Esta atividade, denominada 'Caça ao Tesouro Ortográfico', é desenhada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental com o propósito de consolidar o conhecimento sobre a formação de palavras compostas e o uso correto do hífen. A ideia é levar os alunos a aplicar o conhecimento teórico, assistido previamente em uma palestra ou através de leitura de materiais didáticos, em uma atividade prática, dinâmica e colaborativa. Organizada em formato de caça ao tesouro, a atividade desafiará os alunos a decifrar pistas e localizar palavras compostas estrategicamente escondidas no ambiente escolar. Esta abordagem busca estimular a aprendizagem ativa, promover o trabalho em equipe, e aprimorar habilidades de pesquisa e análise linguística dos estudantes.
Os objetivos desta atividade englobam o fortalecimento da compreensão sobre os processos de formação de palavras compostas, tanto por aglutinação quanto por justaposição, e a correta aplicação das regras de uso do hífen. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades analíticas para identificar a estrutura das palavras compostas, reconhecer padrões de escrita, e aplicar de maneira consciente as regras ortográficas. Além disso, ao promover a colaboração entre os participantes, mira-se o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como comunicação eficaz, trabalho em equipe e resolução de problemas coletivamente.
O conteúdo programático abarca a estruturação e caracterização das palavras compostas, discriminando os processos de aglutinação e justaposição. Será também aprofundado o estudo das normas atuais relativas ao uso do hífen, conforme o acordo ortográfico vigente, propiciando aos alunos uma visão clara e objetiva sobre como e quando este sinal ortográfico deve ser empregado. Adicionalmente, a atividade visa a ampliação do vocabulário e o aprimoramento da competência linguística dos estudantes através de uma metodologia que valoriza a prática e a experiência direta.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será a base desta atividade, onde os alunos serão primeiramente expostos ao conteúdo teórico de maneira autônoma, por meio de leituras ou pequenas palestras. Posteriormente, em sala, aplicarão o conhecimento adquirido em uma caça ao tesouro, utilizando pistas que demandarão a análise linguística e aplicação das regras estudadas. Este método estimula a autodisciplina, a autonomia do aprendizado e o ensino colaborativo, promovendo um ambiente dinâmico onde o conhecimento teórico é constantemente aplicado na prática.
A carga horária total será de 14 horas, distribuídas em 14 aulas de 60 minutos cada. Inicialmente, serão destinadas duas aulas para a exploração autônoma do conteúdo teórico. As seguintes dez aulas serão dedicadas à caça ao tesouro, incluindo a preparação, execução e análise dos resultados. As duas aulas finais serão empregadas para uma reflexão coletiva sobre os aprendizados, discussão dos desafios enfrentados e compartilhamento de estratégias bem-sucedidas.
A avaliação será contínua e formativa, focando na participação, engajamento e colaboração dos alunos ao longo da atividade. Será avaliada a capacidade de aplicar as regras de formação de palavras compostas e uso do hífen, além da habilidade de trabalhar em equipe. Observar-se-á também a participação individual nas discussões e análises, bem como a apresentação de soluções criativas para os desafios. O uso de um diário de bordo onde os alunos registrarão avanços, dificuldades e estratégias será incentivado, servindo como base para reflexões conjuntas e individuais sobre o processo de aprendizado.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais diversos que suportem a autonomia dos alunos na fase de preparação, tais como vídeos, artigos, e documentos sobre a formação de palavras compostas e o uso do hífen. Durante a caça ao tesouro, itens como pistas impressas, mapas da escola e envelopes serão fundamentais para a dinâmica do jogo. Além disso, será providenciado um espaço online para que alunos e professores compartilhem experiências, dúvidas e soluções, estimulando a interação e o suporte mútuo entre os participantes.
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