Convites Mágicos

Desenvolvida por: Yasmim… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção do Texto - Convites

Nesta atividade prática, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a criar convites mágicos para diferentes eventos escolares, tais como feiras de ciências, torneios de jogos ou apresentações de teatro. O objetivo é que, por meio de uma metodologia ativa, os estudantes possam explorar sua criatividade, colaborando uns com os outros para a produção de textos com uma finalidade específica. A atividade começa com o professor apresentando diferentes modelos de convites, destacando suas características principais e objetivos. Em seguida, formados em pequenos grupos, os alunos escolherão o evento para o qual gostariam de criar um convite, definindo o público-alvo e as informações essenciais para serem incluídas. Os convites serão esboçados inicialmente, com uma atenção especial ao design e às escolhas de palavras que capturam a essência do evento escolhido. Finalmente, os alunos terão a opção de criar seus convites manualmente ou utilizando ferramentas digitais, e apresentarão seus trabalhos para a turma, explicando o processo criativo e as escolhas feitas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de planejar e produzir textos com finalidades específicas, neste caso, a criação de convites. Além disso, visa-se promover habilidades de leitura, compreensão, e a interpretação de diversos formatos textuais associados ao cotidiano dos estudantes. A atividade também tem como objetivo fomentar o trabalho em equipe, a criatividade e a tomada de decisão em grupo, habilidades essenciais no desenvolvimento educacional dos alunos. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de compreender a importância da clareza, atratividade e adequação do texto ao seu público-alvo, além de aplicarem de maneira prática os conceitos de design e organização textual aprendidos.

  • Compreender e interpretar convites, identificando sua finalidade e público-alvo
  • Planejar e produzir convites de forma colaborativa, considerando a situação comunicativa
  • Desenvolver criatividade e habilidades de design na criação de convites
  • Apresentar e explicar o processo criativo e as escolhas feitas na produção do convite
  • Utilizar ferramentas digitais para a produção textual, quando disponível

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada aos conteúdos programáticos de Língua Portuguesa para o 2º ano do Ensino Fundamental, focando especialmente no desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação e produção textual no âmbito da vida cotidiana. Especificamente, trabalhará com a produção de convites, um gênero textual relevante e presente no dia a dia dos alunos. A escolha desse tema visa relacionar o aprendizado com a experiência pessoal dos estudantes, tornando o processo mais significativo.

  • Gêneros textuais do campo da vida cotidiana: o convite
  • Estrutura e características de um convite
  • Processo de escrita: Planejamento, redação e revisão
  • Design e apresentação visual do texto
  • Colaboração e trabalho em equipe

Metodologia

A metodologia ativa será o cerne desta atividade, priorizando a aprendizagem baseada em projetos e o trabalho em equipe. Os alunos serão divididos em grupos pequenos para promover uma colaboração efetiva. Inicialmente, haverá uma fase de exploração e compreensão dos diferentes modelos de convites apresentados pelo professor. Segue-se um momento de planejamento e discussão em grupo, onde os alunos irão escolher o evento, definir seu público-alvo e elaborar os principais pontos do convite. A produção dos convites poderá ser feita manualmente ou com auxílio de ferramentas digitais, estimulando a criatividade e o uso de habilidades tecnológicas. Por fim, cada grupo apresentará seu trabalho, partilhando o processo criativo com a turma.

  • Apresentação e análise de modelos de convites
  • Discussão em grupo para planejamento do convite
  • Elaboração do esboço do convite
  • Produção do convite (manual ou digital)
  • Apresentação e explicação do convite produzido

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 8 aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução dos objetivos e análise de modelos de convites. As aulas 2 e 3 focarão no planejamento e discussão em grupo dos convites. Na aula 4, os alunos começarão a esboçar seus convites, finalizando o esboço na aula 5. As aulas 6 e 7 serão destinadas à produção dos convites, e a última aula será reservada à apresentação dos convites à turma e à reflexão sobre o processo criativo.

  • Aula 1: Introdução e análise de modelos de convites
  • Aulas 2 e 3: Planejamento e brainstorming em grupo
  • Aula 4: Início do esboço dos convites
  • Aula 5: Finalização dos esboços
  • Aulas 6 e 7: Produção dos convites
  • Aula 8: Apresentação dos convites e reflexão

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade e criatividade dos convites produzidos, e na capacidade de trabalhar em equipe. Será observado o envolvimento dos alunos nas discussões grupais, a adequação do convite ao evento e público-alvo escolhido, bem como a originalidade e apresentação do trabalho final. Além disso, a apresentação do convite fornecerá uma oportunidade para avaliar as habilidades de comunicação e argumentação dos alunos ao explicarem as decisões tomadas durante o processo criativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários materiais básicos de escritório como papel, lápis, canetas coloridas, e outros materiais de arte para aqueles que optarem pela produção manual dos convites. Para os grupos que desejarem utilizar ferramentas digitais, computadores ou tablets com acesso a programas de edição de texto e imagem serão essenciais. Além disso, será feita a disponibilização de exemplos de convites em formato digital ou impresso para análise e inspiração dos estudantes.

  • Material de escritório (papel, lápis, canetas coloridas, etc.)
  • Computadores ou tablets (para uso de ferramentas digitais)
  • Exemplos de convites (digitais e impressos)
  • Acesso à internet
  • Programas de edição de texto e imagem

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo