilidades de interpretação, oralidade e colaboração entre os alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar entre os alunos a apreciação pela poesia visual e concreta, estimulando sua criatividade e capacidade interpretativa. Além disso, pretende-se desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita, enfatizar a importância da colaboração e do trabalho em equipe e sensibilizar os alunos para os diversos modos de expressão poética. A atividade é desenhada para que os alunos sejam capazes de reconhecer e criar relações entre texto e imagem, explorando efeitos visuais e textuais para transmitir mensagens de maneira eficaz e emocionante.

  • Explorar o conceito de poesia visual e concreta.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e criação poética utilizando elementos visuais.
  • Incentivar a criatividade e expressão individual por meio da poesia.
  • Promover a oralidade e a capacidade de apresentar e explicar as próprias criações.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF15LP17: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

A base do conteúdo programático desta atividade concentra-se na exploração da poesia visual e concreta, um gênero que combina texto e elementos gráficos para enriquecer a experiência poética. Além de introduzir conceitos básicos de composição visual e interpretação de texto, a atividade promove um entendimento mais aprofundado de como as palavras e imagens podem ser usadas juntas para comunicar ideias de maneira inovadora e impactante.

  • Introdução à poesia visual e concreta
  • Relação entre texto e imagem
  • Elementos gráficos e sua função na poesia
  • Técnicas de criação de poemas visuais
  • Análise e interpretação de poemas visuais

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa durante esta atividade, onde os alunos terão um papel central no processo de aprendizagem. Através de discussões em grupo, análise de exemplos e atividades práticas, os alunos serão encorajados a explorar, criar e compartilhar suas próprias poesias visuais. Esta abordagem promove a autonomia do estudante e fomenta um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo.

  • Discussão e análise de exemplos de poesia visual
  • Atividades práticas de criação de poesia visual em grupo
  • Apresentações em grupo e feedback coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o conceito de poesia visual e analisaremos exemplos. Na segunda aula, os alunos criarão e apresentarão seus poemas visuais.

  • Aula 1: Introdução ao concepto e análise de exemplos
  • Aula 2: Criação e apresentação dos poemas visuais

Avaliação

A avaliação deste projeto será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, na criatividade e originalidade de seus poemas visuais, e na capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, a clareza na apresentação das criações e a habilidade de explicar as escolhas de design e conteúdo serão critérios importantes. A avaliação contínua permitirá ao professor observar o progresso e o envolvimento dos alunos ao longo da atividade, oferecendo feedbacks construtivos que os auxiliarão em seu desenvolvimento criativo e colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de arte, como papel kraft de tamanho grande para os grupos trabalharem seus poemas visuais, bem como tintas, lápis de cor, canetas, tesouras e revistas para recortes. Recursos digitais também podem ser utilizados para pesquisar exemplos de poesias visuais. Prover um espaço adequado que estimule a criatividade e a colaboração entre os alunos é fundamental para o sucesso da atividade.

  • Papel kraft de tamanho grande
  • Materiais de desenho (lápis de cor, canetas, etc.)
  • Tesouras e revistas para recortes
  • Recursos digitais para pesquisa
  • Espaço adequado para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo