Esta atividade pedagógica tem como objetivo propiciar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma compreensão mais aprofundada sobre as cinco macrorregiões do Brasil, definidas pelo IBGE, por meio de uma abordagem prática e interativa. Inicialmente, os estudantes receberão informações básicas sobre o clima, vegetação e relevo de cada uma dessas regiões, elementos essenciais para compreender a diversidade físico-natural do território brasileiro. Em seguida, organizados em grupos, os alunos utilizarão materiais recicláveis para montar um quadro comparativo, que servirá de base para a criação de um mapa 3D do Brasil numa grande cartolina. Este mapa 3D, com ênfase nas diferenças físico-naturais entre as regiões, será produzido utilizando diversos materiais e texturas, como algodão para simular áreas de maior acúmulo de nuvens e serragem pintada para representar regiões de predominância agrícola.
A atividade 'Mapa da Diversidade: Conhecendo as Macrorregiões do Brasil' mira desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e compreender a complexidade dos aspectos físicos e naturais que caracterizam as diversas regiões do Brasil. Visa também estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a consciência ambiental por meio do uso de materiais recicláveis. Além disso, pretende-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, síntese de informações e representação gráfica, fundamentais para a interpretação e elaboração de mapas temáticos.
O conteúdo abrangido nesta atividade inclui o estudo dos aspectos físicos-naturais, tais como clima, vegetação e relevo, das cinco macrorregiões brasileiras definidas pelo IBGE. Será também explorado o valor educacional do uso de materiais recicláveis no aprendizado geográfico, promovendo a integração entre conhecimentos teóricos e práticas sustentáveis.
A metodologia desta atividade engaja os estudantes numa abordagem mão-na-massa, promovendo a aprendizagem ativa. Os alunos serão divididos em grupos, incentivando a colaboração e compartilhamento de ideias durante a construção dos quadros comparativos e dos mapas 3D. Esta abordagem prática facilita a assimilação dos conteúdos e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
A atividade total será dividida em duas aulas de 50 minutos, totalizando duas horas. Na primeira aula, os estudantes receberão instruções e iniciarão a pesquisa e montagem dos quadros comparativos. A segunda aula será dedicada à finalização e apresentação dos mapas 3D.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e criatividade dos quadros comparativos e mapas 3D criados, bem como na precisão das informações geográficas apresentadas. Será considerado o esforço coletivo do grupo, a utilização adequada dos materiais recicláveis e a capacidade de correlacionar aspectos físico-naturais com as regiões representadas. Modelos exemplares de rubricas de avaliação incluem critérios como clareza das informações, criatividade na representação, trabalho em equipe e sustentabilidade no uso dos materiais.
Os materiais necessários incluem cartolinas grandes para a base dos mapas 3D, materiais recicláveis diversos (papelão, plásticos, tecidos, serragem), tintas, colas, tesouras e marcadores. Além disso, serão utilizados recursos digitais para pesquisa, incluindo acesso à internet e projeção de mapas e imagens referentes às macrorregiões do Brasil para inspiração e orientação.
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