Cordelistas Mirins: Criando Versos

Desenvolvida por: Dangel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura de Cordel

A atividade Cordelistas Mirins: Criando Versos tem como objetivo introduzir os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao universo do cordel. Esta forma de expressão artística, que mescla poesia e relato histórico, é uma rica manifestação da cultura popular brasileira. Iniciaremos com uma explanação sobre a origem do cordel, sua evolução histórica e suas características principais, como a rima, o ritmo e a métrica. Os alunos serão então divididos em pequenos grupos para analisar diferentes obras de cordel, com foco especial nas variações linguísticas presentes nestas obras. Esta análise possibilitará uma discussão sobre os diversos dialetos e registros linguísticos do Brasil, enriquecendo o repertório cultural e linguístico dos estudantes. Após essa imersão teórica e analítica, cada grupo será desafiado a criar seu próprio cordel, inspirando-se em temas da atualidade ou de seu interesse particular, aplicando criatividade ao usar variantes linguísticas em seus versos. A culminância do projeto será a realização de uma feira de cordéis na sala de aula, proporcionando aos alunos a oportunidade de apresentar seus trabalhos, trocar experiências e apreciar a diversidade linguística e criativa dos cordéis produzidos por seus colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é familiarizar os estudantes com a literatura de cordel, promovendo o reconhecimento de suas características estilísticas e estruturais, além de estimular a apreciação pelas variações linguísticas do Português falado no Brasil. Pretende-se, também, fomentar a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de pesquisa e análise crítica dos alunos, ao incentivá-los a produzir seus próprios cordéis inspirados em temas contemporâneos. Essa atividade prática visa desenvolver habilidades de escrita, leitura crítica e apresentação oral, além de contribuir para a valorização da diversidade cultural e lingüística brasileira.

  • Compreender a origem e as características da literatura de cordel.
  • Identificar e analisar variações linguísticas nos cordéis estudados.
  • Estimular a criatividade e a expressão individual na criação de um cordel autoral.
  • Desenvolver habilidades de leitura, escrita e oratória.
  • Valorizar a diversidade linguística e cultural brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LP01: Empregar, nas interações sociais, a variante linguística e o registro mais adequados à situação de comunicação, ao interlocutor e ao gênero do discurso.
  • EF07LP26: Analisar o efeito de sentido decorrente do uso de recursos linguístico-discursivos e gramaticais adequados ao gênero do discurso.
  • EF07LP19: Identificar, analisar e recriar, em textos do aluno, os elementos característicos do texto literário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF69LP45: Reconhecer e valorizar as variedades linguísticas e culturais presentes entre falantes do português no Brasil.

Conteúdo Programático

Esta atividade abrange o estudo da literatura de cordel, abordando sua história, características e importância no contexto da cultura popular brasileira. Será dado destaque às estruturas rítmicas, métricas e de rima, características essenciais dos cordéis. Também será realizada uma análise das variações linguísticas presentes nesta forma de arte, promovendo discussões sobre o uso dos diversos registros da língua portuguesa. A criação de um cordel autoral pelos alunos permitirá a aplicação prática dos conceitos estudados, incentivando a exploração da criatividade e o aprimoramento das suas habilidades de escrita e oratória.

  • Origem e história da literatura de cordel no Brasil
  • Características principais do cordel: rima, ritmo e métrica
  • Variações linguísticas e registros da língua portuguesa
  • Criação e apresentação de cordéis autorais

Metodologia

A atividade utilizará metodologias ativas, como a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, para engajar os alunos de maneira mais significativa. Iniciaremos com uma exposição teórica sobre o cordel, seguida de debates em pequenos grupos sobre as obras analisadas. Posteriormente, os estudantes serão agrupados para a criação colaborativa de cordéis, estimulando a pesquisa, a criatividade e a resolução de problemas. A apresentação dos cordéis na feira dará aos alunos a oportunidade de exercitar a oratória e de compartilhar suas experiências e aprendizados, promovendo a troca e a valorização da diversidade cultural e linguística.

  • Exposição dialogada sobre a história e características do cordel
  • Análise em grupo de obras de cordel, com foco em variações linguísticas
  • Criação colaborativa de cordéis inspirados em temas da atualidade
  • Organização de uma feira de cordéis para apresentação dos trabalhos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 8 aulas de 60 minutos, distribuídas conforme a sequência planejada: introdução ao cordel, análise de obras, criação dos cordéis e preparação/apresentação na feira de cordéis. Cada etapa foi cuidadosamente planejada para maximizar a aprendizagem e a participação dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao cordel
  • Aula 2-3: Análise de cordéis e discussão sobre variações linguísticas
  • Aula 4-6: Criação dos cordéis pelos grupos
  • Aula 7: Preparação para a feira de cordéis
  • Aula 8: Feira de cordéis e apresentação dos trabalhos

Avaliação

A avaliação da atividade será processual e multidimensional, considerando a participação individual e em grupo, o engajamento nas discussões, a qualidade da análise crítica realizada nos cordéis escolhidos, a criatividade e originalidade dos cordéis produzidos, e a capacidade de apresentação e comunicação durante a feira de cordéis. Serão avaliados tanto o processo de criação quanto o produto final, incentivando uma reflexão contínua sobre a própria aprendizagem. Exemplo: grupos que explorarem de maneira inovadora as variações linguísticas e que apresentarem reflexões profundas sobre os temas escolhidos receberão destaque.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à biblioteca para pesquisa de cordéis, materiais para escrita e ilustração dos cordéis (papel, canetas, lápis de cor), dispositivos para pesquisa on-line sobre temas da atualidade e variações linguísticas. Além disso, será necessário um espaço adequado para a realização da feira de cordéis, o que pode incluir mesas para exposição dos trabalhos e um sistema de som para as apresentações.

  • Biblioteca com acervo de cordéis
  • Materiais para escrita e ilustração
  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Espaço para feira de cordéis com mesas e sistema de som

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo