Culinária Interativa Africana

Desenvolvida por: Cleane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Diversidade Cultural da África

A atividade Culinária Interativa Africana propicia aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade única de explorar a diversa cultura africana por meio de um dos aspectos mais ricos e tangíveis: a culinária. Através da preparação e degustação de pratos típicos africanos, os estudantes poderão vivenciar uma jornada sensorial que conecta sabores, aromas e histórias, abrindo as portas para um entendimento profundo dessa cultura multifacetada. Além de promover a inclusão cultural, esta atividade incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais, pesquisa e trabalho em equipe, à medida que os alunos se encarregam de buscar informações sobre os pratos escolhidos, seus ingredientes, e a história das regiões de onde cada prato é originário. Antes da degustação, os alunos farão apresentações para compartilhar suas descobertas, estimulando habilidades de oratória e pesquisa. Para complementar a experiência, os alunos também criarão cartazes ilustrativos sobre as culturas das diferentes regiões africanas, utilizando suas habilidades artísticas e de síntese para representar visualmente o que aprenderam. Esta atividade não apenas enriquece o conhecimento dos alunos sobre a diversidade cultural, mas também promove a apreciação e respeito por culturas diferentes da sua.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam fornecer uma compreensão abrangente da diversidade cultural africana através de uma experiência culinária interativa. Busca-se, assim, estimular o interesse dos alunos pela geografia e história das diversas regiões da África, além de despertar a curiosidade pelo vasto repertório gastronômico do continente. Através da pesquisa e preparação de pratos típicos, os estudantes poderão desenvolver habilidades cognitivas, como a investigação e análise crítica, além de competências sociais ao trabalharem em equipe e apresentarem suas descobertas para a classe. Ao criar cartazes sobre as diferentes culturas africanas, os alunos também exercitarão sua criatividade e habilidades de comunicação visual.

  • Explorar a diversidade cultural da África por meio de sua culinária.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe.
  • Estimular a curiosidade pelos aspectos geográficos e históricos das regiões africanas.
  • Promover a apreciação e o respeito por culturas diferentes.
  • Exercitar a criatividade e habilidades de comunicação visual na criação de cartazes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE13 - Associar as paisagens de diferentes lugares à distribuição e às características da população, considerando modos de vida, culturas e organização social.
  • EF06HI08 - Identificar e comparar diferentes formas de organização política e social nos espaços africano e americano.
  • EF69AR04 - Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, luz, movimento), articulando a percepção, a imaginação, a sensibilidade, o conhecimento estético e cultural ao realizar e apreciar produções artísticas.
  • EF69LP26 - Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  • EF06GE07 - Reconhecer a importância do respeito às diferentes culturas e modos de vida.

Conteúdo Programático

O programa foca em explorar a riqueza cultural das regiões africanas através de sua expressão culinária, considerando os aspectos históricos, geográficos e sociais que influenciam suas tradições gastronômicas. Esta abordagem interdisciplinar permite aos alunos um entendimento mais integrado e sensível das diferentes realidades que compõem o continente africano, promovendo um aprendizado significativo sobre diversidade cultural, geografia e história.

  • Diversidade cultural africana
  • Aspectos geográficos e históricos das regiões africanas
  • Tradições culinárias da África
  • Técnicas de pesquisa e apresentação
  • Criação de cartazes como forma de expressão artística

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa de 'Atividade Mão-na-massa', promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde os alunos serão incentivados a realizar pesquisas, preparar pratos africanos e criar cartazes ilustrativos. Esta abordagem prática permite que os alunos se envolvam ativamente no processo de aprendizado, explorando a teoria por meio da prática e da criação, tornando a experiência educativa mais impactante e memorável.

  • Pesquisa em grupo sobre pratos típicos africanos
  • Preparação e apresentação dos pratos
  • Criação de cartazes sobre as regiões africanas estudadas
  • Degustação dos pratos e compartilhamento das experiências
  • Discussão em grupo sobre as aprendizagens do dia

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 140 minutos, dividida em fases de pesquisa, preparação, apresentação, degustação e discussão. Esta distribuição do tempo permite uma imersão profunda em cada etapa, garantindo que os alunos absorvam e compartilhem eficazmente o conhecimento adquirido.

  • Aula 1 - Introdução ao projeto e formação dos grupos (20 min)
  • Aula 2 - Pesquisa e preparação dos pratos e cartazes (60 min)
  • Aula 3 - Apresentações e degustação (30 min)
  • Aula 4 - Discussão e compartilhamento das experiências (30 min)

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos em todas as fases da atividade, desde a pesquisa até a apresentação dos pratos e dos cartazes. Avaliaremos também a habilidade de trabalhar em equipe, a criatividade nas apresentações e nos cartazes, além da profundidade das informações pesquisadas sobre os pratos e as regiões africanas. Será incentivado um feedback construtivo entre os alunos, valorizando o processo de aprendizagem colaborativa e o respeito mútuo pela diversidade cultural.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos materiais básicos de cozinha para a preparação dos pratos, acesso à internet e recursos da biblioteca para a pesquisa, materiais de arte para a confecção dos cartazes, como papel, canetas, lápis de cor e tintas, além de equipamentos audiovisuais para as apresentações.

  • Materiais de cozinha (ingredientes, utensílios)
  • Acesso à Internet e recursos da biblioteca para pesquisa
  • Materiais de arte para confecção de cartazes
  • Equipamento audiovisual para apresentações

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