Desvendando os Gêneros Textuais no Vestibular

Desenvolvida por: Marian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção Textual e Análise de Gêneros Textuais

A atividade 'Desvendando os Gêneros Textuais no Vestibular' é uma oportunidade ímpar para alunos do 2º ano do Ensino Médio aprofundarem seus conhecimentos acerca dos diversos gêneros textuais, suas características e aplicabilidades em contextos específicos, como o vestibular da Unicamp. Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade prática propõe a divisão dos alunos em grupos, onde cada um receberá uma proposta diferente de produção textual de exames anteriores. Inicialmente, haverá uma leitura e discussão coletiva, guiada pelo intuito de identificar e compreender as especificidades do gênero textual proposto. Os alunos serão incentivados a investigar e analisar os elementos e recursos coesivos vitais para a coesão e coerência dos textos. Armados com esse conhecimento, cada grupo planejará a estrutura de um novo texto, que atenda à proposta recebida, delineando assim as características principais e estratégias de desenvolvimento textual. O ápice da atividade será a apresentação e compartilhamento das descobertas e planos de texto entre os grupos, propiciando uma rica troca de aprendizados e percepções sobre as diversas facetas da produção textual.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver uma compreensão aprofundada dos gêneros textuais e suas particularidades, especialmente em contextos avaliativos como o vestibular. Os alunos trabalharão habilidades críticas de análise textual, identificação de elementos coesivos e construção coerente de argumentos, fundamentais tanto para a produção textual eficaz quanto para a compreensão leitora. Adicionalmente, a atividade almeja promover a colaboração, o pensamento crítico e a capacidade de planejamento textual, equipando os alunos com ferramentas valiosas para suas futuras práticas acadêmicas e profissionais.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos de diversos gêneros
  • Identificar e aplicar elementos e recursos coesivos na produção textual
  • Analisar a estrutura e a construção dos gêneros textuais sob a perspectiva das provas de vestibular
  • Planejar e estruturar textos conforme as especificidades de cada gênero textual
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a discussão construtiva entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).
  • EM13LP08: Analisar elementos e aspectos da sintaxe do português, como a ordem dos constituintes da sentença (e os efeito que causam sua inversão), a estrutura dos sintagmas, as categorias sintáticas, os processos de coordenação e subordinação (e os efeitos de seus usos) e a sintaxe de concordância e de regência, de modo a potencializar os processos de compreensão e produção de textos e a possibilitar escolhas adequadas à situação comunicativa.
  • EM13LP15: Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos escritos e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção do texto, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal etc.), sempre que o contexto o exigir.

Conteúdo Programático

A atividade integra conhecimentos linguísticos e literários, focando em diferentes gêneros textuais e a importância da coesão e coerência para a construção de textos. Com base em propostas reais de vestibular, os alunos aplicarão conceitos teóricos na prática, desenvolvendo habilidades essenciais de escrita acadêmica e criativa. Este programa visa não apenas atender às demandas de exames vestibulares, mas também enriquecer a experiência dos alunos com a diversidade textual, promovendo capacidades analíticas e criativas.

  • Diferentes gêneros textuais e suas características
  • Elementos e recursos coesivos em textos
  • Planejamento e estruturação de textos segundo diferentes gêneros
  • Análise de propostas de textos de vestibular
  • Produção textual colaborativa

Metodologia

Esta atividade será realizada através de metodologias ativas, onde os alunos terão um papel central no processo de aprendizado. Inicialmente, os grupos analisarão propostas de produção de texto de vestibulares anteriores, identificando características dos gêneros textuais. Seguidamente, eles discutirão os elementos coesivos e planejarão a estrutura de seus textos. A troca de ideias e o compartilhamento de descobertas entre os grupos fomentarão um ambiente colaborativo, estimulando o pensamento crítico e a aprendizagem entre pares.

  • Leitura e discussão de propostas de textos de vestibulares
  • Identificação das características dos gêneros textuais
  • Discussão sobre elementos e recursos coesivos para a construção de textos
  • Planejamento colaborativo da estrutura de textos
  • Compartilhamento e discussão dos planos de texto com a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A realização desta atividade está planejada para ser executada em duas aulas de 30 minutos, distribuídas em uma única semana. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao projeto, divisão dos grupos, e início da análise das propostas de textos. Na segunda aula, os grupos continuarão o planejamento de seus textos, finalizando com a apresentação das descobertas e discussão geral sobre o processo e os resultados alcançados.

  • Aula 1: Introdução, análise de propostas e discussão em grupos
  • Aula 2: Planejamento dos textos pelos grupos e apresentações finais

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade da análise realizada sobre os gêneros textuais, na aplicação de elementos coesivos na estruturação do texto planejado, e na habilidade de trabalhar colaborativamente. Cada grupo receberá feedback do professor e dos colegas durante as apresentações, permitindo uma reflexão construtiva sobre o trabalho desenvolvido. Serão considerados tanto o processo de aprendizagem quanto o produto final do planejamento textual, valorizando o engajamento com a tarefa e o crescimento individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como o acesso à internet para pesquisa das propostas de texto de vestibulares anteriores, quadro branco para o registro das ideias durante as discussões em grupo, e materiais de escrita para o planejamento textual. Estes recursos são essenciais para apoiar os alunos na exploração, análise e desenvolvimento de suas habilidades de produção e compreensão textual.

  • Acesso à internet para pesquisa de propostas de vestibulares
  • Quadro branco e marcadores para anotações de grupo
  • Material de escrita para planejamento e anotações
  • Cópias impressas de propostas de vestibular para análise

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo