Histórias de Argila

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Sociedades Antigas e Tradição Oral

Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprender sobre as tradições orais e a cultura material das sociedades antigas por meio da criação de artefatos de argila. Inicialmente, cada grupo de alunos escolherá uma sociedade antiga para estudar, podendo ser africana, do Oriente Médio ou das Américas. Após uma fase de pesquisa, onde os alunos investigarão os estilos, técnicas e significados por trás da cerâmica dessas culturas, eles irão utilizar argila para recriar artefatos que reflitam seus aprendizados. Esta atividade não apenas permitirá que os alunos apliquem conhecimentos adquiridos sobre essas sociedades, mas também os envolverá diretamente no processo de criação artística, reforçando a compreensão das tradições culturais estudadas. A atividade culminará em uma exposição, onde os grupos apresentarão seus artefatos e compartilharão as histórias e o significado por trás de cada criação, promovendo uma apreciação profunda e compartilhada das culturas exploradas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é permitir que os alunos explorem, compreendam e valorizem as culturas material e oral das sociedades antigas, usando a cerâmica como ponto de partida. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e distinguir os diferentes estilos de cerâmica das sociedades estudadas, compreender os processos de criação e os significados embutidos nesses objetos e desenvolver uma apreciação pela diversidade cultural histórica. Além disso, pretende-se que os alunos adquiram habilidades práticas de trabalho com argila, bem como habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação.

  • Identificar e distinguir diferentes estilos de cerâmica das sociedades antigas
  • Compreender os processos de criação e os significados embutidos nos objetos de argila
  • Desenvolver habilidades práticas de trabalho com argila
  • Fomentar habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação
  • Promover a apreciação pela diversidade cultural histórica

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI07: Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

Conteúdo Programático

A atividade englobará componentes teóricos, como a pesquisa sobre sociedades antigas, e práticos, envolvendo a criação artística com argila. Abordará tópicos como tradição oral, cultura material, técnicas artesanais antigas e a importância da cerâmica como registro histórico e cultural. Além disso, o conteúdo programático envolverá o desenvolvimento de habilidades interpessoais e criativas, enfatizando a importância do respeito e valorização das diferenças culturais.

  • Tradições orais das sociedades antigas
  • Cultura material e importância da cerâmica
  • Técnicas artesanais antigas de produção de objetos de argila
  • A cerâmica como registro histórico e cultural
  • Importância da diversidade cultural e respeito às diferenças

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos serão diretamente envolvidos no processo de aprendizagem por meio da criação de artefatos de argila. Esta abordagem prática é ideal para estimular a curiosidade, o engajamento e aprofundar o conhecimento sobre as sociedades antigas. As sessões de pesquisa, as discussões em grupo para a troca de ideias e as sessões práticas de modelagem em argila serão intercaladas, permitindo uma aprendizagem holística que conecta teoria e prática de forma significativa.

  • Sessões de pesquisa sobre as sociedades antigas escolhidas
  • Discussões em grupo para troca de ideias e planejamento dos artefatos
  • Oficinas práticas para modelagem dos artefatos em argila
  • Preparação e realização de uma exposição dos artefatos criados
  • Apresentações dos grupos explicando os significados e processos de criação

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos realizarão pesquisas e planejarão seus artefatos. Na segunda, eles irão modelar os artefatos em argila e prepararão suas apresentações para a exposição.

  • Aula 1: Pesquisa e planejamento dos artefatos
  • Aula 2: Modelagem dos artefatos em argila e preparação das apresentações

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada em critérios como engajamento, colaboração em equipe, profundidade da pesquisa realizada, criatividade e técnica na criação dos artefatos de argila, e a clareza e profundidade das apresentações. Os alunos serão avaliados não apenas pelo produto final, mas também pelo processo de aprendizagem, incluindo a participação ativa nas discussões em grupo e o esforço na pesquisa e criação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como argila, ferramentas de modelagem, acesso a internet para as pesquisas, materiais para anotação e preparação das apresentações, como cartolina e marcadores. Estes materiais são essenciais para permitir que os alunos explorem plenamente seu potencial criativo e documentem adequadamente seus processos de aprendizagem e criação.

  • Argila e ferramentas de modelagem
  • Acesso a internet para pesquisa
  • Materiais para anotação e preparação de apresentações
  • Espaço adequado para a modelagem dos artefatos e realização da exposição

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo