Nesta atividade interativa, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental se transformarão em detetives linguísticos, com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura atenta e análise textual. Ao receber trechos de textos diversos, cada estudante deverá localizar informações explícitas, focando nas marcas linguísticas que identifiquem o locutor e o interlocutor. Trabalhando em duplas, os alunos discutirão suas descobertas, explorando como a linguagem constrói sentidos em diferentes contextos. Posteriormente, em um grande grupo, realizarão um debate para compartilhar observações e conclusões. Esta metodologia promove a análise crítica, o trabalho colaborativo e estimula o pensamento investigativo no campo linguístico.
O principal objetivo desta atividade é fomentar a habilidade dos alunos em realizar leituras críticas, atentas e analíticas de diferentes gêneros textuais. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar e interpretar marcas linguísticas específicas que revelem aspectos importantes sobre o locutor e o interlocutor, além de compreenderem como essas marcações contribuem para a construção de significados nos textos. Ao promover a discussão e o compartilhamento de ideias, a atividade também visa o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a comunicação eficaz e o trabalho em equipe.
Esta atividade encontra fundamento no estudo das marcas linguísticas presentes nos textos, destacando a importância da interação entre locutor e interlocutor na construção dos sentidos. Aborda-se, assim, a leitura e a análise textual como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade interpretativa, elementos fundamentais na formação dos alunos.
Para a execução desta atividade, adotaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas prévias sobre marcas linguísticas, preparando-se para se tornarem detetives linguísticos. Na sala de aula, através de jogos de investigação e detetive, analisarão trechos de textos, promovendo discussões em duplas e, posteriormente, em grupo, para compartilhar descobertas. Esta abordagem estimula a participação ativa dos alunos, transformando o aprendizado em uma experiência lúdica e significativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos, já preparados com a pesquisa prévia, participarão dos jogos de investigação e análise textual em duplas. Na segunda aula, as duplas compartilharão suas descobertas em um debate em grupo, promovendo uma reflexão coletiva sobre as marcas linguísticas e suas funções nos textos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as atividades em sala de aula, na qualidade das análises textuais apresentadas e na contribuição individual para o debate em grupo. Serão considerados os aspectos de colaboração, respeito pelas ideias alheias e capacidade de fundamentação das interpretações. Exemplos de participações destacadas e análises profundas serão utilizados como referência para incentivar a participação de todos.
Os recursos necessários incluem uma coleção de trechos de textos variados, fichas ou cards representando pistas linguísticas, quadro negro ou digital para anotações colaborativas e recursos de gravação para documentar os debates. A atividade se beneficiaria de um ambiente virtual para compartilhamento de materiais e discussões prévias, preparando o terreno para a dinâmica em sala de aula.
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