Nossa História em Quadrinhos

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Criação de Histórias em Quadrinhos

Esta atividade propõe a divisão dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em pequenos grupos, onde cada um terá a missão de criar uma história em quadrinhos. Inicialmente, com o auxílio do professor, os alunos debaterão sobre possíveis temas e o desenvolvimento de personagens, mergulhando no universo das narrativas gráficas. Na sequência, avançarão para a fase de esboço, onde as tarefas de escrita e ilustração serão divididas entre os membros, promovendo a participação ativa e o comprometimento de todos. Ao concluir os quadrinhos, os grupos apresentarão suas obras para a classe, compartilhando o processo criativo e as escolhas feitas durante a elaboração. Essa atividade, ancorada na metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, valoriza o trabalho em equipe, estimula a criatividade, a escrita compartilhada e introduz os alunos aos elementos fundamentais da narrativa gráfica. Será uma jornada onde a imaginação, o diálogo e a cooperação serão os pilares para a criação de histórias únicas e significativas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de competências essenciais no 1º ano do Ensino Fundamental, como a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na escrita e na ilustração, além do entendimento e aplicação dos elementos básicos das narrativas gráficas. Por meio da criação coletiva de histórias em quadrinhos, os alunos serão estimulados a dialogar, negociar ideias e tomar decisões em grupo, enriquecendo sua experiência de aprendizado. Ao apresentar suas histórias, os estudantes também terão a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e expressão, valorizando suas próprias criações e as do seus colegas, reconhecendo a diversidade de pensamentos e perspectivas.

  • Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação.
  • Estimular a criatividade e inovação na criação de histórias.
  • Desenvolver habilidades de escrita e ilustração em contextos compartilhados.
  • Introduzir e aplicar os elementos básicos das narrativas gráficas.
  • Aprimorar habilidades de comunicação e apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Produzir textos orais e escritos em diferentes formatos e gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, valor, movimento), experimentando-os de maneira livre ou orientada em projetos temáticos de criação.
  • EF12LP28: Expor sobre temas de diferentes áreas do conhecimento ou de interesse social, com o apoio de material de apoio, demonstrando conhecimento do assunto.

Conteúdo Programático

Ao desenvolver o projeto de criação de histórias em quadrinhos, abordaremos conteúdos interdisciplinares que englobam tanto a Língua Portuguesa quanto as Artes. Os alunos serão introduzidos ao conceito de narrativas gráficas, aprendendo sobre a estrutura de uma história, desde a criação de personagens até o desenvolvimento de um enredo. Essencialmente, os conteúdos programáticos visam integrar o estudo da língua com a expressão artística, proporcionando uma experiência de aprendizagem rica e diversificada.

  • Introdução às narrativas e histórias em quadrinhos.
  • Elementos de uma história: personagens, ambiente, conflito e resolução.
  • Conceitos básicos de desenho e ilustração.
  • Estrutura de um quadrinho: balões de diálogo, onomatopeias, quadros e cenas.
  • Técnicas de escrita criativa e elaboração de roteiros.

Metodologia

A atividade será desenvolvida seguindo a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os alunos sejam protagonistas de seu processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma fase de imersão, onde os grupos discutirão e escolherão os temas de suas histórias. A construção será colaborativa, alternando entre momentos de escrita, desenho e revisão coletiva, sempre com orientação e feedback do professor. As apresentações finais servirão como uma oportunidade de compartilhamento e reflexão sobre o processo criativo vivenciado por cada grupo.

  • Discussão em grupo para escolha dos temas e desenvolvimento dos personagens.
  • Divisão de tarefas de escrita e ilustração.
  • Elaboração dos esboços e criação das histórias em quadrinhos.
  • Apresentação das criações para a turma, com explicação do processo criativo.
  • Reflexão coletiva sobre as histórias criadas e o trabalho em equipe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 6 aulas de 40 minutos cada, distribuídas em três semanas. As aulas serão meticulosamente planejadas para cobrir todas as etapas da criação de histórias em quadrinhos, desde a concepção da ideia até a apresentação final.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos.
  • Aula 2: Discussão dos temas e início do desenvolvimento dos personagens.
  • Aula 3 e 4: Esboço e desenvolvimento das histórias em quadrinhos.
  • Aula 5: Finalização das criações e preparação para as apresentações.
  • Aula 6: Apresentação das histórias para a turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, levando em consideração a participação, engajamento e contribuição individual de cada aluno dentro do grupo. Observaremos o processo criativo, a qualidade da narrativa desenvolvida, a originalidade, bem como a clareza e coerência na apresentação final. Feedbacks construtivos serão oferecidos para apoiar o desenvolvimento dos estudantes. Exemplos de critérios específicos incluem a capacidade de trabalhar em equipe, criatividade nas soluções narrativas e visuais, e eficácia na comunicação das ideias durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como papel, lápis, borrachas, lápis de cor e canetinhas. Além disso, utilizaremos quadros brancos para as discussões iniciais, e disponibilizaremos referências de histórias em quadrinhos para inspiração. O recurso mais importante, no entanto, será a imaginação e criatividade dos alunos, essenciais para a criação de histórias envolventes e originais.

  • Papel sulfite A4 e cartolina para os esboços e criação final.
  • Lápis, borrachas, lápis de cor e canetinhas.
  • Quadros brancos e marcadores para discussões e planejamento.
  • Exemplos de histórias em quadrinhos para inspiração.
  • Acesso a livros e materiais sobre escrita criativa e ilustração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo