Caça-Rimas

Desenvolvida por: Ana Be… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poesia e Rimassa

A atividade Caça-Rimas é projetada para transformar a sala de aula do 1º ano do Ensino Fundamental em uma grande aventura de caça ao tesouro, onde palavras retiradas de poemas estudados serão astuciosamente espalhadas. Algumas dessas palavras serão colocadas em locais visíveis, enquanto outras estarão mais escondidas, criando uma atmosfera de mistério e descoberta. Em duplas, os alunos terão a missão de descobrir palavras que combinem por meio de rimas. Após coletar as palavras, cada dupla tentará compor novas linhas poéticas, utilizando as rimas que encontraram. Esse exercício visa encorajar a criação literária, ao mesmo tempo que facilita a compreensão da estrutura poética e incentiva a leitura e apreciação de poesia de maneira lúdica e interativa. A metodologia ativa será utilizada para promover a participação ativa dos alunos, estimulando a colaboração, criatividade, e engajamento profundo com a matéria.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos da atividade Caça-Rimas incluem a promoção do interesse pela leitura e criação de poesias, a familiarização com a estrutura de rimas, além de estimular a criatividade, análise crítica e trabalho em equipe. A atividade visa também desenvolver a capacidade de pesquisa e descoberta, incentivando os alunos a engajarem-se com a língua de forma divertida e significativa. Através dessa experiência de aprendizagem, espera-se que os alunos aumentem seu repertório literário e compreensão da poesia enquanto gênero, desenvolvam habilidades de comunicação e colaboração, e construam confiança em suas capacidades criativas.

  • Incentivar a leitura e criação poética
  • Familiarizar os alunos com o conceito de rimas
  • Estimular a criatividade e análise crítica
  • Desenvolver habilidades de colaboração e comunicação
  • Aumentar o repertório literário dos alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP18: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Conteúdo Programático

Esta atividade está alinhada ao currículo do 1º ano do Ensino Fundamental, focando no estudo da poesia como uma expressão artística da linguagem. Os alunos serão introduzidos ao conceito de rimas e à estrutura poética, explorando diferentes formas de expressão literária. A atividade será uma oportunidade para os alunos vivenciarem o processo de criação literária, estimulando a apreciação pela beleza e sonoridade das palavras. Por meio da exploração e criação de rimas, os alunos poderão experimentar a poesia de uma forma lúdica e envolvente, contribuindo para a sua formação integral como leitores e criadores.

  • Introdução à poesia
  • Exploração de rimas e estruturas poéticas
  • Criação literária baseada em rimas
  • Leitura e análise de poemas

Metodologia

A metodologia da atividade Caça-Rimas baseia-se nos princípios da metodologia ativa, promovendo a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Através de uma abordagem lúdica e interativa, os alunos serão encorajados a explorar a sala de aula em busca de palavras escondidas, trabalhando em duplas para promover a colaboração e o compartilhamento de ideias. Utilizando as palavras encontradas, as duplas serão desafiadas a criar novas linhas poéticas, uma abordagem prática que visa reforçar a apreciação pela estrutura e sonoridade da poesia. Essa metodologia busca fomentar a criatividade, pensamento crítico e habilidades de comunicação dos alunos de forma divertida e significativa.

  • Exploração e caça ao tesouro na sala de aula
  • Trabalho em duplas para fomentar colaboração
  • Criação de linhas poéticas com as palavras coletadas
  • Apresentação das criações literárias das duplas à turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Caça-Rimas será realizada ao longo de dois encontros de 50 minutos cada. No primeiro encontro, será feita a introdução ao conceito de rimas e estruturas poéticas. No segundo encontro, ocorrerá a caça ao tesouro propriamente dita, seguida pela criação literária com as palavras encontradas.

  • Aula 1: Introdução à poesia e preparação para a caça ao tesouro
  • Aula 2: Caça ao tesouro e criação literária com as rimas encontradas

Avaliação

A avaliação da atividade Caça-Rimas se dará por meio da observação da participação ativa dos alunos durante a caça ao tesouro e da qualidade das criações literárias desenvolvidas em dupla. Será valorizada a criatividade, a originalidade das rimas e a capacidade dos alunos de trabalharem em equipe. Além disso, a apresentação das criações à turma será um momento importante de compartilhamento e apreciação do trabalho em conjunto, oferecendo uma oportunidade para feedback construtivo. Esse processo avaliativo visa não apenas medir o aprendizado dos alunos, mas também encorajar a expressão criativa, a colaboração e o engajamento com a literatura.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade Caça-Rimas, serão necessários materiais simples, como papéis coloridos para escrever as palavras retiradas dos poemas, fita adesiva para fixá-las em diversos pontos da sala e lápis ou canetas para que os alunos escrevam suas criações poéticas. Além disso, cópias de poemas estudados serão disponibilizadas para inspirar os alunos durante a coleta das palavras. Os recursos visam facilitar a execução da atividade e estimular a interação e criatividade dos alunos.

  • Papéis coloridos com palavras de poemas
  • Fita adesiva
  • Lápis e canetas
  • Cópias de poemas para inspiração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo