Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a mergulhar no encantado universo dos contos de fadas, com o objetivo de promover o desenvolvimento da habilidade de concordância nominal em textos. Eles terão a oportunidade de escolher um conto de fadas conhecido e reescrever parte dele, com atenção especial à correta concordância nominal entre artigos, substantivos e adjetivos, enriquecendo a narrativa com descrições vívidas e precisas. Uma das metas é aprimorar a capacidade dos alunos de reconhecer e aplicar as regras de concordância de forma criativa e significativa. Após a reescrita, os textos serão compartilhados em uma roda de leitura, promovendo o intercâmbio de interpretações e o enriquecimento do vocabulário. Este momento favorecerá a discussão crítica e a reflexão sobre as escolhas linguísticas feitas, além de estimular a criatividade e a expressão individual. A atividade será fundamentada na metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando os alunos a 'aprender fazendo' através de uma imersão prática na reescrita e análise de textos.
O propósito desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de identificar e aplicar corretamente a concordância nominal, compreendendo a importância da harmonia entre artigo, substantivo e adjetivo para a coerência e coesão de textos. Espera-se que, ao final, os alunos demonstrem maior sensibilidade linguística e criatividade na reescrita de contos, além de capacidade crítica na discussão das escolhas feitas por eles e pelos colegas. O engajamento na atividade mão-na-massa permitirá aplicar teoria à prática de forma integrada, incentivando o aprendizado ativo e significativo.
A concentração na concordância nominal como elemento chave desta atividade pedagógica estabelece um elo entre o aprendizado de regras gramaticais e a aplicação criativa da linguagem. A reescrita de contos de fadas serve como veículo para explorar a dinâmica entre diferentes elementos do grupo nominal, elemento essencial para a construção de textos coesos e coerentes. A inclusão da leitura compartilhada e discussão crítica complementa o processo de aprendizagem, enriquecendo o entendimento dos alunos sobre as nuances da linguagem.
Adotando uma abordagem mão-na-massa, esta atividade estimula os alunos a 'aprender fazendo'. Inicialmente, será apresentada a teoria da concordância nominal, seguida de exemplos práticos. Os alunos, então, escolhem um conto para a reescrita, aplicando os conceitos aprendidos. A roda de leitura serve como plataforma para a partilha das criações, incentivando o feedback construtivo. Dessa forma, a metodologia ativa promove uma aprendizagem experiencial, onde os estudantes constroem ativamente o conhecimento através da prática.
As 24 aulas de 50 minutos serão distribuídas da seguinte forma: as primeiras 3 aulas destinam-se à introdução teórica e análise de exemplos; nas próximas 12 aulas, os alunos trabalharão na seleção e reescrita dos contos, com suporte individualizado; as últimas 9 aulas serão dedicadas à roda de leitura, discussão dos trabalhos e consolidação da aprendizagem.
A avaliação será contínua e formativa, levando em conta o envolvimento dos alunos nas diferentes fases do projeto. Serão avaliadas a compreensão e aplicação da concordância nominal nas reescritas, a criatividade nos textos produzidos, e a participação ativa nas rodas de leitura e discussões. Feedbacks construtivos serão fornecidos, visando o aprimoramento contínuo dos estudantes. Exemplos de critérios incluem corretude linguística, originalidade, capacidade de análise crítica e cooperação durante as discussões em grupo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como livros e/ou acessos a bibliotecas digitais para a seleção de contos, materiais para anotações e escrita, além de um espaço adequado para as rodas de leitura. O uso de recursos multimídia como slides ou vídeos explicativos sobre concordância nominal pode enriquecer a fase introdutória, enquanto plataformas digitais de colaboração podem ser úteis para a partilha de textos e feedbacks.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula