Frutas em Cena

Desenvolvida por: Isabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Interpretação de texto e expressão artística

Nesta atividade denominada 'Frutas em Cena', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de ilustrar cenas de um poema sobre frutas previamente lido em sala de aula. Após a leitura e interpretação do poema, os estudantes serão incentivados a desenhar, utilizando diversos materiais, como lápis de cor, giz de cera e aquarela, para representar visualmente suas interpretações do texto. Posteriormente, serão organizados em grupos pequenos para discutir como suas ilustrações se relacionam com o poema lido, que sentimentos e ideias eles tentaram comunicar através de suas obras. Esta atividade tem como foco a compreensão textual e a expressão artística, permitindo aos alunos desenvolver habilidades de interpretação de texto e expressão visual, ao mesmo tempo em que estimula a discussão sobre como imagens podem complementar e expandir a compreensão dos textos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar a habilidade de interpretação textual nos alunos, ao incentivá-los a conectar elementos do poema lido com sua própria expressão artística. Espera-se também desenvolver habilidades sociais por meio da discussão em grupo, onde eles aprenderão a compartilhar suas percepções e ouvir as dos colegas. Será uma oportunidade para os alunos explorarem diferentes formas de expressão e compreenderem como texto e imagem podem trabalhar juntos para enriquecer a mensagem e a experiência do leitor.

  • Desenvolver habilidades de interpretação textual.
  • Estimular a expressão artística e a criatividade.
  • Promover a discussão em grupo e o respeito pelas ideias dos outros.
  • Explorar a relação entre texto e imagem.

Conteúdo Programático

Este plano de aula engloba conceitos essenciais para a formação básica dos alunos em Língua Portuguesa e Artes. A interpretação de textos poéticos e a expressão visual são competências fundamentais que serão exploradas. Além disso, o desenvolvimento da capacidade de argumentação e comunicação em grupo será um ponto-chave, integrando artes visuais e linguagem para uma compreensão ampla e diversificada do texto literário.

  • Leitura e interpretação de poemas.
  • Técnicas básicas de desenho e coloração.
  • Discussão em grupo sobre a correlação entre texto e imagem.
  • Expressão de sentimentos e ideias através da arte.

Metodologia

A metodologia aplicada combinará a leitura compartilhada do poema, atividades individuais de ilustração e discussões em grupos pequenos utilizando a Roda de Debate. Esta abordagem visa promover a participação ativa dos alunos, encorajando-os a expressar sua compreensão e interpretação do texto por meio de ilustrações, e discutir suas ideias em um ambiente coletivo. A articulação das discussões em grupo será essencial para permitir que os estudantes compartilhem e ampliem suas interpretações.

  • Leitura compartilhada do poema sobre frutas.
  • Criação de ilustrações baseadas na interpretação pessoal do poema.
  • Roda de Debate para discussão das ilustrações em pequenos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 1 hora, dividida em uma sessão de 60 minutos. Durante este período, os alunos passarão pela leitura do poema, a criação das ilustrações e a discussão em grupos.

  • Aula 1: Leitura do poema, atividade de ilustração e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será formativa e focará na participação do aluno durante a leitura, na criatividade e expressão artística nas ilustrações, bem como na habilidade de discutir em grupo durante a Roda de Debate. Observará-se a capacidade de interpretação do texto, a aplicação da expressão artística em relação ao poema lido e o respeito e valorização das ideias dos colegas durante as discussões. A avaliação levará em conta o envolvimento de cada aluno no processo de aprendizado, mais do que a perfeição técnica dos trabalhos artísticos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem cópias do poema sobre frutas, materiais de desenho como papel, lápis de cor, giz de cera e aquarela, além de espaço adequado para a leitura em grupo e a discussão. A preparação de um ambiente acolhedor e propício à criatividade será crucial para o êxito da atividade.

  • Cópias do poema sobre frutas
  • Papel para desenho
  • Lápis de cor, giz de cera e aquarela
  • Espaço para leitura em grupo e discussão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo