Esta atividade pedagógica prática é projetada para integrar o uso da sala de aula invertida e a aprendizagem mão-na-massa, incentivando os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a explorar a transformação de textos discursivos em infográficos e vice-versa. A atividade inicia-se com uma tarefa de casa na qual os estudantes são orientados a pesquisar textos de divulgação científica. Posteriormente, em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e escolherão um dos textos pesquisados para criar um infográfico, enfatizando a articulação entre o verbal e o visual. Em uma sessão subsequente, os grupos enfrentarão o desafio inverso, convertendo um infográfico fornecido pelo professor em texto discursivo. Este processo dinâmico não apenas reforça as habilidades de leitura e escrita dos alunos, mas também desenvolve competências em design visual e pensamento crítico. A conclusão da atividade é marcada pela criação de uma galeria de infográficos e a leitura coletiva dos textos discursivos produzidos, permitindo a análise e discussão das diferentes características e modos de comunicação dos gêneros textuais e visuais.
Os objetivos desta atividade abrangem o aprimoramento das habilidades de leitura e compreensão textual, a habilidade de sintetizar informações e apresentá-las de forma visualmente atraente através de infográficos, e a capacidade de converter informações visuais em texto discursivo. Busca-se ainda desenvolver a capacidade crítica dos alunos para avaliar a qualidade das informações e fontes pesquisadas, bem como fomentar a colaboração e o trabalho em equipe durante o processo de criação dos infográficos e textos.
Esta atividade integra competências de leitura e produção textual, interpretação de informações, bem como a habilidade de síntese e representação visual de dados. Além disso, introduz conceitos básicos de design gráfico e promove o desenvolvimento de habilidades de pesquisa científica, avaliação crítica de fontes e colaboração em grupo.
Utilizando a metodologia ativa, esta atividade engaja os alunos em uma experiência de aprendizado holística. Começando com a sala de aula invertida, os estudantes trazem seu conhecimento prévio para a sala de aula, seguido de aprendizagem mão-na-massa através da criação de infográficos. Rodas de debate facilitam a reflexão e a troca de ideias. A aprendizagem baseada em jogos será incorporada através de desafios e quizzes relacionados à seleção e transformação de informações.
A atividade está estruturada em 4 sessões de 30 minutos cada, distribuídas em duas aulas. Na primeira aula, os alunos apresentarão as pesquisas e iniciarão a transformação dos textos em infográficos. A segunda aula será dedicada à criação inversa, do infográfico para o texto, e à realização da galeria e debates.
A avaliação desta atividade será baseada na qualidade e criatividade dos infográficos e textos produzidos, considerando a precisão das informações, a eficácia da comunicação visual e a habilidade de transformação entre os diferentes modos de expressão. A participação nas discussões em grupo e a colaboração durante o processo criativo também serão critérios importantes. Serão utilizados rubricas específicas para cada aspecto avaliado, permitindo uma feedback detalhado e construtivo para os estudantes.
Para a realização desta atividade, serão utilizados textos de divulgação científica selecionados previamente pelo professor, software de design gráfico ou aplicativos online de criação de infográficos, materiais de escrita e desenho para esboços iniciais e recursos digitais para a apresentação dos projetos finais. A sala de aula será organizada de forma a facilitar a colaboração e o debate entre os grupos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula