A atividade 'Tesouros de Histórias' é desenhada para envolver alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma imersão no mundo literário, iniciando com uma roda de conversa sobre suas experiências pessoais com contos de diferentes gêneros, como aventura, terror e suspense. Esta interação inicial visa fortalecer a capacidade dos alunos de localizar informações explícitas em textos, além de estimular a expressão oral e a escuta atenta. Seguidamente, o conto clássico 'O Gato de Botas' será apresentado pelo professor por meio de uma leitura dinâmica e expressiva, procurando despertar nos alunos a identificação de elementos do imaginário e da ludicidade, fundamentais para o desenvolvimento do gosto pela leitura e o reconhecimento da literatura como um patrimônio cultural. Finalmente, a atividade culmina com um exercício de desenho, onde os estudantes são estimulados a ilustrar suas cenas preferidas do conto, facilitando a conexão pessoal com a história e permitindo ao professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o enredo e os personagens, tudo isso em um contexto lúdico e interativo que valoriza as habilidades individuais e coletivas dos alunos.
Através desta atividade, objetiva-se promover não apenas a habilidade de leitura e compreensão textual, mas também estimular a criatividade, a expressão oral e visual dos estudantes. Busca-se fomentar o gosto pela leitura, destacando a importância da literatura como fonte de conhecimento, diversão e imaginação. Além disso, visa-se fortalecer a competência de localizar informações específicas em textos e de identificar elementos constitutivos do imaginário literário, preparando os alunos para uma apreciação crítica e prazerosa da literatura. Este conjunto de objetivos se alinha ao desenvolvimento integral do aluno, abrangendo aspectos cognitivos, linguísticos e socioemocionais.
Ao explorar o conto 'O Gato de Botas', esta atividade insere-se no estudo dos gêneros literários, focando na literatura infantil e seus elementos constitutivos, como trama, personagens e cenários. As discussões e atividades propostas buscam ampliar a compreensão dos alunos sobre o significado e o valor cultural das histórias contadas e, especialmente, da ludicidade como elemento essencial na construção do imaginário infantil. Este conteúdo proporciona uma base sólida para futuras explorações literárias e artísticas no currículo escolar.
Adotaremos uma metodologia ativa, centrada no aluno, utilizando a roda de conversa como ponto de partida para a troca de experiências e como método para estimular a participação ativa. A leitura em voz alta do 'O Gato de Botas' será teatral e interativa, buscando captar a atenção dos alunos e incentivá-los a imaginar as cenas narradas. Por fim, a atividade prática de desenho servirá como meio para os alunos expressarem sua interpretação e compreensão da história, promovendo a autonomia e a criatividade.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos a roda de conversa e a leitura do conto 'O Gato de Botas'. A segunda aula será dedicada à atividade de desenho, momento de expressão artística individual dos alunos, seguida de uma sessão de compartilhamento dos trabalhos e discussões finais sobre a história.
A avaliação será processual e formativa, enfocando a participação ativa do aluno, sua habilidade de expressar ideias oralmente e por meio de desenhos, e sua capacidade de compreensão do conto lido. Serão considerados critérios como criatividade, coerência na interpretação da história e engajamento nas atividades propostas. O progresso individual será observado, valorizando os avanços e o envolvimento com o conteúdo literário e artístico, mais do que a precisão das informações ou a perfeição técnica dos desenhos.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como cópias do conto 'O Gato de Botas', materiais de desenho (papéis, lápis de cor, canetinhas) e um espaço apropriado para a roda de conversa e para a atividade artística. A preparação do ambiente deve ser pensada de modo a favorecer a interação e a liberdade criativa dos alunos, criando um clima convidativo e estimulante para o compartilhamento de ideias e a expressão artística.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula